15 add-ons que todo usuário do Firefox 3 deve conhecer e usar

Preston Gralla, da PC World / EUA
23/09/2008 - 09h49 - Atualizada em 25/09/2008 - 03h18
Melhore sua experiência com o navegador da Mozilla usando estes ótimos componentes que facilitam o uso e o poder do browser.

firefox_15_150O Firefox 3 foi lançado em junho e para a maior partes dos usuários do software da Mozilla este é o melhor browser já construído. Mas saiba que é possível melhorá-lo ainda mais com a adição de componentes (add-ons) – todos gratuitos – que se integram diretamente ao browser, incorporando a eles inúmeras e úteis funcionalidades.

Com add-ons é possível endereçar melhor questões como segurança, privacidade, sincronia de bookmarks entre múltiplos PCs, adotar skins diferentes para as abas do Firefox, turbinar o Google e muito mais.

PC World selecionou 15 dos melhores e mais populares complementos que valem a pena ser conhecidos e utilizados. Nem todos podem servir para você, mas podem ajudar a resolver algumas coisas interessantes.

Foxmarks Bookmark Sychronizer

foxmarks


Quem usa o Firefox em mais de um PC certamente perde muito tempo tentando manter os favoritos de cada máquina sincronizados. E, quase sempre tem de fazer isso manualmente.

Esse add-on resolve o problema ao instalar, em cada um des seus PCs, um componente que assegura acesso aos seus preferidos a qualquer momento que quiser. Fácil de instalar e sincronizar, ele oferece também a capacidade de guardar seus bookmarks em um servidor; caso ocorra algum problema com seu PC, você poderá recuperá-los facilmente.

E mais: caso esteja usando o PC de outra pessoa, ainda assim pode acessar seu favoritos  por meio do servidor do Forxmarks.

> Clique aqui para baixar o Foxmarks.
Secure Login

secure_logon


O Secure Login oferece uma forma segura e cômoda de gerenciar as senhas de acesso a websites utilizando o navegador da Mozilla.

Uma vez cadastradas, em vez de ter de digitar o nome de usuário e senha, basta clicar em apenas um botão para ter acesso ao serviço desejado.

O programa também ajuda a manter você mais seguro ao prevenir que hackers possam roubar suas senhas, impedindo a ação de códigos JavaScript maliciosos. Ele também protege contra outro tipo de ação que visa senhas: os ataques de cross-site-scripting (XSS).

> Clique aqui para baixar o Secure Login.


BugMeNot

bug_me_not


Registrar-se em um web site muitas vezes pode significar fazer um pacto com o diabo. Você fornece ao site informações como seu nome, endereço de e-mail, e talvez até dados mais privados, como número de telefone e idade.

E o que acontece com essas informações? Você pode ser afogado com spams, seu nome pode ser revendido para listas de mailing e anunciantes ou possivelmente algo pior. O problema é que para diversas páginas da internet, não é possível acessá-las se você não se registrar e fornecer tais dados.

Este add-on promete resolver esse problema para quem usa o Firefox. Depois de adicioná-lo ao browser da Mozilla, navegue até algum site, clique com o botão direito no campo do nome do usuário ou senha e selecione BugMeNot. Um usuário e um password válidos serão inseridos no formulário.

Você poderá usar o site sem ter de fazer registro. O add-on funciona com base no web site BugMeNot, que possui diversos perfis com senhas para diversas páginas da web.

> Clique aqui para baixar o BugMeNot.

Better Gmail 2 

gmail_2


Há uma queixa comum a quem costumeiramente utiliza o Gmail: ele oferece poucas opções de customização. Basicamente, o que o Google entrega é exatamente o que você pode conseguir e nada mais do que isso. Com este add-on é possível customizar o Gmail de variadas maneiras, de skins diferenciadas a modificações no sidebar, passando pela possibilidade de adicionar assinaturas HTML à sua correspondência eletrônica.

> Clique aqui para baixar o Better Gmail 2.

Adblock Plus 

ad_block


Um dos add-ons mais populares do Firefox, o Adblock Plus automaticamente bloqueia anúncios online com base na URL fonte. Desativar não é nada complicado, assim como solicitar a exibição de certas propagandas em sites específicos

Ao usar o programa pela primeira vez, você terá de escolher que filtros utilizar. Caso deseje, pode tentar criar seus próprios filtros, mas sugerimos usar os que já existem.

> Clique aqui para baixar o Adblock Plus.

Sage-Too 

sage_too


A procura de algo que o ajude a lidar com seus blogs favoritos, sites de notícias e toda sorte de conteúdo que não pára de mudar na web? Então o que você precisa é de leitor de feeds capaz de lidar com RSS dos mais diversos tipos e formatos, e que permita você navegar por seus feeds e só ler aquilo que realmente interessa.

O Sage-Two, uma versão melhorada do Sage traz tudo isso incorporado. Ele permite assinar, gerenciar e ler feeds de uma forma incrivelmente fácil. Quando estiver em uma página que possui um feed RSS, basta clicar em um botão para que o add-on faça todo o resto por você.

O conteúdo dos seus feeds serão mostrados dentro da janela do Firefox, incluindo gráficos, caso tenham. Você verá um resumo de cada entrada e, caso queira ter acesso ao conteúdo completo, basta clicar no resumo. A organização dos seus feeds é fácil e o add-on oferece diversas formas diferentes de visualização.

> Clique aqui para baixar o Sage-Too.


Google Preview
O Google pode ser a melhor ferramenta de buscas que existe na web atualmente, mas ele carece de uma funcionalidade básica: o recurso de pré-visualizar um site antes de acessá-lo. Uma simples listagem e descrição dos sites em geral não é o suficiente.

google_preview

O Google Preview adiciona essa capacidade de previsão aos resultados de busca do Google, mostrando uma miniatura da imagem de cada site ao lado da descrição. Assim, fica mais fácil de saber se você quer realmente acessar alguma página. Esse add-on também oferece a mesma funcionalidade para buscas no Yahoo.

> Clique aqui para baixar o Google Preview.

CustomizeGoogle 

customize_google
A extensão CustomizeGoogle faz exatamente o que seu nome sugere

Se você é um usuário assíduo do Google (e, convenhamos, quem não é?), você vai querer este add-on. Ele personaliza o Google nas mais diversas maneiras que você possa imaginar – e até em algumas que você não imagina. Para iniciantes, ele vai bloquear as propagandas do Google (os Google ads) e os cookies para coleta de dados de audiência (algumas pessoas acham que é uma invasão de privacidade). Além disso, ele torna anônima a sua identificação de usuário do Google.

E isso é só o começo. Essa extensão adiciona links aos seus resultados de pesquisa do Google para outros mecanismos de pesquisa, como o Yahoo e o Ask.com, entre outros. Ela também vai filtrar resultados de busca de sites famosos por spam, além de permitir que você customize não só o Google, mas vários sites e ferramentas, como o Gmail e o Google News. Em suma, se você é um usuário do Google e quer ajustar a maneira de trabalhar com ele, não pense duas vezes para fazer esse download.

> Clique aqui para baixar o CustomizeGoogle.

FireFTP 

fire_ftp

A extensão FireFTP coloca um utilitário de FTP dentro do próprio
Firefox para fazer transferências de arquivos grandes

O protocolo de transferência de arquivos FTP, uma das formas mais antigas para transferir arquivos na Internet, continua firme e forte. Enquanto muitos servidores hoje em dia limitam o tamanho dos arquivos a serem transferidos por e-mail, o FTP continua como uma maneira muito eficiente de compartilhar conteúdo.

Normalmente, você não deveria usar seu navegador para transferir arquivos por FTP – os browsers não foram feitos pra isso. Mas com o FireFTP, você terá o melhor de dois mundos com um cliente de FTP completo dentro do próprio Firefox. Ele possui diversos recursos úteis, inclusive a habilidade de comparar diretórios e subdiretórios, sincronizando-os e retomando transferência de arquivos.

Você pode ficar um tanto confuso na primeira vez que utilizar o programa. Não espere que você irá simplesmente digitar o endereço do FTP na barra do navegador e o FireFTP vai funcionar, pois não irá. Primeiro, você terá que abrir o FireFTP em Ferramentas, FireFTP. Então crie uma nova conta para cada site FTP a partir de um botão no alto e à esquerda da tela. Depois disso, o resto é simples.

> Clique aqui para baixar o FireFTP.

NoScript 

noscript

O NoScript permite personalizar a permissão para rodar scripts nos sites que você visita

Uma das melhores coisas da web – a interatividade – é também a mais perigosa. Ferramentas como JavaScript, Java e Flash Silverlight tornam a internet um lugar muito mais divertido e útil. Mas tudo isso também pode ser usado com más intenções. Você adoraria rodar somente a boa interatividade e bloquear a antiga, certo? É exatamente o que o NoScript faz: ele bloqueia todos os scripts em JavaScript, Java, e Flash Silverlight por padrão, e depois permite que sejam rodados em sites seguros.

Enquanto você navega, um pequeno ícone fica no canto direito da tela, dizendo o status do NoScript. Se algum script estiver sendo bloqueado, detalhes serão exibidos numa barra na parte de baixo da página. Para customizar essa permissão, clique no ícone e você terá acesso às opções de permitir ou bloquear scripts – permanente ou temporariamente.

> Clique aqui para baixar o NoScript.


Video Download Helper

Sites de vídeo como o YouTube e outros são, com certeza, divertidos e às vezes são também úteis. Mas há um problema com eles: você não pode baixar conteúdo para seu PC e assisti-los depois. É necessário visitar o site toda vez que quiser ver um vídeo.

O Video Download Helper acaba com essa limitação. Ele permite que você faça download de filmes do YouTube e de diversos outros sites e armazene-os, de forma que pode assisti-los quando quiser. Quando estiver num desses sites, é só clicar no ícone do Video Download Helper e salvar o vídeo. Você pode fazer o mesmo para gráficos e áudio.

download_helper

O Video Download Helper permite que você baixe clipes do YouTube (e de vários outros sites)


Alguns arquivos de vídeo e de música podem ser bem grandes. Assim, o programa oferece a opção de não baixar arquivos além de certo tamanho. Ele também pode funcionar com qualquer programa de conversão de vídeo que você tenha instalado para transformar filmes para formatos mais úteis.

> Clique aqui para baixar o Video Download Helper.

ColorfulTabs

Não há dúvidas de que as janelas do Firefox são completamente sem graça. Mas você pode deixá-las na cor que quiser, contanto que estejam na mesma escala de cinza. Se você quer dar uma embelezada nas suas abas para distingui-las melhor, vai querer esse add-on.

colorful_tabs

O ColorfulTabs mexe com as abas de seu Firefox

Se esse complemento vai mudar sua vida? Não. Vai deixar seu navegador mais agradável visualmente? Sem dúvida, e isso já é motivo suficiente para experimentá-lo.

> Clique aqui para baixar o ColorfulTabs.

WOT (Web of Trust)
Não é novidade alguma que a Web está repleta de sites aparentemente inocentes mas cheios de más intenções: hospedam spyware e malware; mandam spam; invadem sua privacidade; têm conteúdo impróprio para menores, etc.

Infelizmente, não há uma maneira fácil de diferenciar os sites bons dos maus. O WOT, no entanto, atua como um monitor. Ele classifica todos os sites quanto à confiabilidade, credibilidade do revendedor, privacidade, segurança para crianças e mostra os resultados usando ícones simples e intuitivos (vermelho para mau, verde para bom).

Quando você fizer uma busca no Google ou em outro website, verá os ícones e saberá o que espera por você em cada visita. Você também pode verificar o porquê de cada avaliação ter sido dada.

wot

O WOT classifica a segurança de todos os sites que aparecem nos resultados das buscas

Ele oferece outras proteções também. Quando você visita um site com classificação vermelha, um grande aviso será dado na tela antes que você acesse. Dessa forma, você pode tanto evitá-lo quando clicar para seguir em frente por sua conta. E quando você estiver em qualquer web site, clique no botão WOT do Firefox para ver detalhes sobre a avaliação da página em questão.

> Clique aqui para baixar o WOT.

Mini Map Sidebar
O Google Maps e outros serviços de mapas estão entre os sites mais úteis da Internet. Mas possuem uma inconveniência: é necessário visitá-los para obter informações. Não seria legal acessar mapas a partir de qualquer lugar da web?

O Mini Map Sidebar faz exatamente isso. Abra-o como uma barra lateral do Firefox e, então, arraste e solte endereços ou links nele, e um mapa irá se abrir dentro da barra. Você pode escolher o serviço de mapas, incluindo Google Maps, Yahoo Maps e outros.

minimap

O Mini Map Sidebar permite acessar serviços de mapa
a partir do lugar que você estiver na internet

Dá pra usar zoom para aproximar e afastar a imagem – ou seja, faz tudo que é possível no site de mapas propriamente dito. Na verdade dá pra fazer até mais, pois o Mini Map Sidebar inclui alguns recursos extras como tráfego de informação.

> Clique aqui para baixar o Mini Map Sidebar.

All-in-One Sidebar

all_in_one
O All-in-One Sidebar permite rever seu histórico de download e de navegação
e fornece informações sobre a página que você visita


A barra lateral do Firefox é uma das ferramentas mais interessantes do navegador, mas talvez uma das menos usadas. Ela serve a inúmeros propósitos – você pode navegar em seu histórico e ver seus favoritos ali, por exemplo. E vários add-ons, como o Sage-Too, também a utilizam.

Esta ferramenta inteligente permite que você alterne rapidamente entre todos os painéis de sua barra lateral, além de fornecer boas informações sobre seu uso do Firefox. Quer ver seu histórico completo de downloads? Ele também vai mostrar seus add-ons com detalhes sobre todos eles, além de informações sobre a página você estiver visitando.

Se você não usa a barra lateral com certa regularidade, experimente esse add-on e talvez você mude sua cabeça. E se você já a utiliza, só tem a ganhar.

> Clique aqui para baixar o All-in-one Sidebar.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tenha visibilidade e controle da segurança de seus dados nas aplicações em nuvem

Neste white paper veja como a solução Forcepoint™ CASB pode atender aos requisitos atuais de segurança para aplicações de nuvem: visibilidade, compliance, segurança de dados e proteção contra ameaças.

Compreender o comportamento humano é vital para o futuro da cibersegurança

Este infográfico reúne os resultados de uma pesquisa realizada com 1252 profissionais de tecnologia para diagnosticar o cenário sobre a segurança da informação nas empresas atualmente.

Dez passos para combater ataques de DDoS em tempo real

Acesse este white paper e confira dez passos para combater com sucesso um ataque.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado