Como transferir seus dados de um celular Android antigo para um novo

Um guia rápido para salvar todos os conteúdos de um telefone antigo no seu aparelho mais atual

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/como-transferir-seus-dados-de-um-celular-android-antigo-para-um-novo/
Clique para copiar

Adquirir um novo telefone é incrível, mas transferir todos os seus dados do aparelho antigo não é. Felizmente, esse processo ficou mais fácil do que costumava ser e não é preciso muito trabalho. Com uma conta do Google e um pouco de paciência, você não precisa ser um gênio do Android para garantir que suas coisas possam ser transferidas facilmente para um novo telefone.

Google Drive

Antes de fazer qualquer coisa, verifique se o telefone antigo está conectado à sua conta do Google. É quase certo, mas vá até a guia Google em Configurações para ter certeza. Em seguida, você precisará encontrar as configurações de backup do seu telefone. Nos smartphones Pixel com Android 10, há uma opção de backup na guia Sistema em Configurações, mas o local varia em outros telefones. A maneira mais fácil de encontrá-lo é digitar “backup” na barra de pesquisa de configurações.

Quando estiver lá, você verá algumas opções. Nos telefones Pixel, existe uma opção Backup para Google Drive que permite fazer backup de vários tipos de conteúdo, incluindo aplicativos instalados e dados acompanhantes, histórico de chamadas, configurações de dispositivo, entradas de calendário, contatos, fotos e vídeos e, exclusivo para donos de aparelhos Pixel, mensagens SMS. O backup será feito automaticamente da noite para o dia. Assim que você ligá-lo, não será necessário pensar mais.

Em outros telefones, você provavelmente encontrará a alternância na guia Google, mas as opções serão as mesmas: dados do aplicativo, histórico de chamadas, contatos, configurações do dispositivo, fotos e vídeos e mensagens de texto SMS. Você tem a opção de selecionar um ou todos eles sempre que fizer backup.

Como os backups funcionam no Google Drive, se você acessar o aplicativo, verá a opção Backups na barra lateral. Dentro, você verá uma lista de todos os dispositivos que foram salvos em backup, com o telefone atual ocupando o slot superior (possivelmente com um nome descolado, como SM-G96OU1 ou HD 1905). Toque nele e você poderá ver quando o último backup ocorreu e quais aplicativos foram incluídos.

Outros backups

A maioria das fabricantes de telefones Android oferece as próprias ferramentas quando se trata de mover suas coisas para outros aparelhos. É verdade que elas funcionam melhor ao transferir para um telefone da mesma marca (como um Galaxy S8 para um Galaxy S10), mas todos geralmente fazem um bom trabalho. Você pode encontrá-lo digitando backup no campo de pesquisa em Configurações.

A Samsung possui um serviço próprio chamado Smart Switch, incorporado diretamente às Configurações. Ligue-o e faça login na sua conta Samsung e sincronizará o mesmo que o Google faz, além de suas anotações, alarmes, mensagens e até o layout da tela inicial para o seu novo telefone. O problema é que você precisa usar os aplicativos da Samsung para aproveitar ao máximo.

Além dos backups proprietários, a maioria dos telefones também permite transferir aplicativos e configurações. Você será solicitado durante a instalação e a maioria exigirá um cabo, mas é uma boa alternativa se você não se lembrar de fazer backup regularmente. Por exemplo, a LG também oferece um aplicativo chamado Mobile Switch que permite transferir fotos, vídeos, músicas, mensagens de texto e aplicativos sem fio de um telefone LG para outro. Outros telefones permitem transferir dados do telefone de um concorrente, mesmo os iPhones, mas os resultados são um tanto irregulares, por isso ainda recomendamos ativar os backups do Google Drive.

E-mail e calendário

Mesmo se você tiver os backups do Google Drive ativados, precisará verificar mais algumas configurações para garantir que suas coisas mais importantes sejam recuperadas quando você ligar o seu novo telefone.

O e-mail, é claro, é o mais fácil de todos. Se você usa o Gmail, basta acessar sua conta do Google para trazer todas as suas mensagens, marcadores etc. E suas outras contas, seja o Outlook, iCloud ou Hotmail, serão igualmente fáceis. Basta fazer o download do seu aplicativo favorito, digitar seu nome de usuário e senha e você estará a caminho. Além disso, existem vários aplicativos, como Newton e Blue Mail, que manterão várias contas sincronizadas com um único login.

Para pessoas e compromissos, o Google também cobre você aqui. Mesmo sem um backup adequado do Google Drive, todas as entradas inseridas no Google Agenda no telefone aparecerão automaticamente no novo telefone assim que você abrir o aplicativo. Alguns aplicativos de agenda também são sincronizados com o Google Agenda, portanto você deve garantir que ele esteja configurado mesmo que não seja o seu aplicativo de agendamento preferido.

Fotos e música

As fotos estão rapidamente se tornando a única coisa que precisa ser transferida de um telefone para o outro, e o Google criou uma maneira fantástica de fazer isso no aplicativo Fotos.

Disponível para todos os telefones, é de longe a melhor opção de gerenciamento de fotos, além de backups. Por isso, se você não o usa regularmente, deve fazê-lo. Para ter certeza de que está fazendo o backup de tudo, vá para as Configurações na barra lateral e toque em Fazer backup e sincronizar. Verifique se a alternância é azul e se a conta de backup é a mesma que você usa para todo o resto.

O Google permite fazer backup de quantas fotos de alta qualidade você desejar e não serão contabilizadas no seu armazenamento do Google Drive. Se a resolução não for suficiente, você poderá fazer backup das fotos originais em tamanho real no Google Drive, mas isso custará. Embora o Google tenha dado aos usuários originais do Pixel backups ilimitados de suas fotos originais e usuários do Pixel 2 e 3 por três anos, qualquer outra pessoa (incluindo os proprietários do Pixel 3a e 4) terá que usar o espaço alocado no Google Drive, para que você possa aumentar seu armazenamento para acomodar os gigabytes extras. Os usuários do Google Drive recebem apenas 15 GB de graça. Logo, se o rolo da câmera for maior que isso, você poderá pagar US$ 1,99 por mês por 100 GB ou US$ 9,99 por mês por 1 TB de armazenamento. Mas, independentemente do tamanho que você escolher, todas as suas fotos aparecerão quando você abrir o aplicativo Google Fotos no seu novo telefone.

Quando se trata de música, existem duas maneiras de fazê-lo. Se você já se inscreveu em um serviço de streaming como Spotify, YouTube Music ou Apple Music, basta acessar o aplicativo no seu novo telefone e fazer login para acessar todas as suas músicas. Esta é sua melhor aposta, pois a perda do aplicativo Google Play Music dificultou a reprodução de faixas locais no seu telefone.

Se você não é um streamer, o YouTube Music ainda ajudará você a se divertir, permitindo acessar arquivos armazenados no seu dispositivo sem a necessidade de se inscrever no serviço. É muito rudimentar e um pouco frustrante, mas com um pouco de paciência, você poderá fazê-lo funcionar. Para ver suas faixas, basta armazená-las em um cartão microSD ou no Google Drive e depois transferi-las para o aplicativo de arquivos do seu novo telefone. O YouTube Music irá encontrá-los e exibi-los na guia Arquivos do dispositivo, e você poderá reproduzi-los como quiser, mas não poderá adicioná-los às listas de reprodução do YouTube Music ou transmitir para outro dispositivo.

Senhas e favoritos

Se você usa o Chrome no seu telefone, também pode levar o histórico, as senhas e os favoritos do navegador para o seu novo telefone. Primeiro, vá para a guia Google em Configurações e role para baixo até a opção Bloqueio inteligente para senhas.

Essa configuração armazena senhas de aplicativos e sites Chrome na sua Conta do Google. Ligue-o e, da próxima vez que você fizer login no Chrome no seu novo telefone, não precisará digitar as mesmas senhas repetidamente. Também funciona com alguns aplicativos de terceiros, desde que os desenvolvedores tenham suporte embutido. Basta ir até a guia Segurança na sua Conta do Google para ver quais estão armazenadas.

Se você está desconfiado sobre as senhas de aplicativos que estão sendo salvas em sua Conta do Google, pode colocar na lista negra qualquer aplicativo usando o Smart Lock. Ou você pode renunciar a tudo isso junto e baixar um gerenciador de senhas. Existem muitas ótimas por aí, incluindo Dashlane, LastPass e 1Password, e todas elas armazenam suas senhas em um armário criptografado. A maioria cobra uma taxa, mas vale a pena. Você só precisa fazer login no seu novo telefone e terá acesso a todas as suas senhas por meio do recurso de preenchimento automático do Android.

Para as demais necessidades da web, acesse as configurações do Chrome. Toque no nome da sua conta e sincronize para ver tudo o que você deseja armazenar na nuvem, incluindo favoritos, histórico, guias abertas e cartões de crédito salvos. Depois de selecionar os que você deseja, eles estarão disponíveis quando você fizer login no Chrome no seu novo dispositivo.

Mensagens SMS e MMS

Mover suas conversas é um pouco mais complicado que o resto, mas está ficando melhor. A maneira mais fácil é usar o WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger ou algum outro serviço de terceiros, pois você só precisa fazer login no aplicativo apropriado para acessar seu histórico completo de bate-papo. Além disso, se você possui um telefone Pixel e/ou usa Mensagens Android, existe uma opção no backup do Google Drive para fazer backup de suas mensagens SMS, embora isso deixe para trás fotos ou vídeos.

Portanto, até que o Google comece a fazer o backup de mensagens MMS, a maneira mais segura de mover todas elas das Mensagens do Android ou do aplicativo de mensagens de texto de sua escolha para um novo telefone é um serviço exagerado. Existem várias na Play Store: o SMS Backup + e o SMS Backup & Restore são os mais populares e os mais bem classificados, e funcionam como um intermediário que coleta suas mensagens até que você esteja pronto para transferi-las para um novo aplicativo.

Não é o processo mais rápido, por isso é necessário dedicar algum tempo para que ele funcione se houver muitas mensagens, mas funciona muito bem. Em nossos testes, usamos o SMS Backup + para fazer backup e restaurar um lote de mais de 2.000 mensagens em um dispositivo de teste sem problemas. É desconcertante o fato de o Google não ter implementado um sistema semelhante no Android, mas por enquanto aplicativos como o SMS Backup + certamente farão o truque.

Contudo, uma palavra de cautela: não limpe seu telefone antigo até ter certeza de que suas mensagens apareceram no seu novo. Dessa forma, você poderá recomeçar se algo der errado durante a transferência.

E é isso. Com a combinação certa de aplicativos e serviços em nuvem, você não precisa mais se preocupar em deixar seu celular para trás quando adquirir um novo telefone. Não importa se você deseja suas mensagens, músicas ou e-mails: sua conta do Google é a ferramenta número um em seu arsenal e está se tornando rapidamente um ponto de parada para fazer backup e transferir tudo de um telefone para outro.

Relacionadas

Como escolher o melhor smartphone [Black Friday]

Dicas de como aproveitar as ofertas

Como conectar seu smartphone Android a uma televisão

Deseja exibir fotos, vídeos e conteúdo do seu telefone Android na sua TV? Saiba como

Android | Como impedir a ativação automática do horário de verão

Mesmo com o fim do horário de verão, muitos smartphones atualizaram automaticamente para o novo fuso horário. Veja como desativá-lo

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site