Cientistas encontram novo tipo de buraco negro

A nova técnica consiste em estudar a movimentação de estrelas

Foto:
http://pcworld.com.br/cientistas-encontram-novo-tipo-de-buraco-negro/
Clique para copiar

A maior parte das descobertas realizadas no âmbito espacial são muito importantes para a humanidade, como, por exemplo, quando começamos a estudar sobre buraco negro. Essa massa que suga até a luz normalmente possui tamanho de 10 a 15 vezes maior que o Sol, porém cientistas descobriram uma versão mini de um buraco negro.

O astrônomo Todd Thompson, da Universidade Estadual de Ohio, realizou pesquisas ao lado dos seus colegas cientistas em busca de pequenos buracos negros. Assim, eles descobriram uma nova forma de encontrar essas regiões do espaço que sugam a luz.

Para realizar a pesquisa, ele vasculharam a base de dados APOGEE, responsável por registrar espectros de luz de cerca de 100 mil estrelas da Via Láctea. Caso ocorra algum desvio para o azul ou vermelho, significa que a estrela está sofrendo influência gravitacional de outro objeto.

Assim eles encontraram um buraco negro de apenas 3,3 massas solares, localizado próximo a uma estrela gigante vermelha. A diferença desse buraco negro é que ele não estava se alimentando de tudo ao seu redor, como é normal. Assim, ele não foi facilmente encontrado por que não sugava de forma massiva.

A nova técnica consiste em procurar buracos negros que estão bem perto de planetas e estrelas, e assim analisar se a velocidade radial e a oscilação do brilho da estrela. Dessa forma, os cientistas conseguem encontrar pequenas informações que confirmam a movimentação de massa, mesmo que quase invisível.

Assim, é possível que os pesquisadores estudem mais essa técnica para atualizar o censo de buracos negros da Via Láctea.

Fonte: Engadget

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site