Como simular sua aposentadoria pelo site ou aplicativo do Meu INSS

Plataforma permite calcular tempo de contribuição e valor estimado do serviço

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/como-simular-sua-aposentadoria-pelo-site-ou-aplicativo-do-meu-inss/
Clique para copiar

Com a reforma da previdência prestes a ser aprovada no Congresso Nacional, muita gente ainda tem dúvidas sobre como funcionam os novos cálculos para determinar quando uma pessoa poderá se aposentar. Felizmente, o governo disponibiliza na internet uma ferramenta para realizar esse processo, sendo capaz de simular a data de aposentadoria. E você pode acessá-la tanto pelo desktop quanto pelo celular.

A Receita Federal oferece o serviço Meu INSS, que possui duas calculadoras específicas para cada regra de contribuição: Calculadora de Aposentadoria por Idade ou Calculadora de Tempo de Contribuição. Independentemente da escolha, você deverá informar dados como data de nascimento, gênero (homem ou mulher) e todos os seus empregos anteriores.

Lembrando que se trata apenas de uma simulação, uma vez que esta não é garantia do benefício. Veja abaixo como fazer essa consulta pelo computador ou mobile. Vamos exemplificar o procedimento no PC, mas no seu tablet e smartphone as ações são basicamente as mesmas.

1. Acesse o portal do Meu INSS ou baixe o aplicativo no seu aparelho Android ou iOS.

2. No menu à esquerda, clique na opção Simulação de Aposentadora.

3. Na página seguinte, selecione uma das duas calculadoras disponíveis: Aposentadoria por Idade e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Em qualquer uma delas, a interface será a mesma, porém o que mudará é o resultado do cálculo de acordo com a regra escolhida.

4. Ao escolher uma das calculadoras, você precisará informar alguns dados pessoais. Entre eles estão os vínculos empregatícios, o que inclui as datas de início e saída de cada emprego registrado pelo qual você passou. Se você já utilizou anteriormente o serviço do Meu INSS, é provável que muitas dessas informações estejam lá, então é só fazer login e avançar para a próxima etapa. Se não tiver cadastro, será necessário preencher um breve formulário.

5. Na próxima tela, você verá a simulação, de fato. Se você tiver atendido a todos os requisitos para se aposentar, a calculadora previamente escolhida mostra o tempo total de contribuição em anos, o tempo de carência (período exigido de contribuição além da idade mínima) e um valor aproximado do benefício mensal.

6. Agora, se você não atender aos requisitos mínimos para solicitar a aposentadoria, o portal mostra sua situação atual e diz por que o benefício não foi concedido. É nessa página que você visualiza um demonstrativo prévio da sua situação atual junto ao governo, no que diz respeito à aposentadoria.

7. Por fim, vale citar que você pode baixar todos esses dados em um arquivo PDF.

Fonte: Estadão

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site