Android 10 | Cinco recursos bacanas que ainda não chegaram ao sistema

Ainda estamos esperando por algumas das melhores funções do sistema do Google

Foto: Google/Divulgação
http://pcworld.com.br/android-10-cinco-recursos-bacanas-que-ainda-nao-chegaram-ao-sistema/
Clique para copiar

Se você possui um Pixel ou um Essential Phone, provavelmente já experimentou o tema escuro, a navegação por gestos e todas as funções do Android 10. Mas você talvez não saiba que existem outros recursos a serem explorados – recursos estes que ainda precisam de um pouco mais de tempo de desenvolvimento e estão atualmente escondidos atrás de um portão bastante frágil.

Interessado? Você precisará ativar as opções de desenvolvedor no seu telefone. Para fazer isso, vá para o menu Sistema em Configurações, depois Sobre o telefone, e role para baixo até Criar número na parte inferior. Toque sete vezes e uma mensagem será exibida informando que você agora é um desenvolvedor. Volte uma tela e toque em Sistema e depois em Avançado para ver o menu de opções do desenvolvedor.

A maioria das alternâncias internas está relacionada ao desenvolvimento de aplicativos e não será muito útil, mas algumas oferecem uma prévia do que está por vir.

Modo de área de trabalho

Os telefones Android de última geração são basicamente tão poderosos quanto um laptop, por isso só faz sentido poder usá-los como um. Já vimos interfaces no estilo PC com o DeX da Samsung e agora o Google está trabalhando no modo desktop para todos os smartphones Android.

Tal como está, a alternância do modo de área de trabalho não faz nada sem o comando ADB (Android Debug Bridge), portanto não é realmente utilizável, a menos que você seja um desenvolvedor. No entanto, pelo que vimos nos vídeos de demonstração, o modo Área de trabalho será nada menos que uma experiência Android em tamanho real para monitores externos. Isso significa que haverá recursos de dock, janelas flutuantes, suporte a mouse e arrastar e soltar, todos equipados com seu telefone.

Bolhas

Se você já desejou que o conceito das cabeças de bate-papo do Facebook pudesse ser aplicado a mais do que apenas o Messenger, você vai adorar as Bolhas (Bubbles) do Android, que originalmente estavam previstas para ser um recurso de lançamento do Android 10. Uma evolução da multitarefa e das notificações, o Bubbles coloca pequenos círculos na tela que podem ser movidos e expandidos com um toque. Em vez de uma notificação na barra de status, o Bubbles será exibido na tela para informar que você tem uma mensagem ou um telefonema. Você pode optar por agir sobre ele, deixá-lo lá ou jogá-lo fora.

Como eles ocupam espaço e cobrem partes da tela, o Bubbles tem o potencial de ser revolucionário e irritante, então o Google está justamente aproveitando o tempo. De fato, ativar a opção Bubbles nas opções de desenvolvedor ainda não parece fazer nada, mas esperamos ter a chance de experimentá-lo em breve.

Temas

O Google está retirando os temas dos launchers e trazendo-os para o Android. É bastante rudimentar no momento, mas você pode alterar instantaneamente a cor de destaque, a fonte e a forma do ícone usando o menu Tema nas opções do desenvolvedor. Para experimentá-lo, vá até a parte inferior das opções do desenvolvedor e procure na guia Tema. Há um total de sete cores, quatro formas e uma fonte, mas quando sair da versão beta, esperamos que haja muito mais opções para você escolher.

Gravação de tela

Aqui está um recurso que os criadores vão adorar: o Google finalmente está criando um gravador de tela nativo no Android. Ele ainda não está pronto para o Android 10 – e, de fato, nem é mais uma opção nas opções de desenvolvedores -, mas há sinais de que ele poderá aparecer em breve. Relegado para os sinalizadores ADB somente para desenvolvedores no momento, a gravação da tela estará acessível pressionando o botão liga/desliga para abrir o menu e pressionando longamente o ícone da captura de tela.

Em sua forma atual, aparece uma caixa de diálogo perguntando se você deseja gravar a narração ou mostrar seus toques. Depois de selecionar suas opções, você só precisa pressionar Gravar para começar. Quando terminar, você pode interromper a gravação deslizando para baixo e tocando em Parar no painel de notificações (que estranhamente precisará ser editado no vídeo).

Legendas ao vivo

Se você verificar o site do Android 10, um dos recursos em destaque – o primeiro na página, na verdade – é o Live Caption. Um dos recursos mais bacanas de todos os tempos, fornece legendas automáticas para qualquer vídeo, incluindo os que você gravou com seu próprio telefone. O único problema é que ainda não está pronto. Embora você possa ver o espaço reservado para legenda ao vivo nas configurações de acessibilidade ao procurá-la, a alternância não existe. Em seu post no blog do Android 10, o Google diz que o Live Caption estará disponível “nesta primavera, começando com o Pixel”.

Mas não diz qual Pixel. O Google indicou que o Live Caption exigirá uma quantidade razoável de memória e espaço para funcionar, portanto é possível que os Pixels atuais – que possuem apenas 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento básico – não possuam as especificações necessárias para lidar com isso. Essa também pode ser uma das razões pelas quais há rumores de que o Pixel 4 esteja recebendo 6 GB de RAM.

Relacionadas

Android | Como usar seu smartphone como um hotspot Wi-Fi

Nosso guia explica como compartilhar sua conexão de internet móvel com outros aparelhos

7 opções de privacidade do Google que você deveria ativar agora mesmo

Proteja suas informações pessoais na internet

Saiba se seu smartphone vai receber o Android 10 Q

Apesar de alguns confirmados, a maioria não passa de suposição

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site