Domine o Controle de Conta de Usuário do Windows

Lincoln Spector, PC World/EUA
26 de janeiro de 2010 às 12h50
Ferramenta gerencia a entrada de informações maliciosas no sistema, mas seu desempenho no Vista deixa a desejar com relação ao Windows 7

O Controle de Conta de Usuário (UAC – do inglês User Account Control) é uma das características mais desagradáveis adicionadas ao Vista. Desenvolvida para proteger sua máquina contra malwares, a ferramenta assusta ao apagar a tela, para então exibir uma tela com a mensagem “Você quer permitir tal ação”.

 Como aparecem com certa freqüência, os usuários acabam sempre clicando em Sim e a função acaba por se tornar irritante e improdutiva.

uacexample.jpg

E a Microsoft manteve o UAC no Windows 7, embora tenha havido melhorias. Porém, a forma de agir da ferramenta continua o mesmo. Saiba como controlar essa função no Vista e no Windows 7.

Vista

O UAC original possui apenas duas opções, e muitos acabam por desativá-lo. Apesar dos pesares, a ferramenta provê uma proteção real e algumas conveniências (por exemplo, o administrador do sistema pode alterar configurações do Windows enquanto estiver logado como um usuário regular).

uac_vista.jpg

Se decidir desligar a função, acesse Contas de Usuário no Painel de Controle, e selecione a opção Ativar ou Desativar o Controle de Conta de Usuário e siga as instruções.

Windows 7

Clique no menu Iniciar, digite uac e selecione Modificar Configurações do Controle de Conta de Usuário. Na janela você verá quatro níveis diferentes para o UAC.

O primeiro nível, “Sempre notificar”, funciona basicamente como o UAC do Vista, então evite-o. O segundo nível notifica sempre que um programa tenta modificar alguma coisa, e não quando você dá o comando. Este é o nível padrão.

uac_win7.jpg

O terceiro nível é similar ao segundo, mas com uma melhoria: não apaga sua tela antes de surgir o alerta do UAC. E o último nível é equivalente a desligar a ferramenta.

Professional ou Ultimate

Se você possui a versão Professional ou Ultimate do Vista ou do Windows 7, você pode melhorar ainda mais o UAC. Clique no menu Iniciar, digite secpol.msc e pressione Enter. Navegue no painel do lado esquerdo da janela e procure pela pasta Security Settings\Local Policies\Security Options. Acesse o final do painel direito da janela para ver diversas opções de UAC.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tenha visibilidade e controle da segurança de seus dados nas aplicações em nuvem

Neste white paper veja como a solução Forcepoint™ CASB pode atender aos requisitos atuais de segurança para aplicações de nuvem: visibilidade, compliance, segurança de dados e proteção contra ameaças.

Compreender o comportamento humano é vital para o futuro da cibersegurança

Este infográfico reúne os resultados de uma pesquisa realizada com 1252 profissionais de tecnologia para diagnosticar o cenário sobre a segurança da informação nas empresas atualmente.

Dez passos para combater ataques de DDoS em tempo real

Acesse este white paper e confira dez passos para combater com sucesso um ataque.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado