Como escolher o melhor notebook [Black Friday]

Aproveite os notebooks com desconto usando nossas dicas

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/como-escolher-o-melhor-notebook-black-friday/
Clique para copiar

A Black Friday está chegando e sabemos que grande parte das promoções são relacionadas ao setor de produtos eletrônicos, como smartphones, notebooks e TVs. O dia oferece diversas promoções interessantes, porém você também deve saber garimpar pelo produto certo.

Muitos notebooks entram em promoção, mas nem todos oferecem especificações interessantes aos consumidores. Inclusive, uma grande parcela dos usuários não sabe o que deve ser priorizado ao pesquisar por notebooks. Por isso, a PCWorld Brasil reuniu alguns aspectos que podem ajudar na sua decisão de comprar um notebook durante a Black Friday de 2019.

Tamanho importa

Quando o assunto é notebook, o tamanho importa. Então, se você deseja um notebook para levar para viagens de trabalho ou passeios pessoais, a melhor opção é buscar por modelos portáteis e quem caibam em bolsas pequenas.

Há diversas opções no mercado, e você pode encontrar notebooks com tela de 11 polegadas ou alguns com mais de 17 polegadas. Mas a maioria dos dispositivos no mercado varia entre 13 e 15.6 polegadas. Apesar disso, lembre-se que, normalmente, os aparelhos menores e com telas pequenas não possuem especificações técnicas poderosas. Contudo, existem gadgets mais pequenos e potentes, mas normalmente são muito mais caros, como alguns modelos de MacBook Air.

Qualidade do teclado e da tela

Fizemos algumas indicações para você que quer comprar um novo notebook no período das promoções, mas você também deve levar em conta o motivo de comprar um dispositivo desse tipo e qual será a sua finalidade.

A tela é um elemento que você provavelmente usará por muitas horas no dia. Ou seja, o display deve ser confortável aos olhos e em Full HD. Escolha também uma opção fosca, já que as brilhantes acabam criando reflexos e atrapalhando a visualização, e isso também quer dizer que, nesse aspecto, painéis sensíveis ao toque podem não ser tão atrativos assim.

Alguns modelos mais recentes até oferecem opções em 4K, mas não é uma boa para os usuários que não precisam dessa tecnologia. No fim, o custo apenas será maior. E para as pessoas que digitam por um longo tempo, é necessário buscar por um notebook com um teclado de qualidade. Faça pesquisas por acessórios com tamanho normal, sem encurtamento, e se possível com um bom espaçamento entre as teclas principais.

Especificações técnicas

O mais importante de um notebook ou de qualquer computador são as especificações técnicas. Antes de comprar um dispositivo, é necessário definir qual será o intuito para aquela máquina. Por exemplo, você quer trabalhar nela? Jogar todos os games mais potentes? Editar vídeos? Ou fazer simples documentos no Excel e Word? Sabendo a resposta, você pode buscar por um notebook que atenderá todos os seus objetivos.

Para aqueles que não desejam realizar muitas tarefas no PC, uma boa é procurar por opções com o processador Core i3 da Intel. No momento, esse chipset é o mais indicado para os consumidores que desejam um pouco mais de performance, sendo um dos processadores mais usados na maioria dos PCs e notebooks.

O i7 é a opção para aqueles que desejam usar a máquina para ações mais pesadas, como editar vídeos, jogar, produzir músicas, entre outras opções. Apesar de ótima performance, é bom deixar claro que o i7 esquenta consideravelmente, ou seja, é bom usar o notebook apoiado nas pernas. Há ainda o i9, processador usado nos notebooks mais potentes do mercado, porém com um custo muito maior. Se você realmente não tem motivo para usar o i9, não vale a pena gastar tanto dinheiro.

processadores

Para seu notebook não travar com frequência, indicamos uma memória RAM mínima de 8 GB, mas 16 GB pode oferecer ainda mais potência. Assim como o i9, a memória RAM de 32 GB é para aqueles usuários que realmente pretendem usar todos esses gigabytes, seja trabalhando ou jogando com os melhores gráficos.

Atualmente, é importante contar com um SSD, assim o sistema operacional pode ser instalado na memória e oferecer rapidez aos usuários. Como é um acessório caro, muitas vezes o SSD é usado em parceria com um HD comum. Entre as opções mais populares, os consumidores podem optar por 128 GB, 256 GB e 512 GB. Então lembre-se: a melhor saída é usar um SSD em parceria com um HD.

Qualidade da bateria

As baterias de notebook são conhecidas por parar de funcionar em algum momento, principalmente pelo uso constante desses dispositivos. No entanto, outros fatores impactam no desempenho da bateria, como as aplicações abertas, conexão Wi-Fi, Bluetooth, entre outras funcionalidades. Assim como nos smartphones, as baterias trabalham em miliamperes-hora (mAh), então quanto maior o número de mAh, maior a potência da sua bateria.

USB 3.0 e leitor biométrico

usb

O USB 3.0 já está muito popular entre as fabricantes, mas ainda existem dispositivos que não oferecem a opção. Atente-se nesse detalhe e tente pesquisar por notebooks que ofereçam portas USB 3.0, já que elas são capazes de transferir arquivos em muito menos tempo.

O leitor biométrico pode ser uma ótima opção para os novos dispositivos, já que os usuários podem usar a digital para desbloquear dispositivos com Windows 10, por exemplo. Assim, é mais uma maneira de aumentar a segurança nesse mundo digital que está cada vez mais inseguro.

Relacionadas

Site permite avaliar se os descontos da Black Friday são verdadeiros

Lojas receberão selo de garantia e só os próprios clientes poderão tirá-lo com suas avaliações

Black Friday Chinesa acontece no dia 11/11 com descontos de até 90%

Conheça um pouco da data responsável pelo maior evento do e-commerce mundial

“Esquenta Black Friday” garante bônus e descontos aos clientes TIM

A operadora já está preparando as ofertas da Black Friday

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site