Como lidar com janelas no Windows usando apenas o teclado

Lincoln Spector, da PC World/EUA
23/06/2009 - 15h39 - Atualizada em 24/06/2009 - 10h29
Para quem gosta de atalhos, maximizar, minimizar e até restaurar uma janela pelo teclado é bem simples.

windows_a_fundo_150.jpgConhecer e usar atalhos de teclado é uma forma inteligente de reduzir a quantidade de ações que o usuário precisa fazer para interagir com programas do Windows e chegar mais rapidamente ao que deseja.

É bem provável que você, mesmo sem pensar, utilize uma série de atalhos no dia-a-dia ao navegar na web, alternar entre programas aberto, copiar e colocar texto e muito mais.

Infelizmente, não existe uma forma de maximizar uma janela no Windows usando apenas uma tecla. Mas com duas já é possível fazer bastante coisa. Para efetuar tal ação, pressione ALT, ESPAÇO (em outras palavras, segure a tecla ALT e então pressione a barra de espaço).

Leia também: 
>> Como abrir o gerenciador de tarefas no Vista com um comando só
>> Conheça os cinco melhores atalhos para o iTunes
>> 41 atalhos no Windows que você precisa conhecer

Isto fará surgir um menu do sistema – aquele mesmo que você vê quando clica com o botão direito do mouse sobre o ícone de alguma janela aberta na barra de tarefas.

maximize_shortcut.jpg

Então quando vir o menu, pressione X e a janela será fechada. Se você pressionar N a janela será minimizada, e se ela já estiver maximizada, pressione R para restaurar o tamanho padrão.

E se no caso for uma janela de um documento dentro de um aplicativo? Assumindo que a aplicação suporta uma Interface Múltipla de Documento (MDI), pressione ALT, - (em outras palavras, segure a tecla ALT e então pressione a tecla correspondende ao hífen), e o menu irá surgir. Então siga as mesmas instruções anteriores.


Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado