Anatel autoriza bloqueio de sinais de celular onde Jair Bolsonaro estiver

Medida também vale para o vice-presidente, Hamilton Mourão

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
http://pcworld.com.br/anatel-autoriza-bloqueio-de-sinais-de-celular-onde-jair-bolsonaro-estiver/
Clique para copiar

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) concedeu, por meio da Superintendência de Outorgas e Recursos, a autorização que dá aval para que o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) bloqueie sinais de aparelhos em locais onde o presidente e o vice-presidente, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, estejam.

A permissão possibilita o bloqueio em um raio de até 200 metros de quaisquer “locais e adjacências” onde as autoridades “trabalhem, residam, estejam ou haja a iminência de virem a estar”. A partir de agora, o GSI poderá utilizar de equipamentos que bloqueiem uma radiofrequência por vez, bem como diversas ao mesmo tempo.

No geral, o uso de bloqueadores é algo proibido, já que causam interferências nos serviços de operadoras e tecnologias como Bluetooth, WiFi, telefones sem fio e, até mesmo, fornos micro-ondas. A Anatel é o único órgão capaz de autorizar esse tipo de bloqueio para casos específicos.

A justificativa da Agência é de que o uso de equipamentos para essa finalidade deve ser feito com ponderação, portanto, a ação é restrita a “operações específicas, episódicas, urgentes e temporárias, em que se identifiquem evidências concretas de risco potencial ou iminente de ações necessárias à preservação da segurança do Presidente da República e do Vice-Presidente da República”.

A licença vale até 31 de dezembro de 2022, quando acaba o mandato de ambos.

Fontes: Teletime, Tecnoblog

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site