Dicas para lidar com horas no Excel

PC WORLD - ESPANHA
24/01/2006 - 20h47 - Atualizada em 24/01/2006 - 20h59
Precisa aplicar fórmulas, lidar com valores muito altos ou negativos em células envolvendo horas? Veja alguns truques para isso

Uma dificuldade comum para usuários que lidam com planilhas do Excel é trabalhar e aplicar fórmulas em células com horas. Em primeiro lugar, uma boa alternativa para evitar problemas é transformar as horas em números decimais, o que permitirá a aplicação de qualquer tipo de fórmula e o trabalho com números negativos (o Excel não aceita valores negativos para células com formato horas).

Para fazer isso, basta saber que o Excel representa o tempo medido em dias, ou seja, o número 1 significa 1 dia, ou 24 horas. Sendo assim, 8:00 é igual a 0,3333, ou 33,33% de um dia, e 0,5 equivale a 12:00.

Portanto, para calcular o valor decimal equivalente a qualquer hora do dia, basta multiplicar a hora por 24 e definir o formato Geral para a célula do resultado. Por exemplo, se a célula A1 contém 05:27, digite na célula B1 a fórmula =A1*24. Em seguida, selecione B1, clique em Formatar / Células, escolha a categoria Geral e clique OK. A célula B1 mostrará que 05:27 equivale a 5,45.

Hora superior a 23:59

Outra dica bastante útil é a do formato de hora que permite valores superiores a 23h59. Como padrão, todo formato de hora do Excel inclui a data e a hora. Portanto, se você digitar 08:00 em uma célula, o programa interpretará 08:00 do dia 1. Assim, se você digitar 25:00, o Excel entenderá como 01:00 do dia 2.

Para evitar esse problema, selecione a célula em questão, escolha Formatar / Células, marque a categoria Hora no painel da esquerda e, no painel Tipo, selecione o sétimo formato disponível (“37:30:55”). Clique OK para confirmar.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado