Dá para captar o sinal da TV digital utilizando antena parabólica?

Fernando Petracioli, especial para PC WORLD*
11/04/2008 - 19h59 - Atualizada em 18/05/2010 - 01h23
Saiba o que é preciso para não só sintonizar o sinal digital de TV, mas assistí-lo em alta definição.
Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

Atualizada em 15/04, às 17h55

parabolica_digital_150Desde o dia 2 de dezembro, as emissoras de televisão vêm aos poucos migrando suas programações e transmissões para o formato digital.

O que ocorreu à época foi o início somente da chamada “transmissão terrestre” da televisão digital, em que o pacote de dados (áudio, vídeo, interatividade e dados do programa) é enviado diretamente do transmissor (a antena da emissora) para o receptor (a antena e conversor) na casa do usuário.

Outros destaques da PC World:

> Veja receptores portáteis para TV digital
> 3G: conheça alguns modelos de celulares e smartphones
> Conheça os 6 notebooks mais leves do mundo
> Confira 28 teclados com designs muito particulares
> 10 computadores tunados que você precisa conhecer
> Veja o que designers estão criando para ser os computadores do futuro

A novidade que aos poucos já vêm sendo implantada é a transmissão do sinal digital em alta definição por satélite. Neste caso, o sinal sai do transmissor para um satélite, e este reflete o pacote de dados para as antenas parabólicas dos telespectadores.

A vantagem aqui é que se pode ir além das atuais restrições de alcance da TV digital, hoje apenas incipiente em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na teoria, parabólicas em qualquer região do Brasil podem receber sinal digital.

Mas entre sintonizar este sinal digital e assisti-lo em alta definição existe uma grande diferença. Luiz Rodrigo Openheimer, da Linear, explica que para se ter acesso a conteúdo em alta definição (HD) é necessário que alguns requisitos sejam cumpridos.

A programação nesse caso precisa ter sido gerada e transmitida pela emissora no formato de alta definição e o usuário vai precisar de um receptor de satélite específico para TV digital com saída HDMI; e sua televisão precisa ter entrada para HD.

Esses receptores (espécies de set-top boxes) já podem ser encontrados no mercado. A Zinwell é uma das fabricantes do aparelho.

Importante: Se não for cumprido algum desses requisitos, será até possível sintonizar a programação de TV digital usando uma parabólica, mas isso não significa que ela estará em alta definição. Veja dois casos em que isso pode acontecer:

> o receptor capta o pacote de dados em alta definição mas repassa ao televisor em média ou baixa definição;

> o receptor capta e repassa as informações em HD, mas usamos um televisor analógico.

Das principais emissoras de TV do Brasil (canais abertos), as únicas que já fazem esse tipo de transmissão são Rede TV! e Band.

A Rede Globo ainda faz testes com esta modalidade de transmissão, mas de uma maneira diferente. O sinal é enviado de forma codificada para o satélite e, em vez de ir direto para as casas dos espectadores, é enviado para as afiliadas da emissora. Estas decodificam o sinal e o retransmitem para as casas pelo modo “terrestre”.


parabolica_digital_150Mas afinal, o que diferencia as duas modalidades de transmisssão? Band e Rede TV! têm uma programação unificada para todo o Brasil, ou seja, todos os brasileiros assistirão à mesma grade usando parabólica.

As afiliadas da Globo, por sua vez terão autonomia para regionalizar a programação, já que haverá esta retransmissão. Comerciais e programas locais poderão ser especificados.

Luciano Mendes, do Inatel, aponta um problema atual de uma eventual opção pela TV digital nas parabólicas. Hoje, quem quiser aderir, terá acesso a apenas esses poucos canais digitais, pois a programação analógica não irá pegar. Para assistir aos outros canais, será necessário retornar para o modo analógico.

Isso deve manter lenta a adoção da TV digital parabólica por enquanto, segundo Mendes. “Enquanto não houver uma solução única de todos os canais digitais, não haverá grande migração para a transmissão por satélite”, diz.

Outros destaques da PC World:
> Guia para produzir, editar e publicar vídeos no YouTube
> Fãs de games e Apple agora têm canais exclusivos na PC World
> Aprenda a editar vídeos o iMovie
> Cinco séries de TV que detonam também nos games
> Galeria: 9 modelos de receptores de TV digital (USB e portáteis)
> Software gratuito ajuda a controlar gastos e organizar o orçamento

> Podcast: crie, edite e publique sua `rádio' na internet
> Conheça detalhes de um notebook que pesa quase 4kg e tem tela de 17"

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Sua TI está preparada para o próximo desastre?

Garantir a segurança e proteger os recursos de TI, assegurar alta disponibilidade dos dados e ter um plano para retomar as operações rapidamente no caso de desastres inesperados são prioridades para líderes de TI de empresas que pensam no futuro. Acesse este white paper e entenda como é possível evitar tempo de inatividade e garantir disponibilidade à sua empresa com DRaaS.

Uma Nova Geração do BI: confira análises self-service que seu time de negócio e de TI vão amar

Este white paper mostra como o BI Self-Service deve funcionar e os benefícios desta nova geração de BI - uma geração que oferece um ambiente abrangente e análises sofisticadas o suficiente para satisfazer seus cientistas de dados, sendo fácil de usar e acessível para usuários de negócios.

A Próxima Era da Inteligência Analítica: A Inteligência Artificial

Apresentando sete artigos, esse relatório mostra o quão diferente pode ser o uso de IA por indústrias visando atingir uma vantagem competitiva e adequar-se melhor aos seus objetivos e aos seus clientes. Acesse este relatório e confira o que a IA pode significar para os negócios e como a IA pode agregar valor para a inteligência analítica.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado