Amazon Alexa no Brasil | Quais serviços e dispositivos são compatíveis?

Assistente de voz já pode ser utilizada no português do Brasil

Foto: Amazon/Divulgação
http://pcworld.com.br/amazon-alexa-no-brasil-quais-servicos-e-dispositivos-sao-compativeis/
Clique para copiar

Após meses de espera, a Amazon finalmente lançou a Alexa com suporte ao português do Brasil. Ela chega embutida em diversos aparelhos da linha Echo que a companhia lançou nesta quinta-feira (3) no país, e com uma outra novidade: as Alexa Skills, funções criadas por desenvolvedores que integram os serviços de várias empresas. Entre elas a possibilidade de checar o extrato do banco e verificar o status de pedidos em apps de entrega de comida.

Entre as marcas que já possuem Alexa Skills estão: Intelbras, Positivo, Sony, LG, Bose, JBL, Yamaha, Philips Hue, D-Link, iRobot Uber, Bradesco, Itaú, SBT, CBN, Globo, LATAM, Companhia das Letras, Porta dos Fundos, UOL, iFood, Panelinha, Nestlé, Unilever, Colgate, Doppio e Rio Games, Turner, Discovery Networks, TudoGostoso, Cinemark, e Guia da Semana. Todas elas já estão integradas à Alexa no português do Brasil.

O iFood, por exemplo, desenvolveu uma Skill que permite pedir para a Alexa checar o status do pedido a qualquer momento e até pedir novamente seu prato favorito. O Bradesco, por sua vez, criou uma Skill para checar o extrato bancário e fazer pagamentos pelos alto-falantes da Amazon equipados com a Alexa. A Nestlé possui três Skills, enquanto a Mauricio de Sousa Produções e o canal Porta dos Fundos possuem uma Skill cada.

As companhias podem desenvolver suas ferramentas por meio do Alexa Skills Kit (ASK), uma coleção de APIs e recursos self-service que tornam o desenvolvimento de Skills ou funcionalidades para a Alexa rápido e fácil para desenvolvedores. Com o ASK, desenvolvedores podem criar Skills compatíveis em todos os países em que a Alexa está disponível. Neste link estão disponíveis as ferramentas oferecidas pela Amazon.

Alexa chega a mais dispositivos

Além dos aparelhos da linha Echo, a Alexa agora é compatível com uma variedade de aparelhos, incluindo caixas de som inteligentes, PCs, tablets, smartphones, tecnologia vestível, fones de ouvido, Smart TVs, acessórios para carros e dispositivos para casa inteligente. Segundo a Amazon, mais de 11 mil aparelhos foram certificados em todo o mundo.

No Brasil, entre as empresas que já desenvolveram serviços para a Alexa estão a Positivo, com lâmpadas inteligentes, e a D-link, que oferece câmeras de segurança que podem ser ativadas via comandos de voz. Tem também a Intelbras, com a caixa de som inteligente Izy Speak!, e a LG Electronics, que incluiu a Alexa em mais de 30 modelos de TVs. A Sony e a Bose, por sua vez, trazem a assistente de voz para os fones de ouvido mais recentes.

Relacionadas

Comandos de voz em português para Alexa no Amazon Echo

A Alexa aprendeu português. Agora é a sua vez de aprender a conversar com ela

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site