O que é e para que serve o .NET Framework?

Por Flávio Xandó, especial para a PC WORLD
31/05/2007 - 11h29 - Atualizada em 31/05/2007 - 16h18
Alguns programas exigem que o sistema tenha esse framework instalado. Entenda o motivo e baixe a versão correta e compatível com o seu sistema

Alguns programas exigem que o sistema tenha esse framework instalado. Entenda o motivo e baixe a versão correta e compatível com o seu sistema

Dúvida da leitora Ruciana Maria Melo Correa, recebida por e-mail
“Fiz o download de um jogo e, ao abri-lo, ele solicita o .NET Framework 2.0, para que eu  possa começar a jogar. Baixei o arquivo (enorme, por sinal), mas gostaria de saber se é realmente necessário tê-lo e o que ele faz”.

PC  WORLD: O  NET Framework é essencial para rodar vários programas que foram desenvolvidos com o uso dessa tecnologia da Microsoft. Além de segurança, a tecnologia oferece independência de plataforma, com algumas aplicações (inclusive games) rodando em Linux, por exemplo.

Para estes softwares rodarem corretamente, ele necessitam de diversos componentes que foram usados pelo programador e devem estar instalados na hora da execução. O download da versão 2.0 é grande, cerca de 23 MB, e cada vez mais programas têm sido desenvolvidos usando essa plataforma. 

Pelo menos, por já ter feito o download e a instalação, você não precisará refazer esse processo quando for utilizar outros programa baseados em .NET.

Em tempo: a Microsoft já oferece a versão 3.0 da tecnologia. Informações em português sobre ela podem ser obtidas aqui.

Se você, leitor, ainda não possui este framework, na versão 2.0, selecione o tipo de sistema que possui e baixe aqui:

.: Versão x86 (22,4 MB)
.: Versão x64 (45,2 MB)
.: Versão IA64 (52,2 MB)

Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para a equipe da PC WORLD.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado