7 opções de privacidade do Google que você deveria ativar agora mesmo

Proteja suas informações pessoais na internet

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/7-opcoes-de-privacidade-do-google-que-voce-deveria-ativar-agora-mesmo/
Clique para copiar

A era digital nos trouxe diversas possibilidade, e a internet está aí para provar isso. Mesmo assim, há outros motivos para nos deixar realmente preocupados com essa nova época, como a falta de segurança que afeta a população mundial na rede. Com smartphones e outros dispositivos digitais da atualidade, é possível registrar todos os passos dos usuários, analisando áudios, informações de preferência, entre outros dados. E é quase impossível proteger as informações e todos os seus dados
O Google é provavelmente a empresa que mais coleta os dados dos usuários, já que é responsável por boa parte dos grandes aplicativos disponíveis e é a maior ferramenta de busca online. Além, é claro, de ser a desenvolvedora do Android. Apesar disso, a companhia permite que os usuários desativem algumas funções que monitoram as suas informações e também ativem algumas que aumentam a segurança. Saiba quais são as 7 configurações de privacidade do Google que você deveria fazer desde já.

Bloquear o rastreamento de e-mail

Você sabia que os remetentes de um e-mail podem verificar se você já abriu o e-mail? Ou o total de vezes que você abriu o e-mail? Sim, isso é possível por meio da técnica de Pixel Tracking, um código HTML que permite rastrear todas essas informações.
Felizmente, esse problema pode ser resolvido: basta acessar a sua conta do Gmail, vá nas configurações (no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela) e, na aba Geral, encontre a opção Imagens. Clique em Perguntar antes de exibir imagens externas. Apesar de não ser uma opção específica de segurança, a configuração impede o Pixel Tracking.

Pausar o Histórico de Localização

O Google sempre sabe onde você já esteve, mas não precisa ser assim. Todas as contas Google possuem um Histórico de Localização, recurso que rastreia a localização do usuário, independente se algum serviço como o Maps está ativo.
Para desativar o recurso, você deve acessar a sua conta Google e clicar em Dados e personalização. Procure por Controle de atividade e pause a opção Histórico de Localização.

Pausar a Atividade de Voz e Áudio

Assim como o Facebook, que recentemente foi acusado de pagar pessoas para escutarem áudios de usuários, o Google é uma das companhias que registra os áudios e mensagens de voz dos seus clientes.
As gravações que a companhia faz são dos recursos de áudio, ainda mais quando os usuários usam o assistente pessoal. Para acabar com essas gravações você deve acessar novamente Dados e personalização, Controle de atividade e pausar a opção Atividade de voz e áudio.

Delete o Histórico de Compras

Você sabia que até os dados das suas compras são registrados pela Google? Bom, se você possui o Gmail, isso é verdade. Todos os dados de compras realizadas com os serviços da companhia ficam guardados na nuvem, mas você pode deletar tudo.
Infelizmente, só é possível deletar as informações de uma compra de cada vez. Para isso, você deve: acessar a conta Google e clicar em Pagamentos e assinaturas. Depois vá em Compras, então procure por Confirmações do Gmail e clique na compra que deseja remover. Antes você será redirecionado ao Gmail para também apagar o e-mail da compra. Não é tão simples, mas é eficaz.

Não faça pesquisas no Google

Uma das melhores dicas para aumentar a sua segurança é: simplesmente pare de usar o Google, pelo menos da forma que você está acostumado. A companhia registra informações a qualquer atividade que você faça usando a conta Google, então o que você pode fazer para diminuir o registro de atividades é usar menos a conta para fazer pesquisas no buscador.
Você pode, por exemplo, começar a usar o DuckDuckGo, uma plataforma de busca que não registra as suas informações. Também é possível usar outros navegadores que não estejam conectados na sua conta Google, como o Firefox, assim as suas buscas não serão atreladas e registradas ao seu perfil.

Ative a autenticação em duas etapas

Para aumentar as chances da sua conta Google não ser acessada por pessoas indesejadas, é possível ativar uma autenticação que é realizada em duas etapas. Acesse a conta do Google e clique em Segurança, então ative a Verificação em duas etapas, entre com a sua senha e siga as instruções.

Desative as informações visíveis no seu perfil Google

Apesar de a Google saber muito sobre nós, descobrimos que podemos esconder algumas coisas da companhia, porém, com certo esforço. Você também pode impedir que qualquer pessoa visualize informações pessoais do seu perfil Google, como data de nascimento, gênero e outros dados.
Acesse a página Sobre mim no Google e clique em Oculto em cada opção da tabela de informações pessoais, para desativar a visualização de outros usuários.
Fonte: Mashable

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site