O que é e para que serve o .NET Framework?

Por Flávio Xandó, especial para a PC WORLD
31/05/2007 - 11h29 - Atualizada em 31/05/2007 - 16h18
Alguns programas exigem que o sistema tenha esse framework instalado. Entenda o motivo e baixe a versão correta e compatível com o seu sistema

Alguns programas exigem que o sistema tenha esse framework instalado. Entenda o motivo e baixe a versão correta e compatível com o seu sistema

Dúvida da leitora Ruciana Maria Melo Correa, recebida por e-mail
“Fiz o download de um jogo e, ao abri-lo, ele solicita o .NET Framework 2.0, para que eu  possa começar a jogar. Baixei o arquivo (enorme, por sinal), mas gostaria de saber se é realmente necessário tê-lo e o que ele faz”.

PC  WORLD: O  NET Framework é essencial para rodar vários programas que foram desenvolvidos com o uso dessa tecnologia da Microsoft. Além de segurança, a tecnologia oferece independência de plataforma, com algumas aplicações (inclusive games) rodando em Linux, por exemplo.

Para estes softwares rodarem corretamente, ele necessitam de diversos componentes que foram usados pelo programador e devem estar instalados na hora da execução. O download da versão 2.0 é grande, cerca de 23 MB, e cada vez mais programas têm sido desenvolvidos usando essa plataforma. 

Pelo menos, por já ter feito o download e a instalação, você não precisará refazer esse processo quando for utilizar outros programa baseados em .NET.

Em tempo: a Microsoft já oferece a versão 3.0 da tecnologia. Informações em português sobre ela podem ser obtidas aqui.

Se você, leitor, ainda não possui este framework, na versão 2.0, selecione o tipo de sistema que possui e baixe aqui:

.: Versão x86 (22,4 MB)
.: Versão x64 (45,2 MB)
.: Versão IA64 (52,2 MB)

Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para a equipe da PC WORLD.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Transforme dados em informações estratégicas para o seu negócio

As organizações de hoje em dia buscam uma abordagem à análise de autoatendimento que equilibre as necessidades da equipe de TI e da empresa. Com quatro importantes etapas a TI pode deixar de ser uma “fábrica de relatórios” para assumir um papel mais estratégico de governança e disponibilização de dados e ainda é possível implantar com sucesso a análise de autoatendimento. Acesse agora o ebook e confira as 4 etapas para uma implementação bem sucedida da análise de autoatendimento em sua empresa.

Quero migrar para a nuvem, mas como devo começar?

Desenvolvido pelos especialistas em TIC da Algar, este guia irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de migração para a nuvem e mostrará como é possível reduzir custos de infraestrutura e manutenção. Descubra por que as empresas estão aderindo ao Cloud. Acesse o guia agora e veja 8 passos importantes para realizar a migração de aplicações e serviços de sua empresa para a nuvem.

8 dicas para reduzir os custos de TI da sua empresa

Os especialistas em TIC da Algar Telecom desenvolveram um E-book exclusivo para os gestores de TI. As dicas que serão apresentadas a seguir têm o propósito de ajudar os gestores no caminho de revisão estrutural do negócio, tendo como meta a redução de custos, mas com a manutenção da qualidade e eficiência. Acesse agora o e-book e veja como aumentar a performance de seu TI economizando.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado