5G só deve chegar ao Brasil em 2022, diz ministro da Ciência e Tecnologia

Leilão que decidirá o fornecedor do 5G só acontecerá em 2021

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/5g-so-deve-chegar-ao-brasil-em-2022-diz-ministro-da-ciencia-e-tecnologia/
Clique para copiar

E o sonho do 5G no Brasil ficou mais distante outra vez. Em entrevista à Folha e ao Uol, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, alegou que a implementação do 5G não deve acontecer antes do fim de 2021.

Em entrevista anterior, Pontes afirmou que o Brasil não cederá à pressão estadunidense, que visa tirar a chinesa Huawei do radar de negociações entre os países aliados. Com a presença da Huawei no leilão para decidir quem fará a implementação do 5G no Brasil, o processo poderia ser antecipado.

Ainda assim, de acordo com o ministro, os brasileiros não terão contato tão cedo com a tecnologia que promete conexões sem fio 10 vezes mais rápidas que o 4G. “Tenho que ter pelo menos uma estratégia de mitigação. Imagino que no fim de 2021 e começo de 2022 comece a ter implementação de um piloto”, previu Pontes.

Muito do atraso se deve ao problema relacionado às antenas parabólicas de TV, que terão seus sinais afetados com a chegada das frequências para 5G.

Na mesma entrevista, Pontes ironizou terraplanistas e comentou sobre a redução orçamentária para a ciência, mas garantiu a manutenção das 84 mil bolsas pagas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Fonte: Folha de São Paulo

Relacionadas

As 5 maiores tendências tecnológicas da CES 2020

Apesar de não ter encontrado o que chamamos de "The Next Big Thing", me deparei com uma série de protótipos e conceitos interessantes

Leilão do 5G no Brasil deve ser adiado para 2021

As operadoras comentaram sobre a possível decisão do governo

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site