7-Zip comprime arquivos de forma eficiente

Erez Zukerman, PCWorld EUA
16 de agosto de 2011 às 07h00
Utilitário gratuito e Open Source lida com arquivos compactados em vários formatos, incluindo o tradicional .ZIP

Quando as pessoas falam em compressão de arquivos, elas geralmente estão falando sobre o formato ZIP. De fato, muitas vezes ele vira um verbo, e arquivos são “zipados” antes de serem anexados a um e-mail. Mas o ZIP é apenas um dos muitos formatos para compressão, e não é necessariamente o melhor. O 7-Zip, um utilitário gratuito e Open Source, lida não só com arquivos ZIP (e outros como RAR, ARJ, CAB, BZ2, etc...), como também com o formato 7z, mais avançado e eficiente, o que resulta em arquivos menores.

Na verdade o 7-Zip é a implementação de referência do formato 7z, e como ele é Open Source a especificação do formato é distribuída em conjunto com o código-fonte do programa. Para testar a eficiência usei uma pasta contendo 65 MB de arquivos “fáceis” de comprimir como documentos do Word e planilhas do Excel (.DOC e .XLS) e imagens no formato BMP, além de alguns arquivos .ZIP pequenos para mais variedade.

Quando compactei esta pasta com o Windows Explorer ela ficou com 8.881 KB (8,67 MB). Mas com o 7-Zip ela ficou com 6.036 KB (5,89 MB), quase 3 MB menor. É uma diferença de mais de 25%, algo fenomenal quando você leva em conta o domínio do ZIP no mercado.

Tal domínio, entretanto, complica um pouco as coisas no dia-a-dia. O Windows Explorer tem suporte integrado a arquivos ZIP (que chama de “Pastas compactadas”) há anos, e a maioria das pessoas sabe como lidar com eles. Mas envie um arquivo .7z num e-mail e elas não saberão o que fazer com ele - na verdade, elas podem nem ter idéia de que é um arquivo compactado.

O 7-Zip nem sempre tem uma taxa de compressão superior: quando o testei em uma pasta cheia de imagens em JPEG (que no geral não comprimem bem) o arquivo .7z ficou 78 KB maior que o arquivo .ZIP gerado pelo Windows Explorer. Entretanto, em ambos os casos o arquivo tinha quase 34 MB, portanto a diferença pode ser considerada negligível.

7zip-360px.jpg

7-Zip: interface modesta, mas muito versátil

A interface padrão do 7-Zip é simples e esparsa: só uma lista de arquivos, com seis botões em uma barra de ferramentas e um menu. Sem assistentes, caixas de diálogo ou outras distrações entre você e seus arquivos. Se você teclar F9 a interface se divide em dois painéis. Você pode salvar até 10 pastas como “Favoritas” para facilitar a navegação pelo sistema de arquivos.

No geral, a interface do 7-Zip não irá impressioná-lo. Mas sua taxa de compressão talvez vá. Se você lida frequentemente com arquivos compactados, não pode deixar de experimentar.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

A Economia dos Aplicativos já é realidade - A sua abordagem de monitoramento da TI já está preparada?

Tenha um monitoramento ágil de sua infraestrutura de TI para obter velocidade em suas operações e respostas rápidas às demandas dos clientes

6 requisitos fundamentais para obter sucesso na Economia dos Aplicativos

Este white paper oferece uma visão geral dos principais requisitos que devem ser atendidos para que as equipes de TI possam estabelecer um monitoramento proativo eficaz e obter sucesso na economia dos aplicativos.

5 passos para adotar um monitoramento ágil da infraestrutura de TI em um mundo orientado para o cliente

Acesse este ebook e confira 5 passos necessários para adotar um monitoramento ágil de sua infraestrutura de TI.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado