Como carregar seu smartphone mais rápido usando cabos antigos

Com tantos aparelhos móveis, é possível que seu carregador atual não carregue seus dispositivos como deveria. Veja como contornar esse problema

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/como-carregar-seu-smartphone-mais-rapido-usando-cabos-antigos/
Clique para copiar

Antes que você possa entender como carregar seu telefone ou tablet com mais rapidez, é necessário entender o que realmente está acontecendo quando você conecta um cabo USB ao telefone: nem todos os carregadores são criados de maneira igual.

Você provavelmente já notou que seu telefone ou tablet carregará muito mais lentamente quando estiver conectado a uma porta USB de um PC ou laptop do que quando estiver conectado a um adaptador de energia. E você deve ter notado que seu smartphone será carregado mais rapidamente quando conectado ao carregador fornecido com o tablet. Isso porque carregadores diferentes têm diferentes saídas de energia.

Enquanto a porta USB de um PC é especificada em 2.5 W para USB 1.0 e 2.0, e 4.5 W para USB 3.0 (sempre use uma porta USB 3.0 em preferência ao USB 1.0 ou 2.0 quando disponível), um carregador de telefone padrão pode ser classificado em 5 W e um carregador de tablets de 10 W, por exemplo. Calculamos a potência multiplicando a corrente (o número de amplificadores) e a voltagem. Então, se o seu carregador é especificado em 5 V, 1A, ele pode fornecer 5 W. Se for especificado em 5 V, 2A, ele pode fornecer 10 W.

Atualmente, você também pode obter carregadores que suportam velocidades de carregamento significativamente mais rápidas. A entrega de energia USB-C opera a até 100 W, embora nenhum telefone consiga aceitar muita energia. Ainda.

A tecnologia Quick Charge da Qualcomm é algo encontrado em telefones e tablets que rodam processadores Snapdragon recentes, e não está mais restrito aos flagships. O mais recente padrão Quick Charge 4+ pode oferecer telefones compatíveis com até 50% de carga em apenas 15 minutos. Para aproveitar esta velocidade mais rápida, tanto o telefone quanto o carregador devem ser compatíveis.

Alguns fabricantes agora especificam as próprias tecnologias de carregamento rápido, geralmente apelidadas de Turbo Charge ou algo similar. Mas, para atender às velocidades prometidas, você precisará de um carregador capaz de fornecer essa quantidade de energia. Começamos a ver o carregamento sem fio mais rápido na cena, com o Mi 9 da Xiaomi aceitando até 20 W, mas em geral ele ainda será significativamente mais lento do que carregar seu telefone por meio de um adaptador tradicional e cabo USB.

Posso usar um carregador de tablet com um telefone?

Você pode usar qualquer carregador USB com qualquer telefone ou tablet, com a única ressalva de que, se não houver energia suficiente, o dispositivo não será carregado - esse é frequentemente o caso dos iPads, que não são carregados pela porta USB padrão em um PC convencional.

Observe que seu dispositivo consumirá apenas a energia necessária. Se você conectar um carregador de 10 W em um telefone que aceite apenas 5 W, ele ainda consumirá apenas 5W e não carregará mais rápido do que com um carregador com especificação mais baixa.

No entanto, muitos telefones e a maioria dos tablets aceitam uma entrada maior. Verifique as especificações do seu telefone e do seu carregador agora para ver se você pode se beneficiar de um carregamento mais rápido.

O que mais eu posso fazer?

Várias dicas são frequentemente usadas em torno dessa afirmação para permitir um carregamento mais rápido. Uma delas é remover o caso do seu telefone. Não estamos convencidos pelo sucesso desta dica, embora você possa argumentar que, evitando o acúmulo excessivo de calor, você prolongará a vida útil da bateria do seu dispositivo, permitindo que ele opere no máximo de desempenho por mais tempo.

Outra dica potencialmente útil: se você conseguir ficar offline por uma ou duas horas, coloque seu telefone ou tablet no Modo Avião ou desligue-o durante o carregamento. Isso pode carregar seu dispositivo mais rapidamente porque não está ocupado fazendo outras tarefas que, de outra forma, poderiam danificar a bateria.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site