Excel: mudou o valor, muda a cor

Por Fábio Vianna, especial para a PC WORLD
03/10/2006 - 18h09 - Atualizada em 09/10/2006 - 13h32
Saiba como fazer um gráfico em formato condicional. Isso quer dizer que as cores mudam conforme os valores das células

Notícias Relacionadas

Saiba como fazer um gráfico em formato condicional. Isso quer dizer que as cores mudam conforme os valores das células

Um gráfico interativo de fácil construção é chamado, no mundo Excel, de gráfico de formato condicional. Nele, as colunas mudam de cor dependendo dos valores atribuídos. Este atributo permite criar gráficos onde o leitor, olhando para as colunas, já consegue identificar o valor que está acima ou abaixo de uma meta estabelecida.

Passo-a-passo

Grafico excel1

Com base na tabela ao lado, vamos criar um gráfico que exiba os resultados mensais de vendas. Os períodos que não alcançarem 2 mil unidades comercializadas serão considerados ruins e as barras que os representam serão exibidas em vermelho. Já as barras referentes aos meses em que a meta superou 2 mil serão exibidas em verde. Para fazer este gráfico, siga os passos:

1 - Separe a coluna de vendas em duas: uma com os valores abaixo de 2 mil e outra acima deste valor. Utilize a função a seguir na célula C6 para os valores até 2000:

=SE(B6<=2000;B6;0)

Isto significa que, se o número contido na célula B6 (janeiro) for menor do que 2 mil, a função trará o valor daquele mês. Caso contrário, nada acontecerá.

2 - Clique em cima da célula C6 e arraste até a última linha

3 - Agora é a vez de separar os maiores de 2 mil. Utilize a fórmula abaixo e arraste até a última linha da coluna D:

=SE(B6>2000;B6;0)

A tabela ficará assim:

Grafico excel2


Hora de construir o gráfico

Em primeiro lugar, posicione o cursor em qualquer célula da própria tabela de dados que foi construída. Dessa forma, o próprio Excel monta a seqüência para você e poupa o trabalho de marcar seleções de valores. Cursor a postos, siga os passos:

1 - Clique em Inserir, Gráfico, escolha o de tipo Colunas e clique em Avançar.

2 - Na tela a seguir, clique na aba Série (ou Seqüência). Se você clicou em alguma célula com valor, ele mostrará três seqüências (ou séries): “Volume de Vendas”, “Até 2.000” e “Maior do que 2.000”.

Grafico excel3

3 - A seqüência chamada “Volume de Vendas” é desnecessária para o nosso gráfico. Então, clique sobre ela e a seguir no botão Remover. Agora que você tem apenas as seqüências “até 2.000” e “Maior do que 2.000”, clique em concluir.

Seu gráfico será parecido com este:

Grafico excel4

4 - Clique sobre o quadrado da legenda que indica a seqüência “Até 2.000”, depois clique em Padrões e escolha a cor vermelha.

Grafico excel5

5 - Selecione agora o quadrinho que se refere à seqüência “Maior do que 2.000” e mude a cor para verde (ou outra cor de sua preferência).

6 - O gráfico ficará parecido como este:

Grafico excel6

Ficou torto, mas tem conserto

Em janeiro, a coluna vermelha está deslocada para a esquerda e, em março, a verde está mais à direita. Por quê?

Cada mês do gráfico é formado por duas colunas, só que uma delas sempre é zero e, assim, ela não aparece, mas seu lugar permanece reservado. Siga os passos e resolva este problema estético:

1 - Clique em qualquer uma das duas seqüências e abra sua formatação (como o que feito anteriormente com as cores). Na aba Opções, insira no item Sobreposição o valor de 100. Isso fará com que o Excel sobreponha totalmente as duas colunas, ou seja, ao invés de ficar uma ao lado da outra, ficará uma sobre a outra.

Grafico excel7

Dica extra: se quiser, reduza a largura do espaçamento para deixar as colunas mais grossas.

Pronto. Nosso gráfico está concluído. Agora basta alterar os valores na coluna B e ver se tudo isso deu certo mesmo.

Grafico excel8

* Fábio Vianna é bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, sócio-diretor do Centro de Excelência em Planilhas e tem mais de 10 anos de experiência em modelagem de planilhas"

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Sua TI está preparada para o próximo desastre?

Garantir a segurança e proteger os recursos de TI, assegurar alta disponibilidade dos dados e ter um plano para retomar as operações rapidamente no caso de desastres inesperados são prioridades para líderes de TI de empresas que pensam no futuro. Acesse este white paper e entenda como é possível evitar tempo de inatividade e garantir disponibilidade à sua empresa com DRaaS.

Uma Nova Geração do BI: confira análises self-service que seu time de negócio e de TI vão amar

Este white paper mostra como o BI Self-Service deve funcionar e os benefícios desta nova geração de BI - uma geração que oferece um ambiente abrangente e análises sofisticadas o suficiente para satisfazer seus cientistas de dados, sendo fácil de usar e acessível para usuários de negócios.

A Próxima Era da Inteligência Analítica: A Inteligência Artificial

Apresentando sete artigos, esse relatório mostra o quão diferente pode ser o uso de IA por indústrias visando atingir uma vantagem competitiva e adequar-se melhor aos seus objetivos e aos seus clientes. Acesse este relatório e confira o que a IA pode significar para os negócios e como a IA pode agregar valor para a inteligência analítica.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado