BBC está desenvolvendo um assistente de voz personalizado

Foco será no sotaque britânico

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/bbc-esta-desenvolvendo-um-assistente-de-voz-personalizado/
Clique para copiar

A BBC está cada vez mais perto de lançar o Beeb, seu próprio assistente de voz, que competirá com a Alexa, com o intuito de oferecer ao mercado britânico o que ele não tem: um alto-falante inteligente que entende, com facilidade, a ampla gama de sotaques fortes do pessoal da Grã-Bretanha.

E qual a melhor forma de fazer uma inteligência artificial reconhecer, especificamente, o dialeto dos ingleses? Isso mesmo, treinando-a com nativos – e é isso que a BBC está fazendo. A corporação reuniu diversos funcionários de sua própria equipe, vindos de toda as partes da pequena ilha, para testarem o software.

Além disso, a BBC está se preocupando, também, com segurança, um fator muito importante para os britânicos e que têm preocupado cada vez mais os governos e órgãos reguladores ao redor do mundo. “As pessoas conhecem e confiam na BBC, por isso [a corporação] usará seu papel de inovadora em tecnologia para garantir que todos – não apenas a elite da tecnologia – possam se beneficiar do acesso a conteúdo e novas experiências desta nova maneira”, disse um porta-voz da empresa ao jornal The Guardian.

Público é o que não vai faltar para o novo dispositivo, já que, de acordo com o relatório do jornal, cerca de 20% dos domicílios britânicos já possuem assistentes de voz comuns, entretanto, é um risco a se correr, visto que a BBC será a pioneira do mercado midiático a lançar algo do tipo.

Vale lembrar que o foco da corporação não é o hardware em si – como nos casos do Echo, da Amazon, e do Google Home –, mas sim desenvolver um produto próprio, para recolher dados sobre os seus usuários e entender sua forma de consumo. Segundo o portal The Verge, a BBC ainda não revelou o que fará, exatamente, com as informações recolhidas, mas outras empresas poderão utilizar o software britânico em seus produtos.

Via Engadget

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site