Como aproveitar as ferramentas de foto e edição no iOS 13 e iPadOS 13

Recursos atualizados finalmente tornam a edição de fotos no iOS mais prazerosa. Saiba o que mudou

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/como-aproveitar-as-ferramentas-de-foto-e-edicao-no-ios-13-e-ipados-13/
Clique para copiar

O aplicativo Fotos para macOS melhorou substancialmente desde a sua introdução, especialmente na variedade e sofisticação de suas ferramentas de edição de imagens. No iPhone e iPad, o Fotos ficou muito atrasado. Mas com o iOS 13 e o iPadOS 13, a Apple oferece uma atualização distinta de suas ferramentas de edição de imagens, superando até a versão Mac em alguns aspectos.

Vamos ver o que há de novo e a melhor maneira de usar essas novas ferramentas para cortar, revisar e aprimorar imagens depois de capturar fotos.

O que há de novo na edição de fotos

A Apple alterou e expandiu os controles disponíveis durante a edição, além de melhorar a maneira como cada controle é acessado e modificado.

Controle deslizante de intensidade. Agora, quase todas as ferramentas têm um controle deslizante de ajuste. Você pode deslizar para a esquerda e para a direita ou para cima e para baixo, dependendo da sua orientação de edição. Isso permite alterações finas e grosseiras na “intensidade” ou em quanto da configuração você está aplicando. Tocar no ícone de controle principal normalmente redefine o slide para remover o ajuste. O feedback tátil permite que você sinta uma espécie de rotação, como se fosse um mostrador, principalmente o ponto zero. A intensidade também se aplica aos filtros de fotos, para que você possa aplicar um com mão pesada ou leve, conforme desejar.

Cortar. Agora você pode inclinar uma imagem em cada eixo no meio e no centro como controles separados, o efeito de girar a imagem como se fosse um objeto plano que você estava virando com perspectiva em sua direção ou para longe de você.

Os controles não enchem a tela. As ferramentas de edição anteriores eram mais parecidas com o equivalente do macOS, tornando muito difícil ver e selecionar ferramentas de uma lista em um iPhone. O novo layout funciona muito melhor em qualquer visualização.

Mais ajustes de edição. Se você usou as opções de ajuste no Fotos para macOS, nenhuma das ferramentas do Fotos para iOS e iPadOS será nova, mas várias fazem sua primeira aparição aqui. São definição, redução de ruído, nitidez, matiz, vibração, vinheta e calor.

Zoom para obter detalhes. Você pode usar gestos para ampliar e movimentar uma imagem enquanto a ajusta para ver de perto os efeitos de suas alterações. Você pode aplicar zoom para preencher a tela inteira, como mostrado.

Use as novas ferramentas de edição

Toque no ícone de discagem e as ferramentas gerais de edição serão exibidas. Um rótulo com letras maiúsculas aparece abaixo da imagem, identificando qual das 16 ferramentas está selecionada. O controle deslizante de intensidade aparece abaixo da ferramenta quando o iPhone ou iPad está na orientação retrato e à direita na paisagem.

Você conhece a ferramenta Auto, que é como o lendário botão “melhorar”. Toque nela e o Fotos analisa a imagem e aplica várias correções para torná-la pop. Nesta atualização, no entanto, você pode usar o controle deslizante de intensidade para aumentar ou reduzir o aprimoramento geral.

Você também notará que cada controle de edição mostra a quantidade de ajuste aplicada como uma parte preenchida do contorno do círculo ao redor de seu ícone. Valores positivos – aumentando a configuração – são mostrados em amarelo no círculo, enquanto valores negativos são mostrados em uma linha branca no perímetro. Isso tudo permite que você faça ajustes rapidamente quando quiser modificá-los individualmente. Toque no controle e Fotos alterna para 0 ou configurações neutras, dependendo da ferramenta; toque novamente e o valor anterior é restaurado.

Você também pode visualizar a imagem com e sem as correções atuais. Toque na imagem e as correções desaparecem. Fotos exibe um rótulo que diz Original recortado se a imagem inteira não for mostrada. Você pode tocar para voltar às modificações atuais ou, após alguns segundos, a exibição também volta para isso.

Em vez de usar Automático, você pode deslizar e escolher controles específicos para ajustar do zero. Por exemplo, o aumento do contraste coloca uma diferença mais tonal entre os tons médios, o que pode tornar uma imagem mais sombria – geralmente ruim para fotos de pessoas, mas boa para objetos. Você também pode experimentar o Definition, que combina nitidez e contraste nos tons médios de uma foto, aprimorando os detalhes de maneira mais sutil.

A Redução de ruído é uma grande ajuda para fotos tiradas em condições de pouca luz, que podem produzir manchas ou outros tipos de artefatos nas áreas mais suaves do tom. Não exagere ou suas imagens começam a parecer ultra suaves e artificiais. Equilibrar nitidez e redução de ruído geralmente pode melhorar drasticamente a nitidez de uma imagem.

Exposição, Brilho, Destaques, Sombras, Contraste, Brilho e Ponto preto, todos ajustam diferentes aspectos do intervalo tonal geral de uma imagem. A exposição aumenta todos os tons e pode explodir (eliminar detalhes) das áreas mais claras. O brilho e o brilho esculpem o aspecto dos tons para mudar e podem trazer detalhes de uma foto escura ou aprimorar as partes mais brilhantes – mas também Sombras e Destaques, que afetam apenas os tons mais escuros e mais brilhantes. Vale a pena experimentar para encontrar o equilíbrio certo, e esse novo ambiente de edição facilita muito a brincadeira com valores.

Enquanto as Fotos agora incluem vibração, tonalidade e calor – a saturação já estava presente – pode ser difícil obter o tom certo nas imagens quando você está tentando ajustar a iluminação natural ou artificial. As fotos no macOS ainda oferecem ferramentas de ajuste mais robustas, especialmente na seção Equilíbrio de branco.

Uma peça que falta são os controles em preto e branco, ainda disponíveis no macOS, que permitem alternar uma imagem de colorida para escala de cinza. No entanto, você pode usar os filtros Mono, Silvertone e Noir para aplicar uma conversão e, em seguida, usar os controles de edição para ajustar a forma tonal.

Cortar e endireitar em várias dimensões

Você pode achar estranho que eu esteja pulando para cima e para baixo – e de um lado para o outro – sobre o corte, mas a atualização nos controles de corte e na correção automática melhora drasticamente a maneira de corrigir uma foto ou fazer modificações artísticas no aplicativo Fotos.

Anteriormente, você tinha bordas e cantos de corte, um disco de rotação e o botão de proporções (ainda presente, mas aprimorado) para escolher as proporções de corte. Agora, existem três ferramentas de ajuste. Ajuda a visualizar uma imagem nesse modo como uma foto real que você tem nas mãos e que pode se mover. As ferramentas são:

  • A rotação padrão (ícone à esquerda) é a rotação familiar em torno do eixo, como se a foto fosse mantida plana à sua frente e você a girasse no volante de um carro.
  • Inclinar para frente ou para trás (ícone do meio) trata a foto como se você estivesse inclinando-a na sua direção, na parte superior com a parte inferior quase ancorada, com a perspectiva distorcida como você (controle deslizante negativo) ou na sua direção, de baixo para cima principalmente ancorado (controle deslizante positivo).
  • Inclinar para a esquerda/direita (ícone à direita) inclina a imagem em perspectiva para você a partir da esquerda com o direito ancorado frouxamente (controle deslizante negativo) ou para você a partir da direita com a esquerda mais firmemente no lugar (controle deslizante positivo).

Essa combinação permite corrigir efeitos ópticos, principalmente no ajuste de imagens capturadas com a nova lente ultra grande angular da série iPhone 11.

Tocar na ferramenta Cortar antes de fazer alterações aciona uma análise por Fotos. Anteriormente, isso se aplicava apenas ao alisamento. Agora também pode aplicar automaticamente uma inclinação. Se as correções foram feitas, um botão AUTO branco sobre amarelo aparece na parte superior com um quadrado delimitado à esquerda. Você pode tocar nesse botão para ativar e desativar essas alterações.

Por fim, se você possui um telefone modelo iPhone 11, pode ativar a opção Capturar fora do quadro em Configurações> Câmera e, se estiver filmando em 1x (todos os modelos do iPhone 11) ou 2x (iPhone 11 Pro e Pro Max), O aplicativo da câmera captura detalhes adicionais usados ​​no enquadramento automático, mas está disponível para ajuste na exibição Cortar.

O aplicativo Câmera pode aplicar automaticamente ajustes de corte usando informações fora do quadro, se Configurações > Câmera > Ajustes de aplicação automática estiverem ativadas. Nesse caso, você vê um rótulo azul AUTO em Fotos. Ainda não vi isso aparecer depois de tirar um grande número de fotos capturadas em excesso.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site