15 perguntas e respostas sobre o G1, o celular com o Android

PC World/EUA
24/09/2008 - 14h44 - Atualizada em 24/09/2008 - 14h46
Enquanto o G1 não chega, tire suas dúvidas sobre o celular que analistas consideram o primeiro grande rival do iPhone.

android_150Após meses de espera, o primeiro celular com o sistema operacional Android, do Google, finalmente foi apresentado.

O T-Mobile G1, da HTC, lançado nesta terça-feira (23/09) pela operadora T-Mobile, nos Estados Unidos, coloca um fim nas especulações sobre a chegada do Google à plataforma móvel.

Mas enquanto o G1 não chega, confira as principais perguntas e respostas sobre o que analistas consideram o primeiro grande rival do iPhone.

> Fotos: 1º celular com Android


1) Quando o G1 estará disponível no mercado?
Pela T-Mobile, o G1 chega a lojas e "varejistas selecionados" dos Estados Unidos em 22 de outubro. Os clientes da T-Mobile poderão fazer reservas do celular, em breve, na internet. O G1 será lançado na Inglaterra no início de novembro e em outros países da Europa no primeiro trimestre de 2009. O Google Brasil chegou a fazer uma previsão de chegada de celulares com Android ao Brasil em 2009. A subsidiária brasileira da HTC não tem previsão de chegada do G1 ao País.

2) Quanto custará o G1?
O preço do aparelho está um pouco abaixo do que foi previsto em rumores que antecederam o lançamento do G1. A T-Mobile vai oferecer o aparelho pelo valor inicial de 179 dólares aliado a um contrato de dois anos.

3) Quanto custam os pacotes de dados?
A T-Mobile está oferecendo duas opções de pacotes de dados: um plano de 25 dólares por mês, que inclui uso ilimitado de internet e limite de mensagens, ou um pacote de 35 dólares mensais com internet mensagens ilimitados. You have to sign up for one of T-Mobile's voice plans as well.

4) Qual é a negociação envolvendo a cobertura 3G?
A T-Mobile informou que sua rede de terceira geração (3G) estará disponível em 22 mercados até o lançamento do G1. Isto inclui todas as principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos que envolvem 80% da base de consumidores na mira da operadora. O celular com G1 estará disponível em áreas que não são cobertas pelo 3G e o celular ainda suporta a rede EDGE da T-Mobile.

5) O G1 funciona em redes Wi-Fi?
Sim. O G1 da T-Mobile vai funcionar em conexões Wi-Fi.

6) Quais sistemas de navegação o G1 possui?
O G1 fabricado pela HTC contra com uma tela touchscreen nos moldes do iPhone, que permite a navegação por diferentes menus controlados com o arrastar dos dedos do usuário. Para abrir uma aplicação, basta pressionar uma área da tela e o sistema ainda permite arrastar e soltar arquivos. O aparelho ainda conta com um teclado que desliza no formato QWERTY e uma trackball para navegação.

7) Quais opções de músicas estão embutidas no G1?
O G1 vem integrado com uma funcionalidade da Amazon MP3, que permite que o usuário navegue pelo site de venda de músicas digitais e compre músicas com um clique. O player de músicas padrão do celular permite a busca de materiais de referência da música no Google no YouTube enquanto a canção é reproduzida. O usuário também pode trocar de player escolhendo outra aplicação desenvolvida por terceiros.

8) Quais opções de instant messaging são oferecidas no celular?
Este primeiro celular com Android conta com o Google Talk e também suporta os comunicadores AOL Instant Messenger, Yahoo Messenger e Windows Live Messenger.

9) O G1 poderá funcionar como um modem?
O grupo de desenvolvimento indicou que o celular não possui a funcionalidade de modem, por enquanto.

10) O G1 é compatível com programas da Microsoft?

A plataforma Android oferece suporte para documentos em Word e Excel, mas ainda não integra o sistema de e-mails corporativo Exchange. O time do Google, entretanto, indicou que desenvolvedores terceirizados podem vir a criar aplicações para este propósito, em um futuro próximo.

11) Qual o browser do Android?

O navegador padrão do Android é um browser de código aberto (WebKit) que tem a mesma base do Chrome. Engenheiros descrevem o navegador como um Chrome adaptado à tela pequena.

12) O funcionamento do G1 será limitado à T-Mobile?
Por enquanto, a T-Mobile afirma que o G1 está bloqueado para uso exclusivo em sua rede.

13) Que funções do Google estão integradas ao celular?
O G1 já possui opções do Gmail, incluindo sincronização de e-mail, calendário e  contatos de seu serviço com sua conta online. A plataforma Android também integra a funcionalidade do Google Maps. Com sua lista de contatos, você pode clicar em um endereço e mapeá-lo na hora. O Google Street View também permite que o usuário receba imagens 3D da região na qual se localiza. É possível ativar o "compass mode" pela qual a imagem do Street View acompanha a movimentação do usuário. É possível acessar direções e informações sobre o trânsito de muitos menus. O G1 também possui um botão de busca no Google em seu teclado QWERTY, que permite a realização de buscas contextuais de qualquer programa. A busca direta no YouTube também está presente em diversos menus e programas.

14) Como está a loja de aplicações do Android?
A 'app store' do G1, chamada Android Market, permitirá que qualquer desenvolvedor crie e atualize uma aplicação para a plataforma sem passar por  nenhum processo de aprovação. A seleção segue o estilo do sistema de pontuações do YouTube e será baseada na opinião dos usuários. A T-Mobile e o Google disseram que não pretendem moderar ou banir qualquer aplicação, como fez a Apple.

15) Quais tipos de aplicações estarão disponíveis?
O Google afirma que o código aberto completo do Android estará disponível assim que o produto for lançado, em outubro, e mais aplicações serão oferecidas nos próximos meses conforme os desenvolvedores forem apresentando seus trabalhos. Entre os destaques estão o ShopSavvy, um programa que transforma o celular em um scanner de código de barras capaz de ler códigos UPC e fazer comparações instantâneas de preços; o cab4me, um programa que encontra e reserva um táxi baseado na localização do usuário; o iMap Mobile, serviço de localização e previsão do tempo interativo; o PedNav, aplicação de localização que ajuda o usuário a traçar a melhor rota a pé ou via transporte público para qualquer destino; e o Ecorio, aplicativo que registra as emissões de carbono da pessoa e sugere maneiras de ser mais ecologicamente correto em seu dia-a-dia.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tendências em criptografia e gestão de chaves: Brasil

Grandes violações e ataques cibernéticos fizeram crescer a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança. Diante deste cenário, a pesquisa conduzida pelo Ponemon Institute examinou o uso da criptografia como estratégia de segurança dos dados da empresa e qual o impacto dessa tecnologia na postura de segurança.

A Transformação Digital depende do gerenciamento de dados corporativos

Os dados são ativos valiosos para as corporações e imprescindíveis para manter sua competitividade no mercado. Conhecer estes dados e transformá-los em informação estratégica para o seu negócio é fundamental para gerar vantagem competitiva, manter e conquistar novos clientes. Mas como ver, controlar ou regular seus dados? Acesse este white paper para conferir os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande volume de dados corporativos e como torná-los em ativos estratégicos.

10 principais tendências de Business Intelligence para 2017

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado