Saiba como identificar o módulo de memória para fazer um upgrade

René Ribeiro, da PC WORLD
04/01/2010 - 17h49 - Atualizada em 13/01/2010 - 10h00
Utilizando um simples programa é possível coletar os dados do tipo de memória que seu computador utiliza e fazer a compra sem medo de errar.

ram_exp_150No momento do upgrade de memória, temos que ter em mãos as informações para passar ao vendedor, de modo que o módulo comprado seja compatível com o seu notebook.

Uma maneira fácil de fazer isso é executar o software gratuito CPU-Z, que identifica componentes de hardware do seu computador.

Após baixá-lo, basta descompactar e rodar o CPU-Z e a tela seguinte será exibida, com a diferença nos campos em azul, pois eles estarão preenchidos com os componentes do seu PC.

Se você clicar na guia Memory, verá a quantidade de memória que está instalada em seu PC, mas o que nos interessa é a guia SPD.

Leia também:
>> 40 dicas para aumentar a produtividade no PC
>> Saiba o que é SuperFetch e porque não desabilitá-lo
>> Agende tarefas e deixe o computador trabalhar por você
>> O que fazer quando o PC desliga durante o boot

Ao clicar nessa guia, você terá um tela semelhante a da figura abaixo. O item Memory Slot Selection exibe as informações de cada módulo de memória instalado.

Portanto é possível saber – sem abrir o computador – quantos módulos estão instalados e qual a capacidade de cada um deles.

Anote agora o tipo do módulo, que está em azul ao lado da caixa de opções. Provavelmente será DDR2, como exibido na figura.

 

Em seguida, anote o que está escrito no campo Max Bandwidth. No nosso exemplo, PC2-6400 (400 MHz).

Por último, para assegurar que não haverá erro, anote a voltagem no último campo. No nosso exemplo, 1.8 volts.

cpuz_350.jpg

Com essas informações é possível fazer a compra do módulo de memória. Lembre de informar ao vendedor se a memória é para um computador portátil (seja ele notebook ou netbook) ou para um desktop.

Isso é muito importante, pois o tamanho de um módulo de memória para notebook é bem menor do que um módulo para desktop, como mostra a figura abaixo.

memorias.jpg

Memórias DDR2 para desktops (módulo maior) e notebooks (módulo menor)

 

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

O que é transformação digital?

A quarta onda de mudanças disruptivas nos negócios já se estabeleceu na América Latina. Durante o último ano, ouviu-se repetidamente as palavras “modernização”, “disrupção” e “inovação”. Mas afinal como estes conceitos realmente impactam os negócios? Sua empresa já iniciou o processo de transformação digital? Acesse este white paper e se aprofunde sobre o conceito.

Entenda como ter ganhos financeiros ao ter controle de seu parque de impressão

Em um momento econômico de retomada, as empresas que priorizaram o crescimento mesmo em um cenário adverso, buscaram parceiros em diversos setores que suportassem e apoiassem este movimento. A Le Biscuit encontrou na Simpress, empresa líder no mercado de outsourcing de impressão, o parceiro ideal para auxiliá-los na otimização de custos e processos neste segmento. Acesse o case e veja em mais detalhes como a Le Biscuit obteve controle de seu parque de impressão reduzindo seus custos e aumentado sua eficiência.

5 vantagens da clonagem de banco de dados para a criação de ambientes de teste

Em todos os projetos que envolvem a criação de ambientes de desenvolvimento e homologação existem desafios de tempo e custo operacional. Confira neste white paper 5 vantagens da clonagem de banco de dados e os benefícios que a solução DBClone pode oferecer para acelerar a criação de ambientes de desenvolvimento.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado