Texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto

Qual a diferença entre netbook e notebook?

René Ribeiro, da PC WORLD
06/10/2009 - 14h33 - Atualizada em 26/03/2010 - 12h49
Além deles, há ainda os PCs portáteis de pequenas dimensões e o nettop. Entenda o que cada categoria representa.

Pode parecer óbvio para quem é da área, mas quem não tem intimidade com informática pode se confundir hoje na hora de comprar um compuetador portátil. São denominações como netbook, notebook, PCs portáteis de pequenas dimensões  e ainda outro termo: o nettop. Para acabar com a confusão, vamos explicar as sutis diferenças entre esses equipamentos.

Notebook - O termo mais conhecido. São os computadores portáteis que estamos acostumados a ver desde 1995, quando ganharam esse nome. Tem telas entre 11,3 e 17 polegadas, com pesos que variam de 1,8 a 2,5 quilos. Há alguns modelos para games que chegam a pesar quase quatro quilos. Os processadores podem ter de um até quatro núcleos e muitos modelos possuem configuração de fazer inveja a desktops (computadores de mesa), como o Dell M15x, por exemplo.

Netbook - São portáteis com configuração modesta. O processador roda tarefas do dia a dia (Pacote Office, acessa web via rede sem fio, cabeada e alguns modelos com chip 3G). A memória máxima é de 2 GB. Os discos chegam a 250 GB em alguns casos, mas o mais comum é 160 GB. Não há unidade gravadora de DVD e suas telas vão de sete a 10 polegadas (já existem modelos com 11 polegadas, mas não no Brasil). Seu peso não ultrapassa 1,4 quilo e, por consumirem menos energia, as baterias de alguns modelos chegam a durar até seis horas de trabalho ininterrupto.

O sistema operacional geralmente é o Windows XP. Por serem menores que um notebook, suas teclas geralmente são pequenas e menos espaçadas, o que torna desconfortável trabalhos de longas digitações. Portanto, um netbook é direcionado para mobilidade. Se você quer um portátil para executar tarefas pesadas, com certeza precisa de um notebook e não um netbook.

PC portátil de pequenas dimensões - Utilizam processadores Arm ou Tegra, que consomem pouquíssima energia. Rodam Windows Mobile, uma versão enxuta do sistema da Microsoft. Têm telas de - no máximo - 8,9 polegadas e pesam cerca de 800 gramas. São munidos de rede sem fio e também modem 3G e vão servir mais para acesso a internet e e-mails, oferecendo maior mobilidade que um netbook. Não vão rodar tarefas pesadas, ainda mais pela memória, que não ultrapassa 1 GB. A unidade usada como disco é uma memória flash, com tamanhos que variam de 4 GB à 16 GB. Alguns modelos têm GPS. Ainda não chegaram ao Brasil, mas rumores indicam que os primeiros modelos chegarão ainda no final de 2009, como o portátil da nVidia, e irão custar por volta de 800 reais. Destaque para a duração da bateria, que chega a 10 horas executando vídeo ininterruptamente.

Nettop - Utiliza uma configuração semelhante ao netbook: processador Atom, memória de 2 GB e disco que vão de 160 GB até 320 GB. A principal diferença é que sua arquitetura não utiliza circuitos delicados e minúsculos como um netbook. Poderiam ser chamados de micro-desktops, pois seu gabinete é uma caixa quadrada com lado de 20 centímetros. Como um desktop, é necessário ligar teclado, mouse e monitor. Também ainda não chegaram ao Brasil e os rumores é que desembarquem por aqui no segundo semestre de 2010. O preço gira em torno de 230 dólares.

Publicidade

 

White Papers

Organizando o caos da TI em escritórios remotos

Gerenciamento consistente de sistemas em toda a empresa

Dell PowerEdge VRTX: simples eficiente e versátil

Solução integrada de TI criada especificamente para ambientes de pequenos escritórios e escritórios remotos

Transforme seu Data Center de Básico a Estratégico

Pelo aumento da Eficiência Operacional e da Otimização da Inteligência

Integração de Big Data em Processos Comerciais e Sistemas Empresariais

Você aprenderá como agregar valor máximo a sua empresa junto com Big Data

As tecnologias móveis apresentam muitas oportunidades, mas também desafios.

Descubra como colocar sua empresa em movimento.

Expansão em soluções IP motivada pela busca de TI em soluções na nuvem

Confira as variações de aplicações de serviços virtualizados e as vantagens dos modelos destas soluções.

Publicidade

Publicidade

 

Reviews

Mais reviews

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado

Bom desempenho
Boa autonomia de bateria
Bela tela

Pouco espaço na memória interna.

Publicidade
Publicidade