Livre-se dos anúncios indesejados em seu Android

Liane Cassavoy, PCWorld EUA e Rafael Rigues, PCWorld Brasil
24 de janeiro de 2012 às 07h00
Cansado de ver anúncios intrusivos que roubam precioso espaço na tela de seu smartphone? Veja algumas formas de se livrar deles.

Seu smartphone Android era um paraíso sem propaganda - um lugar onde era possível jogar, ler e-mail e fazer chamadas sem ser incomodado pelos irritantes anúncios que tomaram conta de seu PC. Mas não mais: com o crescimento em sua popularidade, o Android se tornou uma plataforma mais atraente para os anunciantes.

Os anúncios chegam ao seu smartphone dentro de games e apps, em seu navegador web e até mesmo como notificações. Eles o distraem quando você está jogando ou tentando navegar na web, e consomem uma pequena porcentagem da quota de dados disponível em seu plano de internet móvel, que provavelmente não é ilimitado. Sem falar que alguns anúncios podem ser perigosos, servindo como forma de disseminação de malware.

Leia também
Cuidado! Anúncios em aparelhos Android prometem falso upgrade de bateria

Mas não se desespere, estamos aqui para ajudar. Não podemos prometer eliminar todos os anúncios, e nem queremos isso: lembre-se que alguns sites e desenvolvedores dependem deles para continuar funcionando. Mas podemos sugerir formas de driblar dos anúncios mais incômodos, ou pelo menos reduzir a presença deles.

Apps para bloqueio de anúncios (Ad-Blockers)

Uma opção é instalar um aplicativo que bloqueia os anúncios. Um deles é o Ad Blocker & Data Toggle, que custa US$ 2 e funciona em qualquer smartphone Android. Ele é fácil de instalar e de usar: em teoria basta escolher numa lista o aplicativo no qual quer impedir a exibição de anúncios. Mas ele nem sempre funcionou direito: quando decidi bloquear anúncios no Angry Birds, por exemplo, às vezes eles ainda apareciam, mas outras vezes não.

adblock_angrybirds-360px.jpg
Ad Blocker & Data Toggle: Angry Birds sem propagandas

John Huang, desenvolvedor do Ad Blocker & Data Toggle, disse que criou o app porque sabe que muitos usuários não querem ser incomodados por propagandas, especialmente aqueles que deixam suas crianças jogar em seus aparelhos. O aplicativo funciona desabilitando a conexão à internet quando um aplicativo selecionado é executado. Sem a conexão não é possível baixar os anúncios. Mas isso também significa que o truque não pode ser usado em apps que exigem uma conexão à internet para funcionar.

Os usuários podem simplesmente desabilitar eles mesmos a conexão à internet, diz Huang, mas seu aplicativo facilita o processo e restaura automaticamente a conexão quando um app “bloqueado” é encerrado. Segundo o desenvolvedor, colocar o smartphone em “modo avião” antes de executar um aplicativo produziria os mesmos resultados, mas o usuário iria perder chamadas e mensagens.

Há várias alternativas ao Ad Blocker & Data Toggle no Android Market, como o aclamado AdAway, NetSpector Sniffer/Ad Blocker ou AdFree Android. Mas o problema é que estes apps só funcionam em aparelhos modificados, nos quais o usuário fez o processo de “root” que dá acesso completo ao sistema operacional. O processo não é complexo mas varia de aparelho para aparelho, e  pode invalidar sua garantia. Por isso não iremos cobrí-lo aqui.

Navegando sem propaganda

Também há aplicativos que permitem que você se livre dos anúncios enquanto navega na internet. Um dos melhores é o Adblock Plus, uma extensão para a versão Android do Firefox. Bastou instalar ambos, reiniciar meu smartphone e eu já podia navegar livre dos anúncios “piscantes” que deixam qualquer usuário louco. Vi um ou outro banner ocasional, mas nenhum pop-up, anúncio animado ou em Flash.

Livre-se das notificações

Bloquear anúncios que chegam como notificações é mais difícil, mas ainda há opções: uma delas é evitar qualquer app que use tais tipos de anúncios. Parece óbvio, mas é muito fácil deixar um deles “passar batido”. Antes de instalar qualquer app em seu smartphone, leia com atenção sua descrição no Android Market, incluindo alguns comentários dos usuários.

Se seu smartphone já foi “invadido” mas você não sabe qual a origem dos anúncios, experimente um aplicativo como o AirPush Detector ou Addons Detector, que pode apontar o culpado.

adblock_optout-360px.jpg

AirPush permite que você opte por não receber anúncios de seus parceiros

Os anúncios são normalmente entregues através de redes de marketing móvel como a AirPush, Appenda, LeadBolt e Moolah Media, e muitas delas lhe permitem optar por não recebê-los. A AirPush, por exemplo, tem um app disponível em seu site que desabilita as propagandas de seus afiliados. A Appenda e a LeadBolt também oferecem serviços similares.

Território controverso

Bloquear anúncios em seu smartphone pode parecer um direito seu, mas lembre-se que tal decisão nem sempre é bem-vinda, especialmente entre os desenvolvedores. O motivo é simples: os anúncios pagam o custo de desenvolvimento e manutenção do app, e fornecem ao desenvolvedor uma fonte de renda sem que você tenha de desembolsar um centavo.

Em uma conversa via e-mail um desenvolvedor que se identifica como KreCi e que mantém um blog sobre a renda obtida com o desenvolvimento de aplicativos Android alega que não está preocupado com o uso de bloqueadores de anúncios - pelo menos não por enquanto. “Este tipo de software não faz grande diferença nos meus rendimentos porque é usado apenas por um percentual muito pequeno dos usuários”, diz ele.

Mas outros desenvolvedores não são tão despreocupados. Se você observar fóruns de discussão onde usuários procuram dicas sobre bloqueadores de anúncios, irá ver frequentemente respostas de desenvolvedores irritados e preocupados com a disseminação de dicas que podem diminuir sua renda.

Mas a maioria dos usuários não se irrita com os anúncios em si, mas sim com a natureza incômoda de alguns deles. O consenso é que são os desenvolvedores que “passam da conta”, enfiando anúncios em cada cantinho e atrapalhando o uso do aplicativo, que estragam as coisas para todo mundo.

Há um meio-termo: a maioria dos aplicativos gratuitos suportados por anúncios também tem uma versão paga sem anúncios (geralmente chamada “Ad-free”), que custa apenas alguns dólares. Se você realmente gosta de um aplicativo, porque não investir? Você se livra dos anúncios, o desenvolvedor é recompensado, e todos ficam felizes.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Estudo de Caso: Coca-Cola Bottling Co. Consolidated maximiza a produtividade

Oferecendo insight mais profundo da demanda do cliente quatro vezes mais rápido com a solução IBM FlashSystem

Combinar Mobilidade com Comunicação Pessoal torna você mais competitivo?

Veja como a nova tecnologia de UC&C está ajudando no crescimento dos negócios por meio da combinação de comunicações distintas em conversas "cara a cara" integradas

Você está evoluindo suas Tecnologias de Comunicação para aderir ao BYOD?

Veja como a tecnologia de UC&C está ajudando as empresas a atenderem às demandas de uma força de trabalho de BYOD

Crie seu Business Case de Segurança em TI

O desafio, a solução e como fazer sua empresa embarcar

Guia Prático: Seja você quem coloca a segurança em pauta

O Guia exclusivo para ajudar você a colocar em prática um plano de segurança ao seu negócio

7 dicas para eficiência em outsourcing de impressão

A TI precisa distanciar-se de tarefas operacionais para dedicar-se a atividades mais nobres, ligadas a estratégia do negócio. Saiba como alcançar essa meta.

 

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado