Comprou um iPhone 8 ou 8 Plus? Faça estas dez coisas primeiro

Dispositivos são os modelos mais baratos de iPhone à venda hoje no Brasil

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/comprou-um-iphone-8-ou-8-plus-faca-estas-dez-coisas-primeiro/
Clique para copiar

Você adquiriu um novo iPhone 8 ou 8 Plus? Ótimo! Mas antes de sair para tirar um milhão de fotos ou colocá-lo para recarregar, há alguns detalhes que você deve se atentar. Listamos dez coisas para você fazer assim que tirar o seu novo iPhone 8 ou 8 Plus da caixa.

1. Faça backup e restaure

Juramos que não essa não é uma dica ruim. Pelo o contrário: é uma boa ideia fazer backup do seu telefone antigo depois de ter o seu novo iPhone em mãos, para que o backup esteja o mais atualizado possível. Você pode fazer backup via iCloud ou em um Mac.

O iOS possui um recurso chamado Início Rápido (Quick Start) que usa seu iPhone antigo para configurar seu novo. Você ainda pode usar o Início Rápido (e se é isso que deseja fazer, pule para o item 2 da nossa lista), mas ainda é recomendado fazer backup do seu iPhone antigo primeiro. Você não precisa usar o Quick Start. Aqui estão as instruções sobre como fazer backup do seu iPhone antigo e usá-lo para configurar o seu novo iPhone.

Para um backup do Mac (macOS Catalina): Conecte seu iPhone antigo ao Mac, abra uma nova janela do Finder e selecione seu iPhone na coluna da esquerda na seção Locais. Você verá uma janela que se parece com a janela de gerenciamento do iPhone que costumava estar no iTunes. Na seção Backups, escolha Faça backup de todos os dados do seu iPhone neste Mac. Verificar a opção Criptografar o backup local também é uma boa ideia, para que também seja feito o backup das senhas da sua conta e dos dados de integridade – basta escolher uma senha que você não esqueça. Clique no botão Fazer backup agora.

Quando o backup estiver concluído, conecte seu novo iPhone 8 e diga ao Mac que deseja restaurar a partir do backup que você acabou de fazer. Se preferir, você pode voltar para os backups do iCloud em Configurações > iCloud > Backup. Mas nunca é demais executar um backup no próprio Mac de vez em quando.

Para um backup do Mac (macOS Mojave ou anterior): O processo de backup é semelhante ao descrito acima para o Catalina, mas você usa o aplicativo iTunes. Depois de fazer backup do seu iPhone antigo, conecte o seu novo. O iTunes o guiará pelas etapas de configuração.

Para um backup do iCloud: Não há necessidade de conectar seu iPhone antigo ao Mac. Basta abrir Configurações e tocar na sua lista de perfis Apple ID na parte superior. Depois, vá para iCloud > iCloud Backup e selecione Fazer backup agora.

Ao configurar o seu novo iPhone 8, você pode restaurar seu iPhone desse backup depois de fazer login no seu novo dispositivo com o seu ID Apple.

2. Início Rápido

O Início Rápido é uma maneira de configurar seu novo iPhone sem usar o Mac. Você pode usar o Início rápido em vez do método descrito no número 1 acima. Antes de usar o Quick Start, tenha seu iPhone antigo por perto, pois ele será usado para configurar seu novo iPhone. Se você não deseja transferir os aplicativos e as configurações do iPhone antigo para o novo, faça uma configuração manual de início rápido, na qual entraremos em breve.

Quando você inicia o seu novo iPhone 8, ele recebe uma tela Hello (Olá, em português). Depois de pressionar o botão Início para abrir o iPhone, você será solicitado a escolher um idioma. Depois disso, você precisa selecionar seu país ou região.

Agora a tela Início rápido é exibida. Veja como configurar seu novo iPhone.

Transfira dados do iPhone antigo para o novo. Depois que a tela Início Rápido aparecer no novo iPhone, você verá uma tela Configurar novo iPhone no seu iPhone antigo. No iPhone antigo, toque em Desbloquear para continuar se o telefone estiver bloqueado. Em seguida, toque no botão Continuar.

No seu iPhone antigo, você verá uma tela com um grande círculo rotulado como “Segure seu novo iPhone até a câmera”. No novo iPhone, você verá uma tela chamada “Aguardando o outro iPhone… ”. Pegue o iPhone antigo e use a câmera para posicionar a nuvem de pixels azuis no novo iPhone no centro do círculo. Quando o iPhone antigo detectar os pixels, continuará automaticamente a configuração. No novo iPhone, você precisa digitar a senha do iPhone antigo.

Configure o novo iPhone como um telefone novo e não transfira dados de um iPhone antigo. Quando a tela Início Rápido aparecer, toque no link Configurar manualmente, na parte inferior. Na próxima tela, selecione uma rede Wi-Fi. Depois que o seu iPhone for autenticado usando a rede Wi-Fi, siga as etapas para configurar o iPhone. Na tela Apple e dados, selecione Não transferir aplicativos e dados se não quiser fazer isso.

3. Configure o Touch ID e Apple Pay

Sim, você deve usar o Touch ID para obter segurança máxima – é a maneira mais rápida de desbloquear o iPhone e permitirá definir um código de acesso mais complicado, pois você não precisa digitá-lo sempre. Portanto, reserve alguns minutos para pressionar repetidamente um dedo no botão Início para registrá-lo.

Se você confia em outro ser humano para desbloquear o telefone, pode adicionar o dedo (ou mais de seus próprios dígitos) acessando Configurações > Touch ID e senha > Adicionar uma impressão digital.

Como você precisa ativar o Touch ID para usar o Apple Pay, seria um bom momento para acessar o aplicativo Wallet da Apple para configurá-lo. Se você é novo no Apple Pay, siga as instruções na Carteira virtual para adicionar um cartão de crédito ou dois. Se você já tinha o Apple Pay em um iPhone antigo, notará que seus cartões de crédito desapareceram no seu novo iPhone. Por quê? Para sua segurança, é claro. Seu histórico da Google Wallet ainda estará lá, mas você precisará inserir novamente os cartões de pagamento que deseja usar com o Apple Pay.

4. Configure a sensibilidade do Botão Início (Home)

O botão Início não é um botão de recorte separado que se move para baixo quando você o pressiona. Está completamente fundido com o resto do queixo do iPhone, para que não se mova fisicamente para cima e para baixo. Você ainda pode encontrá-lo com o polegar, graças ao anel de metal Touch ID que o cerca.

No entanto, quando você pressiona o botão Início, você ainda sente uma vibração do Taptic Engine, que deixou de existir nos iPhones 11 e 11 Pro. Se você configurar o iPhone 8 como um novo telefone, poderá escolher como deve ser o botão Início. O iOS oferece três cliques para você escolher. Nesta tela, toque em 1, 2 ou 3 e pressione o botão Início para sentir a diferença entre esses cliques. Escolha o que você mais gosta e toque em Avançar no canto superior direito. Se você quiser alterá-lo mais tarde, basta acessar Ajustes > Geral > Botão Início.

5. Atualize seus aplicativos

Ótimo, agora você deve finalmente estar na tela inicial. Entre na App Store: você desejará as versões mais recentes de todos os seus aplicativos. Enquanto você estiver lá, confira as coleções de apps interessantes, com artigos em estilo de revista, entrevistas com desenvolvedores de aplicativos futuros, trailers de jogos e mais novidades na seção Hoje. Isso muda diariamente, para que você possa voltar amanhã para ver o que mais há de novo.

Não se esqueça de que você pode atualizar automaticamente seus aplicativos pressionando o botão Atualizações em Ajustes > Apple ID > iTunes e App Store. Ou você pode atualizar manualmente as ferramentas na App Store – toque no ícone da sua conta no canto superior direito do aplicativo App Store e role para baixo até a seção Atualizações Disponíveis.

6. Emparelhe seu Apple Watch

Se você usa um Apple Watch (ou talvez tenha acabado de comprar um Apple Watch novo), será necessário emparelhá-lo ao seu novo iPhone para manter os dados da Atividade salvos no banco de dados do app Saúde e manter as notificações do seu novo telefone sendo enviadas para o relógio. Primeiro, você precisa desemparelhar o relógio do seu iPhone antigo. No aplicativo Apple Watch no seu iPhone antigo, toque no relógio, depois no ícone “i”, desemparelhe o Apple Watch e digite sua senha do iCloud quando solicitado.

Em seguida, inicie o aplicativo Apple Watch no seu novo iPhone 8, que o guiará pelo processo de emparelhamento, incluindo a definição de uma senha, o comportamento de desbloqueio e o Apple Pay.

7. Experimente a câmera

Certifique-se de se familiarizar com os diferentes modos de câmera. Brinque com as câmeras Time-Lapse e Slo-mo, grave alguns vídeos, confira a câmera fotográfica comum, bem como as câmeras Square e Pano.

8. Edite fotos com efeito Live

No aplicativo Câmera, ative o Live Fotos tocando no pequeno ícone em círculo que se parece com um fogo de artifício (meio esquerdo, entre o ícone do flash na extrema esquerda e o ícone do cronômetro no meio direito), na barra de ferramentas superior quando você estiver modo Foto regular. Ele brilha em amarelo quando ativado. Quando você tira uma foto, o iPhone captura 1,5 segundos de vídeo antes e depois, então mantenha o telefone firme para obter melhores resultados.

Para ver suas Live Fotos em ação, você as encontra entre suas fotos regulares no aplicativo Fotos. Quando você passa as fotos, a animação Live Foto é exibida por uma fração de segundo e depois para. Para ver tudo, toque em 3D na foto pressionando firmemente e segurando a foto.

Para editar uma Live Foto, toque no botão Editar. Você pode cortá-las, adicionar um filtro, ajustar cores e iluminação ou até mesmo usar o ajustador automático de varinha mágica no canto superior direito. Você também pode cortar sua foto ao vivo por tempo.

9. Personalize seu Centro de Controle

O Centro de Controle fornece acesso rápido a algumas funções e aplicativos do iPhone, incluindo câmera, lanterna, calculadora e despertador. Você também encontrará dois controles deslizantes para o volume e brilho da tela, além de alternar para bloqueio de rotação da tela, o modo Não Perturbe, espelhamento de tela e todos os seus controles sem fio (como Bluetooth, Wi-Fi e Modo de avião).

Você acessa o Centro de Controle deslizando para cima na parte inferior da tela inicial. Vá para Ajustes > Centro de Controle > Personalizar controles e adicione qualquer recurso que pareça interessante.

10. Carregamento

Há uma razão para o seu novo iPhone 8 ter esse vidro brilhante na parte traseira, e isso não é um retrocesso para o iPhone 4. Esse vidro é para suporte a carregamento sem fio. Para usar esse recurso, você precisará de um carregador sem fio compatível que utilize o padrão Qi. Se você tem um dispositivo dessa categoria, tudo o que você precisa fazer é colocar o iPhone em cima dele e pronto. Diga adeus à confusão de cabos Lightning na sua mesa de cabeceira.

Obviamente, você pode carregar seu iPhone 8 via Lightning se quiser. E, na verdade, essa ainda pode ser a maneira mais rápida de carregar seu telefone.

Relacionadas

Comprou um Apple Watch? Faça estas cinco coisas primeiro

Adicione mostradores, customize os apps e defina as configurações iniciais do relógio

O que esperar das câmeras dos smartphones em 2020

Elas estão cada vez mais poderosas

5 melhores smartphones para fotos e vídeos de 2019

Reunimos os cinco dispositivos que mais se destacaram no quesito fotográfico

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site