Personalize a Tela de Bloqueio de seu Android com o DashClock

Derek Walter, Greenbot
23 de maio de 2014 às 07h00
Widget mostra a previsão do tempo, chamadas perdidas, mensagens SMS, e-mails recebidos e muito mais sem que você precise desbloquear seu aparelho.

Uma das principais vantagens do Android é que praticamente qualquer elemento do sistema operacional, incluindo a Tela de Bloqueio (Lock Screen) pode ser personalizado. No Android 4.2 ou mais recente é possível adicionar widgets à tela de bloqueio, que lhe permitem acessar informações essenciais sem ter de desbloquear o aparelho e abrir um app.

Há várias opções de widgets para a tela de bloqueio na Google Play Store, mas de longe a melhor é a DashClock. Sozinho ele mostra uma robusta lista de informações úteis, como a previsão do tempo, mensagens de texto e chamadas perdidas. Mas o verdadeiro poder vem do grande número de extensões criadas por outros desenvolvedores, que permitem conectar o DashClock a vários serviços populares.

O primeiro passo é baixar o app da Google Play Store (é grátis) e adicioná-lo à tela de bloqueio. Mas antes habilite os widgets na tela de bloqueio: vá em Config / Segurança em seu aparelho e marque a opção Habilitar Widgets (em alguns aparelhos ela pode estar em Config / Tela de bloqueio / Widgets personalizados).

Desligue e ligue a tela de seu aparelho, e deslize a tela de bloqueio para a direita. Você deverá ver um painel com um grande sinal de +. Toque nele e selecione o DashClock na lista de widgets disponíveis.

DashClock_SelecionaWidget-400px
Selecione o Dashclock entre a lista de Widgets para a tela de bloqueio disponíveis

Agora você irá ver a página de configuração do DashClock, que mostra todo o conteúdo que pode ser mostrado na tela de bloqueio. As informações aparecerão na ordem mostrada na tela, e você pode reordenar a lista arrastando um painel (como Gmail não lidas) pela aba à sua esquerda até a posição desejada.

Dashclock_Config-400px

Clique no botão Adicionar outra extensão no rodapé da tela para adicionar uma extensão já instalada (como Ligações Perdidas) ou clique no botão com os no canto superior direito da tela e selecione Obter mais extensões para ser levado a uma seção da loja Google Play com muitas extensões para o Dashclock.

Depois de configurar tudo você precisa fazer com que o Dashclock seja a primeira coisa que vê quando liga a tela de seu aparelho. Para isso toque e segure no widget do Dashclock na tela de bloqueio e arraste-o para o espaço mais à direita. Outros widgets podem ser apagados arrastando-os para o item Remover no topo da tela.

DashClock_Loja-400px
A "loja" de extensões para o DashClock no Google Play

O verdadeiro poder do DashClock vem das extensões que você pode adicionar a ele, que podem conectá-lo a acessórios como uma pulseira FitBit ou a serviços como o Hangouts, Snapchat e outros. E desenvolvedores podem acessar a página do projeto (que é Open Source) e descobrir como criar suas próprias extensões.

Quando usado como a widget principal na tela de bloqueio o DashClock mostra uma visão condensada das informações, já que neste modo o Android lhe dá acesso apenas à metade da tela. Mas basta tocar no DashClock e arrastar o dedo para baixo para expandir o widget e ter acesso às informações completas, como o texto de uma mensagem SMS ou dados de outros apps.

DashClock_Expandido-400px
Visão expandida do DashClock na Tela de Bloqueio

Para ser levado diretamente ao app que está mostrando uma informação específica basta tocar nela e desbloquear o aparelho com sua senha ou padrão. Por exemplo, toque em uma mensagem SMS e desbloqueie o aparelho para abrir o aplicativo de mensagens.

A melhor forma de usar o Dashclock é experimentar diferentes opções e ajustes e ver o que funciona melhor. E como ele é um dos melhores apps de sua categoria, são grandes as chances de que exista uma extensão para aquele app ou serviço sem o qual você não consegue viver.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Os 10 critérios mais importantes para selecionar um Provedor de Serviços Gerenciados em Cloud Computing

Qual o papel da tecnologia no varejo atual?

Reinventar-se é crucial para permanência e sucesso no mercado e só uma TI estratégica pode conduzir essa mudança

TI do Futuro X TI do Passado

Quais tecnologias podem apoiá-lo para a transformação digital de sua empresa?

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado