Texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto

Como transferir fotos do celular para o PC

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD
12/06/2007 - 13h40 - Atualizada em 27/01/2009 - 13h10
Saiba como baixar as imagens capturadas e driblar as barreiras colocadas por algumas operadoras

Saiba como baixar as imagens capturadas e driblar as barreiras colocadas por algumas operadoras

fotos_celular150Com um número crescente de usuários de telefones celulares com câmeras digitais, sobe também o interesse em compartilhar as imagens capturadas (o que pode ser feito a partir do próprio telefone) ou mesmo baixá-las no computador.

Estudo divulgado em abril pelo Instituto Qualibest mostrou que 56% dos usuários brasileiros que possuem câmeras digitais ou telefones celulares equipados com esta funcionalidade utilizam o dispositivo pelo menos uma vez por semana.

Saiba que existem várias formas de levar as imagens do celular para o PC e como fazer isso depende de duas variáveis: o modelo do aparelho e – acredite – a operadora do serviço de telefonia móvel.

A Vivo é a operadora nacional que mais dificulta esse processo, pelo menos para quem utiliza celulares com a tecnologia CDMA e sem a facilidade de infravermelho.

Nesse caso, a única forma de extrair as imagens capturadas pelo celular é enviá-las por e-mail (se o usuário tiver esse serviço disponível) ou por meio de uma mensagem multimídia (MMS) para o correio eletrônico convencional.

Para isso, abra uma mensagem nova, anexe a imagem desejada, escolha o e-mail destinatário e envie. Ah! Não se esqueça de que este é um serviço pago.

Comunicação sem fio
Caso o celular e computador possuam o recurso de comunicação por infravermelho – e isto vale para qualquer outra operadora ou tecnologia – CDMA, TDMA ou GSM – basta habilitar a comunicação entre os dois dispositivos e transferir as imagens.

Outra maneira de transferir imagens (e outros arquivos) é utilizar a comunicação Bluetooth (caso o PC também ofereça o recurso; caso contrário, é possível adquirir um adaptador sem fio para ser ligado à porta USB do computador).

Para isso, vá até a área de configurações do celular, localize a função correspondente à Comunicação e habilite a função Bluetooth e faça o dispositivo localizar as conexões disponíveis (é possível que uma senha seja solicitada, caso você tenha criado uma).

Uma vez que o celular tenha localizado o computador, basta selecionar o arquivo desejado e clicar na função correspondente ao envio pelo Bluetooth. O bacana disso é que você não terá de pagar nada.

Comunicação por fio
Outra maneira de transferir as imagens que estão no celular – e até no sentido contrário, se for o caso – é utilizar cabos de comunicação.

O problema dessa solução é que a maior parte dos celulares não inclui este cabo entre os acessórios que acompanham o equipamento, restando ao usuário a opção de comprá-lo separadamente.

Visite a página do fabricante do celular na web para saber o modelo que deve ser comprado, já que alguns fabricantes têm cabos diferentes até para modelos de celulares “muito parecidos”.

De posse do cabo, rode o CD de instalação que acompanha o acessório e siga as instruções. Conecte o cabo ao celular e à saída USB do micro e pronto.

Se nada disso funcionar, resta ao usuário a opção de enviar as imagens pelo e-mail ou MMS. E pagar por isso.

Publicidade

 

White Papers

Por que Big Data é um Grande Negócio?

Aprenda como a TI pode extrair valor do Big Data com boa visibilidade, previsibilidade e aumento de produtividade e eficiência

Aprenda como agregar valor máximo a sua empresa com o Big Data

Entenda como garantir que seus projetos de Big Data conduzirão os valores definidos do seu negócio claramente

Implantação de Data Centers com Eficiência Energética

Confira como quantificar a economia de energia elétrica e métodos que podem reduzir bastante o consumo de energia elétrica

Solução de ERP na nuvem: controle e eficiência sempre em mãos

Conheça os benefícios de usar um software de gestão no modelo cloud computing e tenha todos os dados da sua empresa disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana

Sua empresa está preparada para o BYOD?

O "Bring Your Own Device" já é realidade, mas ainda gera dúvidas

Como as ferramentas de comunicação e colaboração impactam os resultados de negócios

Veja aqui alguns dos benefícios da adoção dessas ferramentas nas organizações

Publicidade

Publicidade

 

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado

Publicidade
Publicidade