Aprenda a converter texto em imagem, e imagem em texto

Lincoln Spector, PCWorld EUA
05 de setembro de 2013 às 07h00
Ambos os processos são mais simples do que você imagina, e não exigem software especial. Basta seguir nossas dicas.

Se você der um duplo-clique em qualquer palavra deste parágrafo seu navegador irá selecioná-la, e você será capaz de copiá-la e colá-la em um editor de textos ou cliente de e-mail. Mas se você tentar dar um duplo clique em uma palavra na imagem acima, ou em qualquer outra imagem deste artigo, o mesmo procedimento não irá funcionar. No mundo digital há uma grande diferença entre texto e uma imagem que representa um texto, embora ela nem sempre seja óbvia ao usuário. Felizmente há formas de converter um em outro.

Texto em imagem

Vamos começar com algo simples, transformar um texto em uma imagem no formato JPG ou PNG. Se você usa o Word, isso é extremamente simples. Selecione o texto que você quer “fotografar” e pressione Ctrl+C para copiá-lo para a área de transferência. Abra o Paint, tecle Ctrl+V para colar o texto e salve o arquivo.

textoimagem_snipping-287px.jpg

A Ferramenta de Captura ajuda a recortar trechos da imagem na tela

Você também pode usar uma ferramenta do Windows chamada Ferramenta de Captura (Snipping Tool) para fazer o serviço. Clique no menu Iniciar, digite “snip” no campo de busca e tecle Enter. Com ela você pode capturar um trecho em formato livre (desenhado com o mouse), uma parte retangular da tela, uma janela inteira ou mesmo a tela inteira, e salvar a imagem resultante em uma variedade de formatos.

Se você está usando uma versão do Windows que não tem a Snipping Tool (XP, por exemplo) pode pressionar a tecla Print Screen (geralmente num bloco acima das setas do teclado, também chamada PrtScr ou Print Scrn), abrir o Paint e colar a imagem com Ctrl+V. Este atalho captura a tela inteira, então você terá de fazer um recorte (usando a ferramenta Cortar do Paint) para destacar apenas o texto.

Imagem em texto

Fazer o caminho inverso, ou seja, extrair texto de uma imagem, exige um tipo de software chamado OCR, do inglês “Optical Character Recognition” (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Esse tipo de software costuma ser incluso com scanners para facilitar a conversão de documentos escaneados em texto editável. Mas felizmente você não precisa de um scanner, nem de comprar um programa extra, para ter acesso a este recurso.

Se você tem o Microsoft OneNote (parte de versões recentes do Microsoft Office) em seu PC, já tem um software de OCR. Cole a imagem que você quer processar em uma nova nota, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione a opção Copiar Texto da Imagem. O texto será copiado para a área de transferência, e pode ser colado em seu editor de textos favorito.

textoimagem_onenote-580px.jpg

O OneNote tem OCR integrado

Se você não tem o OneNote, pode usar um serviço na web como o Free OCR. Basta fazer o upload da imagem (que deve ter no máximo 2 MB), indicar o idioma do texto (o Português é suportado), responder ao “Captcha” para provar que você é um humano e clicar em Send File. O texto extraído será mostrado dentro de uma moldura, e você pode copiá-lo e colá-lo onde quiser.

Em ambos os casos o resultado pode não ser perfeito: dependendo a qualidade da imagem original alguns caracteres podem ser reconhecidos de forma incorreta, e você provavelmente terá que fazer uma “limpeza” para que tudo fique correto. Ainda assim, é mais fácil do que copiar todo o texto manualmente.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Transforme dados em informações estratégicas para o seu negócio

As organizações de hoje em dia buscam uma abordagem à análise de autoatendimento que equilibre as necessidades da equipe de TI e da empresa. Com quatro importantes etapas a TI pode deixar de ser uma “fábrica de relatórios” para assumir um papel mais estratégico de governança e disponibilização de dados e ainda é possível implantar com sucesso a análise de autoatendimento. Acesse agora o ebook e confira as 4 etapas para uma implementação bem sucedida da análise de autoatendimento em sua empresa.

Quero migrar para a nuvem, mas como devo começar?

Desenvolvido pelos especialistas em TIC da Algar, este guia irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de migração para a nuvem e mostrará como é possível reduzir custos de infraestrutura e manutenção. Descubra por que as empresas estão aderindo ao Cloud. Acesse o guia agora e veja 8 passos importantes para realizar a migração de aplicações e serviços de sua empresa para a nuvem.

8 dicas para reduzir os custos de TI da sua empresa

Os especialistas em TIC da Algar Telecom desenvolveram um E-book exclusivo para os gestores de TI. As dicas que serão apresentadas a seguir têm o propósito de ajudar os gestores no caminho de revisão estrutural do negócio, tendo como meta a redução de custos, mas com a manutenção da qualidade e eficiência. Acesse agora o e-book e veja como aumentar a performance de seu TI economizando.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado