5 apps que tornam fácil transferir fotos do smartphone para o computador

Ian Paul, PCWorld EUA
07/05/2014 - 07h00 - Atualizada em 02/09/2016 - 21h16
Nossos smartphones estão cheios de lembranças preciosas. Evite perdê-las com estes apps que fazem o backup automático de cada foto feita, na nuvem e em seu computador!

Diz o ditado que a melhor câmera é a que está com você. E é por isso que muitos de nós tem smartphones absolutamente entupidos de lembranças de noites com os amigos ou os primeiros passos de uma criança. Mas embora tirar fotos com um smartphone não seja um problema, transferí-las para outro aparelho, ou para um computador, às vezes pode ser um incômodo.

Você pode simplesmente plugar seu smartphone a um computador de vez em quando e transferir as imagens via USB, mas tem que se lembrar de fazer isso periodicamente e precisará lidar com fios.

Uma alternativa melhor é colocar alguns apps que você provavelmente já tem em seu aparelho para fazer o serviço. Há várias opções para o upload automático de imagens para a nuvem, de onde são sincronizadas com um computador, e uma que pode até fazer isso diretamente, dispensando intermediários.

Dropbox (Android, iOS)

Uma das formas mais transparentes de transferir as fotos para seu computador é usando o Dropbox. O app pode ser configurado para copiar automaticamente qualquer imagem para seu “disco” online, e você ganhará até 3 GB de espaço extra no serviço se usar o recurso, ou seja, pode mais que dobrar os 2 GB de espaço grátis oferecido aos usuários.

Se você usa as configurações padrão do Dropbox no computador então quaisquer fotos que forem enviadas para a nuvem também serão automaticamenete copiadas para seu desktop ou notebook. Você pode configurar o app para só fazer o upload das imagens via Wi-Fi, para poupar o plano de dados, mas lembre-se de “fazer a limpa” com frequência e descartar as imagens que não interessam, já que fotos podem fazer você atingir seu limite de armazemento rapidamente.

5AppsFoto_Dropbox-400px
No Android, abra as configurações do Dropbox e clique
na opção Ativar Envio da câmera para ativar o upload automático.

Para ativar o upload automático abra o Dropbox em seu smartphone e vá à tela de Configurações. No Android marque a opção Ativar Envio da câmera, no iOS clique na opção Envio da Câmera e ative-o.

A Dropbox lançou recentemente uma galeria de imagens chamada Carousel (para iOS e Android) que também faz o upload automático de imagens para o Dropbox. O app também oferece 3 GB de espaço extra para armazenamento de suas fotos, mas só se você já não tiver aproveitado a mesma oferta ao ativar o upload no app do Dropbox.

OneDrive (Android, iOS, Windows Phone)

O serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft (antigamente chamado SkyDrive) oferece um método de backup similar ao do Dropbox, e assim como em seu concorrente é possível fazer o upload das imagens apenas via Wi-Fi. A Microsoft também oferece 3 GB de espaço extra para quem ativa o upload automático de imagens, complementando os 7 GB de espaço gratuito já oferecidos a todos os usuários.

O Windows 8 tem integração com o OneDrive como parte do sistema o que faz com que o upload via OneDrive no smartphone seja a forma mais simples de garantir que as fotos apareçam em seu PC. Para ativar este recurso vá em Configurações / Backup da câmera.

Se você usa o Windows 8.1, pode ter que configurar o OneDrive para baixar o conteúdo da pasta de backup da câmera para seu PC, já que pode padrão as pastas e imagens são visíveis no computador, mas não são realmente copiadas para ele. Para isso, abra o Explorador de Arquivos, abra a pasta Imagens, clique com o botão direito do mouse em Imagens da Câmera e escolha a opção “Tornar disponível offline” no menu. 

Google+ (Android, iOS)

O app da rede social da Google também permite o upload automático de suas fotos para os servidores da empresa. Elas são armazenadas de forma privada, e por padrão não são compartilhadas com ninguém.

Em contraste ao Dropbox e OneDrive, a solução da Google não faz o download automático das fotos para o PC, apenas as envia para a nuvem. Mas uma vez que elas estejam lá, baixar as imagens que lhe interessam é questão de apenas alguns cliques.

No app do Google+ no Android clique em Configurações / Backup automático para iniciar o upload de suas imagens. Se você usa o iOS, siga as instruções da Google nesta página.

AirDroid (Android)

5AppsFoto_AirDroid-580px
O AirDroid permite acessar todo o conteúdo de seu smartphone,
e não só as fotos, em uma interface que lembra um desktop

Não gosta da idéia do upload automático, mas ainda odeia usar cabos USB para transferir arquivos? O AirDroid é um app que pode conectar seu PC e smartphone sem um único fio, através de uma rede Wi-Fi. Depois de estabelecer a conexão (basta abrir o app e seguir as instruções na tela), você pode usar uma interface web que lembra um desktop para baixar as imagens para seu PC, entre muitos outros recursos.

BitTorrent Sync Beta (Android, iOS, Windows Phone)

Este é para as pessoas que adoram a idéia do backup automático, mas odeiam a nuvem. O BitTorrent Sync usa uma conexão peer-to-peer (P2P) para enviar arquivos de seu smartphone para o computador, mas sem um servidor desconhecido no meio do caminho. Para que isso funcione, é preciso instalar um app em seu computador e outro no smartphone.

5AppsFoto_BTSync-400px
Bastam dois cliques para configurar o backup do BT Sync no iOS

Depois de instalar os apps adicione a pasta de imagens (como /storage/sdcard/DCIM/Camera) ao app Android e o BT Sync irá gerar um código secreto para pasta. Depois basta informar este código no BT Sync em seu computador e esperar que a mágica aconteça.

No iOS simplesmente clique no botão Backup (no rodapé da tela) e em Backup do Rolo da Câmera, envie o código secreto para você mesmo, digite-o no BT Sync no PC e pronto.

As instruções para o Windows Phone são similares às do Android, e mais detalhes estão disponíveis no manual do app. Tenha em mente que como não há uma “nuvem” intermediária, as transferências do Bit Torrent Sync só acontecem quando ambos os aparelhos estão online e conectados ao serviço.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Transforme dados em informações estratégicas para o seu negócio

As organizações de hoje em dia buscam uma abordagem à análise de autoatendimento que equilibre as necessidades da equipe de TI e da empresa. Com quatro importantes etapas a TI pode deixar de ser uma “fábrica de relatórios” para assumir um papel mais estratégico de governança e disponibilização de dados e ainda é possível implantar com sucesso a análise de autoatendimento. Acesse agora o ebook e confira as 4 etapas para uma implementação bem sucedida da análise de autoatendimento em sua empresa.

Quero migrar para a nuvem, mas como devo começar?

Desenvolvido pelos especialistas em TIC da Algar, este guia irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de migração para a nuvem e mostrará como é possível reduzir custos de infraestrutura e manutenção. Descubra por que as empresas estão aderindo ao Cloud. Acesse o guia agora e veja 8 passos importantes para realizar a migração de aplicações e serviços de sua empresa para a nuvem.

8 dicas para reduzir os custos de TI da sua empresa

Os especialistas em TIC da Algar Telecom desenvolveram um E-book exclusivo para os gestores de TI. As dicas que serão apresentadas a seguir têm o propósito de ajudar os gestores no caminho de revisão estrutural do negócio, tendo como meta a redução de custos, mas com a manutenção da qualidade e eficiência. Acesse agora o e-book e veja como aumentar a performance de seu TI economizando.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado