Texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto

Aprenda a ajustar o monitor

PC World - EUA
27/01/2005 - 16h50 - Atualizada em 14/05/2006 - 22h12
Como ajustar brilho, contraste, temperatura de cor, gama e perfis para extrair o máximo do monitor de vídeo.


Você gasta grande parte do dia olhando para ele. Por que, então, não fazer o monitor oferecer a melhor visão possível? Um equipamento bem calibrado reduz o cansaço ocular e produz impressões mais fiéis ao que é apresentado.

Infelizmente, a maioria dos usuários de PC tira o monitor da caixa e faz pouco esforço para obter a melhor imagem. E isso pode ser feito sem o desembolso de um tostão sequer. Configure o monitor somente depois de ele estar funcionando por pelo menos 30 minutos. Posicione a tela para evitar reflexos e brilho e reduza a quantidade de luz ambiente na sala.

Comece otimizando a resolução, a profundidade da cor e a freqüência de atualização (refresh) no Windows (leia “Ajustes no Windows”, ao lado). Também é importante conhecer os controles do próprio monitor. As configurações variam, mas todos os equipamentos têm opções para temperatura de cor, brilho e contraste.

Temperatura de cor – A luz branca no monitor não é branco puro, varia de branco azulado a branco avermelhado. A temperatura de cor escolhida deve ser o ponto deste espectro mais agradável ao seu olho. Provavelmente, seu monitor vem de fábrica ajustado em 9300 K, que tem propensão ao azul. Mas muita gente prefere os tons “mais quentes” de 6500 K. O número da “temperatura” refere-se à cor da luz emitida por um objeto ideal aquecido para a temperatura determinada em graus kelvin – vermelho quente, branco quente, azul quente e assim por diante.

Brilho e contraste – Para configurar ou ajustar as opções, você precisa de modelos de teste de calibragem. Muitos profissionais de artes gráficas utilizam o Displaymate (www.displaymate.com), programa que fornece diagnóstico, modelos e instruções de calibragem excelentes. O Displaymate custa 69 dólares por download. Clique aqui para para baixar a versão de demonstração gratuita do Displaymate, que oferece os modelos necessários para uma calibragem básica (em inglês).

A configuração de brilho, na verdade, controla a escuridão – ou ponto preto – do monitor. Configure-o para baixo e os matizes de cinza escuros vão aparecer pretos; configure altos demais e os pretos mais escuros vão aparecer cinzas. Clique aqui para fazer o download de uma tabela de escala de cinza. De posse dela, reduza o brilho até que os dois últimos matizes escuros na tabela fiquem pretos e, depois, aumente a configuração até o primeiro matiz de cinza surgir ao lado da área de preto puro.

Depois de definir seu ponto preto, ajuste o contraste do monitor – que, na realidade, define o brilho. Escolha uma configuração que seja agra-dável aos seus olhos. Mais brilho nem sempre é melhor. Configurações de contraste altas demais podem causar borrões em alguns monitores CRT, bem como aumentar o cansaço ocular.

Gama – Esta configuração é uma correção elétrica do sinal de vídeo que ajusta o brilho de meios-tons para criar imagens mais realistas. Você reajusta o gama por meio do driver da placa gráfica ou de programas gráficos de terceiros.

Perfis de cor – O vermelho que a impressora imprime talvez seja muito diferente do vermelho que sua placa gráfica mostra ou seu scanner captura. Para coordenar cores em equipamentos gráficos diferentes, o Windows usa perfis de cor International Color Consortium (ICC), que servem como uma espécie de língua franca da cor. Cada dispositivo precisa de seu perfil específico. Para ver se você já tem todos os perfis de que necessita em seu sistema, clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho, escolha Propriedades, clique em Configurações/Avançadas e procure sob Gerenciamento de Cores.

AJUSTES NO WINDOWS
Configure a resolução, a profundidade de cores e a freqüência de atualização

Resolução – É o número de pontos (pixels) exibidos na tela. Quanto mais alta, mais pontos por polegadas e mais bem definidas são as imagens apresentadas. A placa gráfica da maioria dos computadores produzidos nos últimos quatro anos suporta resolução de pelo menos 1.024 por 768 – o que significa que as imagens da tela são compostas de 1.024 pontos na horizontal por 768 na vertical – e alguns suportam resoluções de até 1.600 por 1.200.

Clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho, selecione Propriedades e, em seguida, a guia Configurações. Deslize a barra Área de Tela ou Resolução de Tela para resolução mais alta (Mais) ou resolução mais baixa (Menos).

Embora as resoluções mais altas aprimorem a qualidade da imagem, os ícones, os textos e outros objetos na tela ficam reduzidos. Tente encontrar a configuração que seja mais confortável para você.

Profundidade de cores – A configuração refere-se ao número de cores que a placa gráfica de seu computador suporta. Quanto mais cores disponíveis, mais realística é a imagem, mas maior é a demanda de processamento. Essas configurações estão listadas em Propriedades de Vídeo/Configurações/ Cores (Qualidade da Cor no XP). Cada item é denominado pelo número de bits que determina para cada ponto: True Color (também denominada 24 bits) torna 16.777.216 cores disponíveis, enquanto High Color (16 bits) suporta 65.536 cores.

Abaixo de 16 bits as imagens devem sofrer. Novos micros oferecem suporte a profundidade de cores de 32 bits, que oferecem os mesmos 16 milhões de cores fornecidas pelo modo True Color, e 8 bits extras usados para controle da opacidade, útil para games 3D, mas de pouca utilidade em aplicações profissionais.

Freqüência de atualização - Expressa em hertz, significa com que periodicidade os fósforos que produzem luz para criar uma imagem são reenergizados. Uma freqüência de atualização muito baixa pode causar cintilações na tela. Essas piscadas podem causar cansaço na vista e dores de cabeça.

O senso comum diz que a freqüência de atualização não pode ser inferior a 72 Hz. Alguns especialistas afirmam que a taxa mínima deve ser 80 Hz. Tente diferentes taxas até encontrar aquela que é mais adequada para você, mas tenha em mente que, com freqüências de atualização muito altas, você pode perder opacidade. Além disso, poucos de nós podem discernir taxas superiores a 85 Hz.

Para fazer o ajuste, abra Propriedades de Vídeo como indicado, selecione Configurações, Avançado, Adaptador, Listar Todos os Modos e selecione a combinação de taxa de transferência, resolução e profundidade de cores da lista de valores suportados. Em algumas versões do Windows, abra Propriedades de Vídeo/Configurações/Avançado/Adaptador e seleciona a opção de freqüência de atualização na lista correspondente.

White Papers

Como escolher a parceria estratégica perfeita para seu Data Center?

Parceria estratégica que ofereça soluções integradas e completas, além de suporte de ponta a ponta

Implantação de Data Centers com Eficiência Energética

Confira como quantificar a economia de energia elétrica e métodos que podem reduzir bastante o consumo de energia elétrica

Sua empresa está preparada para o BYOD?

O "Bring Your Own Device" já é realidade, mas ainda gera dúvidas

Como as ferramentas de comunicação e colaboração impactam os resultados de negócios

Veja aqui alguns dos benefícios da adoção dessas ferramentas nas organizações

Classificação de Ferramentas de Software de Gerenciamento de Data Center

Com um sistema de classificação pronto, os profissionais de data center podem começar a determinar quais ferramentas de gerenciamento de infraestrutura física são necessárias para a operação de seus data centers

Pesquisa: os desafios de Big Data para as empresas

47% consideram o crescimento dos dados a principal preocupação. E você? Conheça outras estatísticas e as soluções de armazenamento que podem ajudar a sua empresa.

 

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado