Adobe cria inteligência artificial que detecta edições no Photoshop

Tecnologia identifica principalmente mudanças feitas com recurso que altera características faciais das pessoas no editor de imagens

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/adobe-cria-inteligencia-artificial-que-detecta-edicoes-no-photoshop/
Clique para copiar

Em tempos de deepfakes, um time de pesquisadores da Adobe e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, treinou uma inteligência artificial (IA) para detectar manipulações feitas com Photoshop.

A Rede Neural Convolucional (CNN, na sigla em inglês) percebe especialmente as mudanças feitas com o recurso Face Away Liquify do Photoshop, criado para alterar características faciais das pessoas, como olhos e boca. Além disso, a ferramenta é capaz de reverter as imagens para sua configuração original.

Quando colocada em teste, a IA detectou imagens manipuladas em até 99% das vezes, enquanto humanos que observaram as mesmas fotos só perceberam as alterações em 53% delas. A ferramenta também permite que mais pessoas descubram quando uma imagem foi alterada, democratizando a análise forense desse tipo de conteúdo.

“Vivemos em um mundo onde está se tornando cada vez mais difícil acreditar nas informações digitais que consumimos”, disse o pesquisador da Adobe, Richard Zang. Lembrando que essa não é a primeira vez que a Adobe usa inteligência artificial para detectar fotos manipuladas no Photoshop.

Com informações: Engadget

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site