Aplicativo chinês permite fazer deepfake no iPhone

Cada vez mais parece possível um futuro digno de filmes de ficção científica

Foto: Wired
http://pcworld.com.br/aplicativo-chines-permite-fazer-deepfake-no-iphone/
Clique para copiar

A tecnologia de DeepFake vem enganando muita gente ao redor do mundo, manipulando o rosto de qualquer pessoa que tenha um bom número de conteúdos em vídeo. Enquanto isso, na China, foi lançado um aplicativo que produz esse recurso no smartphone do usuário.

O Zao é um aplicativo para os usuários chineses de dispositivos iOS, e o propósito do app é “implantar” o rosto do usuário em alguém famoso. No vídeo abaixo é demonstrado como a tecnologia foi aplicada no filme Titanic, trocando o rosto do ator Leonardo DiCaprio.

O vídeo foi produzido pelo desenvolvedor de jogos Allan Xia, que o publicou no Twitter e mostrou como o app funciona.

Basicamente, é possível tirar um selfie do seu rosto e colocá-lo em algum famoso. O sucesso do app está chegando depois da popularidade do FaceApp, aplicativo que permitia colocar efeitos que envelhecem ou deixam o usuário mais novo.

O Zao foi lançado na App Store no último dia 30 de agosto e, apenas durante o fim de semana, conseguiu lugar entre os apps mais baixados. A MoMo é a desenvolvedora responsável pelo aplicativo.

O Zao é seguro?

Por enquanto, o Zao está disponível apenas na China, mas por lá ele já enfrenta alguns questionamentos em relação à sua segurança.

O popular seviço chinês WeChat, por exemplo, já proibiu o download do app no seu navegador e também restringiu o envio do link de convite para baixá-lo em conversas do mensageiro. A alegação é que o app foi denunciado por oferecer riscos à segurança.

Com informações do TechCrunch e The Guardian

tags

Relacionadas

Adobe cria inteligência artificial que detecta edições no Photoshop

Tecnologia identifica principalmente mudanças feitas com recurso que altera características faciais das pessoas no editor de imagens

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site