Bug do Facebook expõe administradores de páginas

Falha criou onda de exposição das contas por trás de páginas importantes e sensíveis

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/bug-do-facebook-expoe-administradores-de-paginas/
Clique para copiar

Por padrão, as contas por trás de páginas do Facebook permanecem anônimas até que os administradores resolvam se tornar públicos. Sempre foi assim, mas um bug na última quinta-feira (09) revelou as identidades de todos e causou uma onda de doxing.

Doxing é definida como a prática virtual de transmitir dados privados sobre indivíduos ou organizações. No geral, quem faz isso procura incansavelmente por informações que, de alguma forma, não estejam tão protegidas assim. Com o bug do Facebook, essa tarefa se tornou muito mais fácil.

Qualquer usuário que verificasse o histórico de edição de uma postagem conseguia visualizar a conta por trás da publicação. Em poucas horas, o 4chan, um fórum anônimo sem leis, foi tomado por prints que expunham os administradores de páginas importantes, como a do artista político Banksy, do presidente russo Vladimir Putin, da ex-secretária de estado estadunidense Hillary Clinton, do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, da ativista climática Greta Thunberg, do rapper Snoop Dogg, do coletivo hacker Anonymous e muitos outros.

“Para páginas sensíveis, eu não descartaria que algumas pessoas possam estar em perigo devido ao que aconteceu hoje”, disse Lukasz Olejnik, consultor independente de privacidade e pesquisador associado ao Centro de Tecnologia e Assuntos Globais da Universidade de Oxford. “Usar contas falsas para administrar páginas seria uma boa ideia. Alguns podem vê-lo como uma maneira paranoica de se esconder, mas não é”, completou.

Segundo o Facebook, o bug foi o resultado de uma atualização no código do software feita na tarde de quinta-feira. A rede social logo foi reparada, mas o tempo de menos de 24 horas foi o suficiente para que muitas exposições acontecessem. “Corrigimos rapidamente um problema em que alguém podia ver quem editou ou publicou uma postagem em nome de uma página ao examinar seu histórico de edições”, afirmou o Facebook em comunicado. “Somos gratos ao pesquisador de segurança que nos alertou para esse problema”.

Para evitar que bugs tomem grandes proporções, o Facebook vem aumentando sua recompensa para quem detecta essas falhas, o que incentiva pesquisadores na busca e na divulgação de problemas. Ainda que a melhoria seja visível, há riscos inerentes ao armazenamento de dados de 2,5 bilhões de pessoas.

Fonte: Wired

Relacionadas

O que os documentos da Cambridge Analytica dizem sobre o Brasil

Plano para as eleições de 2018 tinha como alvo a classe média insatisfeita do país

Apple e Facebook se encontram para falar sobre privacidade na CES 2020

Facebook diz que é tão bom em privacidade quanto a Apple

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site