Atlas, robô humanoide da Boston Dynamics, agora faz ginástica e dá cambalhotas

Skynet, você está aí?

Foto: Reprodução/YouTube
http://pcworld.com.br/atlas-robo-humanoide-da-boston-dynamics-agora-faz-ginastica-e-da-cambalhotas/
Clique para copiar

Já faz algum tempo que a Boston Dynamics, empresa adquirida pelo Google, trabalha com o desenvolvimento de robôs de teste. Muitos já se chocaram com as possibilidade que um robô pode alcançar, ainda mais em tão pouco tempo de pesquisa.

Agora, em um novo vídeo publicado pela companhia, o robô bípede Atlas se mostrou um ótimo ginasta. Antes, a empresa já havia publicado alguns vídeos mostrando as capacidades da máquina, como dar mortais e fazer passos de parkour. Neste novo vídeo, é possível ver Atlas saltando em movimentos sincronizados, quase como um ginasta humano. De acordo com a Boston Dynamics, o robô possui um sistema de “controlador preditivo”, combinando um movimento ao outro.

O vídeo tem apenas 38 segundos e apresenta movimentos precisos, ainda mais para um robô. Porém, não quer dizer que o Atlas consiga fazer isso sempre, e é bom lembrarmos que, possivelmente, demorou bastante tempo para o robô conseguir realizar as movimentações como no vídeo.

“O Atlas usa todo o corpo – pernas, braços, tronco – para executar uma sequência de manobras dinâmicas que formam uma rotina de ginástica. Criamos as manobras usando novas técnicas que agilizam o processo de desenvolvimento. Primeiro, um algoritmo de otimização transforma descrições de alto nível de cada manobra em movimentos de referência dinamicamente viáveis. Em seguida, o Atlas rastreia os movimentos usando um controlador preditivo de modelo que combina suavemente de uma manobra para a próxima.Usando essa abordagem, desenvolvemos a rotina significativamente mais rapidamente do que as rotinas anteriores da Atlas, com uma taxa de sucesso de desempenho de cerca de 80%”, diz a descrição do vídeo no YouTube.

Fonte: The Verge

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site