O teclado do notebook “pirou”? Veja como consertar

Rafael Rigues, PCWorld Brasil
07 de fevereiro de 2012 às 07h00
Você digita uma letra e na tela aparece um número? Não se preocupe, seu notebok não quebrou: você apenas ativou o teclado numérico.

Esse é um problema bastante comum: de repente, você não sabe como, o teclado do seu notebook ficou “maluco”. Você digita uma letra mas em seu lugar aparecem números, “e se4s e-0a53s f5ca0 desse 1e5t6”. Não se preocupe, seu notebook não está com defeito: você apenas ativou sem perceber uma função pouco conhecida, o teclado numérico.

Os teclados de PCs “de mesa” tem um teclado numérico separado, muito útil para quem passa o dia lidando com números, mas nos notebooks geralmente não há espaço para isso. A solução encontrada pelos fabricantes foi dividir o espaço com as teclas “normais”, e usar uma tecla de função (Num Lock, ou Num LK em alguns teclados) para alternar entre os dois.

numlock-360px.jpg

A tecla Num Lock é responsável por toda a confusão

Se você prestar atenção, vai ver que todas as teclas que ficaram “malucas” estão na metade direita do teclado, e provavelmente tem um número pintado em uma cor diferente nelas. Este número indica a função da tecla quando o Num Lock está ativado. Por exemplo, a tecla J é 1, O é 6, e por aí vai.

Para levar seu teclado de volta ao normal, basta desativar o teclado numérico. A combinação exata varia de modelo para modelo, mas seu teclado deve ter uma tecla escrito Num Lk em cor diferente. Segure a tecla de função (Fn) e pressione a tecla do Num Lock. No meu notebook, por exemplo, a combinação é Fn + Ins. Pronto, problema resolvido!

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tenha visibilidade e controle da segurança de seus dados nas aplicações em nuvem

Neste white paper veja como a solução Forcepoint™ CASB pode atender aos requisitos atuais de segurança para aplicações de nuvem: visibilidade, compliance, segurança de dados e proteção contra ameaças.

Compreender o comportamento humano é vital para o futuro da cibersegurança

Este infográfico reúne os resultados de uma pesquisa realizada com 1252 profissionais de tecnologia para diagnosticar o cenário sobre a segurança da informação nas empresas atualmente.

Dez passos para combater ataques de DDoS em tempo real

Acesse este white paper e confira dez passos para combater com sucesso um ataque.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado