Astrônomos encontram 6 novos planetas alienígenas orbitando estrelas distantes

Três desses exoplanetas encontrados são super-Terras que podem ter sido do tamanho de Netuno

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/astronomos-encontram-6-novos-planetas-alienigenas-orbitando-estrelas-distantes/
Clique para copiar

Um grupo de astrônomos da The Open University, na Inglaterra, usou uma nova técnica para identificar três estrelas com um total de seis planetas em suas órbitas. O novo método de caça aos planetas envolve procurar estrelas cercadas por nuvens de gás.

Três desses exoplanetas encontrados são super-Terras que podem ter sido do tamanho de Netuno, mas perderam material devido ao calor de suas estrelas. Isso porque eles orbitam muito perto das estrelas e evaporam lentamente.

Todos os seis exoplanetas orbitam suas estrelas mais perto do que Mercúrio orbita o sol. Os cientistas acham que a parte mais próxima desta região é tão quente que é difícil para qualquer planeta reter uma atmosfera gasosa como a de Netuno.

Em relação ao novo método de busca por exoplanetas, ao procurar estrelas envoltas no gás que esses planetas emitem, os astrônomos podem usar os telescópios com mais eficiência. Além disso, as nuvens de gás que esses mundos vaporizadores deixam para trás podem fornecer aos cientistas dados sem precedentes sobre a composição e a estrutura dos planetas.

“Este parece ser o método mais bem-sucedido até agora para prever a presença de planetas”, disse Jessie Christiansen , cientista de exoplanetas da NASA que não trabalhou nessa pesquisa, ao Business Insider.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site