Texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto t e x t o texto

Como limpar (de verdade) dados de seu PC ou smartphone

Preston Gralla, Computerworld / EUA
11 de setembro de 2012 às 07h00
Simplesmente apagar um arquivo não significa que ele realmente deixou de existir. Há várias maneiras de excluir pra valer dados pessoais de aparelhos antes de se livrar deles

Se você está reciclando seu computador, smartphone ou tablet, há um problema sério que talvez você tenha ignorado: se você não limpar seus dados, você pode se tornar uma potencial vítima de roubo de identidade. A mera exclusão de arquivos usando as ferramentas normais do sistema não irá te ajudar realmente - você precisa fazer uma limpeza mais profunda.

Veja abaixo como fazer isso.

Limpeza de celulares, smartphones e tablets

Smartphones e tablets essencialmente colocam toda a sua vida em um pequeno pacote, incluindo contatos, e-mails, números de telefone, informações de mídias sociais... e muito mais. Então você quer ter certeza de que alguém não poderá ter acesso a toda essa informação.

Você poderia tentar apagar aplicativos e contatos individualmente, mas as chances de fazer isso de forma efeticaz estão perto de zero. Em vez disso, é melhor fazer uma redefinição completa do seu telefone para acabar com seus dados e restaurá-lo às configurações de fábrica. Como você faz isso varia em cada sistema operacional e, às vezes, até de dispositivo para dispositivo. Estas são instruções gerais que devem funcionar com a maioria dos dispositivos, no entanto, é melhor verificar com o manual ou o fabricante para ter certeza.

Android: Para versões anteriores ao Android 4.0, pressione Menu a partir da tela inicial e selecione Configurações > Privacidade > Restaurar configurações de fábrica. Aparecerá uma tela de aviso. Rolar até o final e toque em "Redefinir telefone". Se você também tem um cartão SD no celular (e não quiser usar os dados em um próximo telefone), também certifique-se de marcar a caixa "Apagar cartão SD".

Em dispositivos Android mais recentes, vá para Configurações e procurar por "Backup e reset". Selecione, e então, na tela seguinte, escolha "redefinir dados de fábrica." Você terá uma tela de aviso, juntamente com uma lista de todas as contas conectadas.

iOS: Vá para Configurações > Geral > Redefinir e selecione "apagar todo conteúdo e configurações" (Esta é especificamente para a versão 5, o processo pode ser ligeiramente diferente para outras versões).

Windows Phone 7: Vá ​​para a tela inicial, slecione Menu e, em seguida, Configurações de aplicativos do sistema. Escolha a opção Sobre e, depois, "Redefinir telefone".

BlackBerry: Vá em Opções > Configurações Gerais de Segurança, e depois selecione o menu. Em seguida, selecione Limpar dispositivo portátil.

Limpando os discos rígidos do computador

A exclusão de arquivos, pastas e aplicativos - e esvaziar a Lixeira - não adianta. Qualquer pessoa pode facilmente recriar esses dados através de ferramentas comumente disponíveis. Mesmo se você reformatar seu disco rígido, se alguém realmente quiser, poderá recuperar os dados apagados.

Isto pode ser um problema sério. Em 2003, dois estudantes de pós-graduação do Laboratório para Ciência da Computação do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) compraram 158 ​​discos rígidos usados a partir de sites como o eBay.

Apenas 12 das unidades tiveram seus dados devidamente apagados. Ainda que cerca de 60% dos discos rígidos fossem reformatados e cerca de 45% não possuíssem arquivos neles (as unidades não poderiam sequer ser vistas pelo computador), os estudantes ainda foram capazes de recuperar dados a partir deles, usando uma variedade de ferramentas especiais. Eles encontraram mais de 5.000 números de cartões de crédito, registros financeiros pessoais e corporativos, registros médicos e e-mails pessoais.

O que você pode fazer para manter seus dados seguros? Obtenha um programa de limpeza de disco, de preferência um que siga as normas do Departamento de Diretrizes para Defesa do Saneamento de Mídia dos EUA. Estes programas substituirão diversas vezes todo o seu disco rígido com dados, garantindo que os originais não poderão ser recuperados. Se você usá-los, seja paciente, pois pode levar várias horas para limpar o disco rígido.

Um aplicativo bem conhecido e gratuito que atende às normas do Ministério da Defesa, de acordo com Universidade de Auburn, é o Darik's Boot and Nuke. O software cria um disco de boot que apaga tudo no disco rígido. Ele também pode ser usado com disquetes (lembram-se deles?), Drives USB, CDs e DVDs.

Outra recurso gratuito do Windows que também atende às normas do Ministério da Defesa é o Eraser.

Se você tem um Mac, você pode usar o Utilitário de Disco (que pode ser encontrado na pasta Aplicativos > Utilitários). Você também pode fazer download de um aplicativo de terceiros, como o ShredIt X, da Mireth Technology (versão completa sai por 25 dólares, mas você pode testá-lo gratuitamente), que permite destruir arquivos (em outras palavras, substituir o conteúdo de um arquivo várias vezes), bem como limpar o disco rígido local, unidades de rede e CD-RWs. (Há uma versão para Windows também).

Se você está realmente nervoso, existem dispositivos de hardware disponíveis que lhe permitem limpar suas unidades, como o Drive eRazer Ultra. Ou você pode enviá-lo a um serviço de trituração de disco rígido que vai destruir fisicamente a unidade.

Uma vez limpo, o seu dispositivo se torna seguro para ser vendido, doado ou reciclado.

Publicidade
 

White Papers

Implantação de Data Centers com Eficiência Energética

Confira como quantificar a economia de energia elétrica e métodos que podem reduzir bastante o consumo de energia elétrica

Solução de ERP na nuvem: controle e eficiência sempre em mãos

Conheça os benefícios de usar um software de gestão no modelo cloud computing e tenha todos os dados da sua empresa disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana

Sua empresa está preparada para o BYOD?

O "Bring Your Own Device" já é realidade, mas ainda gera dúvidas

Como as ferramentas de comunicação e colaboração impactam os resultados de negócios

Veja aqui alguns dos benefícios da adoção dessas ferramentas nas organizações

Classificação de Ferramentas de Software de Gerenciamento de Data Center

Com um sistema de classificação pronto, os profissionais de data center podem começar a determinar quais ferramentas de gerenciamento de infraestrutura física são necessárias para a operação de seus data centers

Pesquisa: os desafios de Big Data para as empresas

47% consideram o crescimento dos dados a principal preocupação. E você? Conheça outras estatísticas e as soluções de armazenamento que podem ajudar a sua empresa.

Publicidade
Publicidade
 

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado

Publicidade
Publicidade