Texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto

10 dicas para se livrar dos incômodos ao navegar na web

Sarah Jacobsson Purewal, PCWorld EUA
17 de janeiro de 2012 às 07h00
Não importa se você usa o IE, Chrome, Safari ou Firefox: nossas dicas, truques e complementos vão tornar seus passeios pela rede mais agradáveis

Seu navegador está te incomodando? Você está cansado de brigar com o IE, Chrome, Firefox ou Safari por causa de coisas simples? Não se preocupe: temos algumas soluções rápidas para os problemas mais comuns. Veja como recuperar uma barra de endereços que sumiu, salvar imagens impossíveis de clicar, sincronizar favoritos entre vários aparelhos e manter suas senhas sempre à mão e seguras.

1. Encontre uma barra de endereços que sumiu

Talvez você tenha clicado onde não deveria, ou o gato tenha andado sobre o teclado, mas não importa: de alguma forma a barra de endereços do seu navegador sumiu. Mas não se preocupe, porque recuperá-la é fácil.

No Internet Explorer, clique com o botão direito do mouse em qualquer barra de ferramentas e marque a opção Barra de Endereços. No Firefox clique no botão Firefox no canto superior esquerdo da tela e selecione o item Barra de Navegação no menu Opções. Ou faça como no IE: clique com o botão direito do mouse sobre qualquer barra de ferramentas e marque a opção Barra de Navegação no menu.

Se você usa o Safari, segure as teclas Command (Ctrl se você estiver em um PC com Windows), Shift e \. A barra deve reaparecer.

2. Sincronize seus favoritos

Sincronizar seus favoritos é algo incrivelmente simples, graças a um utilitário gratuito chamado Xmarks (antigamente conhecido como FoxMarks). Ele armazena seus favoritos “na nuvem”, e você pode acessá-los a partir de qualquer computador. Você pode até criar perfis para diferentes grupos de favoritos, como “Casa” e “Trabalho”.

Para usar o Xmarks, baixe-o em Xmarks.com e instale-o (ele roda no IE, Firefox, Chrome e Safari). Se for sua primeira vez usando o programa, um assistente irá guiá-lo pelos passos necessários para criação de uma conta e cópia dos favoritos de seu navegador para a “nuvem”.

xmarks-360px.jpg
Xmarks: acesse seus favoritos em qualquer lugar

Se você já tem uma conta, ou está instalado o Xmarks em um segundo PC, o programa irá pedir para sincronizar os favoritos com a nuvem. Basta pedir para  “mesclar” os favoritos do PC com os armazenados no servidor (ou descartar o que está no PC e pegar uma cópia da lista do servidor) e pronto. A partir de agora, sempre que você salvar um favorito em um PC, ele automaticamente estará disponível no outro. 

3. Use atalhos de teclado para ganhar tempo

Para quê tirar a mão do teclado e levá-la até o mouse para abrir uma nova aba, se você pode fazer isso usando um atalho de teclado? Aqui estão alguns que irão aumentar sua produtividade. Boa parte desses atalhos é “universal” e funciona em qualquer navegador.

Gerenciamento de abas e janelas

Ctrl-T: Abre uma nova aba
Ctrl-N: Abre uma nova janela
Ctrl-W: Fecha a aba atual
F5: Recarrega a página atual
Ctrl-L: Seleciona a barra de endereços
Ctrl and +: Amplia/aproxima a página (zoom in)
Ctrl and -: Reduz/afasta a página (zoom out)
Ctrl-0: Retorna ao nível de zoom padrão.

Navegação

Ctrl-[: Volta uma página
Ctrl-]: Avança uma página
Espaço: Desce uma página inteira
Home: Pula para o topo de uma página
End: Pula para o fim de uma página

4. Use sites sem precisar criar uma conta

Criar contas para acessar conteúdo em um site que você só vai visitar uma vez é um saco, mesmo que você use um endereço de e-mail “descartável” para driblar o spam. Às vezes você só quer confirmar uma informação ou ver um vídeo com um gatinho engraçadinho e nada mais. Mas existe uma forma rápida de driblar a necessidade de registro: use o Bugmenot.

Trata-se de um site com um banco de dados com nomes de usuário e senhas legítimos para vários sites que exigem registro antes que você possa acessar o conteúdo. O jeito mais fácil de usá-lo é acessar Bugmenot.com e digitar o endereço do site que você está tentando visitar. Em questão de segundos você verá uma lista com os nomes de usuário e senhas disponíveis. Se um deles funcionar, lembre-se de “votar” para que outros usuários do serviço saibam quais combinações são válidas.

bugmenot-360px.jpg
Bugmenot: acesse sites sem precisar criar uma conta

Se você usa o Firefox ou Chrome, pode usar uma extensão do Bugmenot que irá automatizar o processo de login. Se usa outros navegadores, pode experimentar o bookmarklet disponível no site do serviço (basta adicionar o link “Bugmenot Bookmarklet” aos seus bookmarks). Atenção: o Bugmenot não oferece nomes de usuário/senhas para sites pagos.  

5. Bloqueie propagandas incômodas

Propagandas não são só chatas: elas aumentam o tempo necessário para carregar uma página, e isso pode comer um pedaço do seu plano de dados se você estiver acessando a internet através de um smartphone ou outro serviço com limite de tráfego. Notem que não estamos falando de pop-ups (a maioria dos navegadores atuais inclui um navegador de pop-ups), mas de propagandas embutidas nas páginas, acima ou ao lado do conteúdo.

Para se livrar delas, instale um filtro de propaganda (também conhecido como “Ad Blocker”) em seu navegador. Usuários do IE podem experimentar o Simple Adblock, e quem usa o Firefox tem à disposição o popular Adblock Plus. Há opções similares para usuários do Google Chrome (AdBlock) e Safari (Adblock for Safari)

6. Tenha suas senhas sempre à mão

Lembra-se de uma senha já é difícil, então como fazer para se lembrar de dezenas delas sem anotar em algum canto ou usar a mesma senha em todos os sites? Simples: use um gerenciador de senhas seguro, como o LastPass. Desenvolvido pela mesma equipe do Xmarks, este utilitário é compatível com vários navegadores, incluindo o IE, Firefox, Chrome, Safari e Opera (seja no Windows, Mac OS X ou Linux), e também funciona em smartphones e tablets com Android e iOS, além de BlackBerry, Symbian e Windows Phone 7. Seus nomes de usuário e senhas são armazenados de forma segura em um servidor “na nuvem”, e podem ser acessados a partir de qualquer lugar.

Depois de baixar e instalar o LastPass você precisará criar uma “conta mestre” que dará acesso ao “cofre” (Vault) com suas senhas. A partir daí é fácil: sempre que você fizer login em um site, o LastPass irá se oferecer para armazenar estas informações no cofre. Na próxima visita ele poderá preencher os dados de login automaticamente para você. Também há um recurso para geração automática de senhas fortes (como “Y6f3ckC8”), para evitar que você reuse senhas ou escolha uma senha fraca na hora de criar uma conta em um site.

Se você usa múltiplos PCs, instale o LastPass em todos eles para ter acesso a suas senhas a partir de qualquer lugar. E mesmo que você não tenha o LastPass instalado em um PC, ainda poderá acessar suas senhas usando a interface web em LastPass.com. Indispensável.

7. Salve uma imagem “impossível de clicar”.

Ocasionalmente você pode encontrar uma imagem na web que quer salvar em seu PC mas ela é “impossível de clicar”. Geralmente porque está protegida por um script que intercepta o clique com o botão direito do mouse, evitando que você salve-a no HD. Mas se você realmente quer uma cópia da imagem, há formas de driblar a “proteção”.

captura-360px.jpg
Copie imagens "na marra": uma captura de tela (Screenshot) resolve o problema

Uma delas é fazer uma captura de tela: no Windows 7 ou Vista abra a Ferramenta de Captura (Menu Iniciar / Todos os Programas /  Acessórios / Ferramenta de Captura). Clique na seta ao lado do botão Novo e selecione a opção Captura Retangular. Use o mouse para desenhar um retângulo ao redor da imagem que quer copiar, e clique em Salvar Captura para guardar a imagem.

Outra alternativa é teclar Print Screen para fazer uma captura rápida da tela inteira. Depois abra um editor de imagens como o Paint e  tecle Ctrl-V para “colar” a captura em uma nova imagem. Agora basta salvá-la.

Se você está em um Mac, pode usar o atalho Command+Shift+4 para fazer uma captura. O cursor vai virar uma “cruz” e basta arrastá-lo para selecionar a área a ser capturada. Quando você soltar o botão do mouse, a imagem será salva automaticamente em seu desktop. Para fazer uma captura da tela inteira o atalho é Command+Shift+3.

8. Restaure uma aba que você fechou acidentalmente

Isso acontece sempre: estou tentando fechar rapidamente um punhado de abas, mas acabo passando da conta e fechando uma que não deveria. Se você usa o IE, pode restaurar esta aba clicando com o botão direito do mouse em qualquer outra e selecionando a opção Reabrir guia fechada. Ou use o atalho de teclado, Ctrl+Shift+T, que também funciona no Chrome e no Firefox. Se você usa o Safari, tecle Ctrl+Z.

9. Imprima só o que você quiser

Imprimir uma página web é geralmente um transtorno: você acaba gastando uma tonelada de tinta e papel em imagens, links e anúncios que não servem para nada. Felizmente é possível imprimir só o que interessa usando um programa chamado Printliminator.

Instale-o visitando o site e adicionando o bookmarklet aos seus favoritos. Na hora de imprimir uma página, clique no Bookmarklet e uma pequena barra de ferramentas irá aparecer sobre a janela do navegador, com opções como Remove All Graphics (Eliminar as imagens), Apply Print Stylesheet (Aplicar uma folha de estilo para impressão), Undo Last Action (Desfazer última ação) e Send to Printer (Enviar à impressora).

printliminator-360px.jpg

Printliminator: imprima só o que quiser

Se você quiser eliminar todas as imagens, clique em Remove All Graphics. Se quiser eliminar apenas algumas partes da página, passe o cursor do mouse sobre elas. Você verá que um retângulo vermelho surgirá sobre a seção: basta um clique para fazê-la “sumir”. Para corrigir um erro escolha Undo Last Action, e quando estiver satisfeito com o resultado escolha Send to Printer.

10. Fique de olho em todas as suas redes sociais

Um agregador de mídias sociais pode ser a solução para você não perder uma única mensagem sequer de seus amigos no Facebook, StumbleUpon, Google+, LinkedIn e tantas outras redes sociais. O Yoono é um deles, um complemento que funciona no Firefox e no Chrome.

Ele se conecta a todas as suas redes sociais, incluindo o Facebook, Flickr, FourSquare, LinkedIn, MySpace, Twitter e YouTube, entre outras menos conhecidas, e coloca todas elas em uma imensa barra lateral na janela do seu navegador. Tudo o que você precisa fazer é “passar os olhos” pela barra para saber o que os seus amigos estão fazendo, não importa a rede.

Se você não se importa muito com o que seus amigos estão fazendo, mas quer compartilhar conteúdo em múltiplas redes ao mesmo tempo, experimente o Ping.fm. Ele pode postar em múltiplas redes direto da janela de seu navegador. Basta criar uma conta, adicionar suas redes na janela de configuração e pronto.

Mas se você não se importa em usar um novo navegador, experimente o RockMelt. Este “navegador social” baseado no Google Chrome tem múltiplas barras laterais que podem lhe trazer informações em um piscar de olhos, além de ferramentas para facilitar o compartilhamento. E é grátis.

White Papers

A tecnologia e suas tendências impactam diretamente nos resultados e negócios da sua empresa

Veja aqui algumas soluções que a tecnologia oferece para fazer sua empresa crescer, economizar e ser mais produtiva

Como escolher a parceria estratégica perfeita para seu Data Center?

Parceria estratégica que ofereça soluções integradas e completas, além de suporte de ponta a ponta

Implantação de Data Centers com Eficiência Energética

Confira como quantificar a economia de energia elétrica e métodos que podem reduzir bastante o consumo de energia elétrica

Sua empresa está preparada para o BYOD?

O "Bring Your Own Device" já é realidade, mas ainda gera dúvidas

Como as ferramentas de comunicação e colaboração impactam os resultados de negócios

Veja aqui alguns dos benefícios da adoção dessas ferramentas nas organizações

Classificação de Ferramentas de Software de Gerenciamento de Data Center

Com um sistema de classificação pronto, os profissionais de data center podem começar a determinar quais ferramentas de gerenciamento de infraestrutura física são necessárias para a operação de seus data centers

 

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado