Especial: Saiba como instalar o Windows 10 no seu PC

Da PC World
02 de agosto de 2015 às 18h00
Ainda não sabe como atualizar para a nova versão do Windows? Não se preocupe, criamos um passo a passo detalhado para guiá-lo.

Você já leu revisões, se atentou a dicas e algumas recomendações e até pode ter prendido um pouco a respiração esperando pelo momento em que, finalmente, você baixaria o Windows 10.

Mas e aí, como fazê-lo? 

Antes de qualquer coisa, um conselho padrão: faça o back up de todos os seus dados. A Microsoft te dará a opção de realizar a limpeza durante o processo. Caso você use o recurso ou não, tenha certeza de que você fez o backup dos documentos importantes  e de outros dados para o OneDrive ou uma chave USB, ou ainda qualquer outra opção – por questões de segurança.

Há três formas básicas de obter o Windows 10: comprando um novo PC com o Windows 10 pré-instalado, comprá-lo online ou ainda atualizar o existente Windows 8.1 ou Windows 7. Bem, neste caso, ignoramos a primeira opção – por razões óbvias – e nos concentramos nas duas últimas, que considerarmos ser essencialmente o mesmo cenário. 

Vamos assumir que você está atualizando um PC antigo, certo? Se você possuir um PC Windows, você tem a opção de “reservar” uma cópia do Windows 10, uma oferta que deve expirar em um ano. 

Se você já a reservou, há chances de que o seu PC já tenha baixado uma cópia em segundo plano do Windows 10. Em algum momento, a nova versão irá convidá-lo a começar o processo de atualização.

 

Windows10home

 

Essa é uma opção simples, especialmente se você não tem nenhuma necessidade mais urgente de baixar o Windows 10. Simplesmente, espere que a Microsoft envie o Windows 10 para você no seu tempo livre e, em algum momento em breve, ele estará no jeito.

Mas claro, há uma segunda opção, e essa é um pouco mais divertida. Saiba, então, como realizar o download do Windows 10.

A nova ferramenta de atalho de criação de mídia do Windows

windows 10 upgrade 1

Tradicionalmente, usuários do Windows atualizariam inserindo um CD ou DVD de instalação no computador. Ao longo do tempo, usuários passaram a “criar” suas próprias cópias. E a partir do Windows 8, a Microsoft ofereceu a opção de restaurar a instalação do Windows a partir de um arquivo .ISO armazenado em um DVD ou mesmo em um flash drive. 

Com a nova ferramenta de criação de mídia do Windows 10, você não vai precisar fazer isso – ela cria um flash drive inicializável para você não perder tempo com isso. Só tenha certeza que o USB drive tenha, pelo menos, 3 GB de capacidade.

Na página da ferramenta de criação de mídia, selecione a versão apropriada – cheque as configurações do sistema para checar novamente se você está rodando uma sistema operacional 32 ou 64 bit. Então, faça o download e o deixe rodar. 

Aqui segue uma recapitulação de quem “ganha” o que:

versoes do windows 10

Apesar de simples, a ferramenta conta com um número de recursos adoráveis  - incluindo a habilidade de simplificar a atualização do PC. E sim, é verdade – você não precisa de uma reserva do Windows 10, já que a ferramenta simplesmente irá se apresentar. E até mesmo melhor, você pode selecionar se quiser um Windows 10 Home ou Windows 10 Professional, seja nas versões 32 bit ou 64 bit e a linguagem para instalação.

Repare que você precisa desta ferramenta não apenas para atualizar o Windows 7 ou Windows 8.1, mas também PCS Windows 10 com outros builds. Mas não dê uma de esperto. Você não vai conseguir uma atualização  gratuita do Windows 10 Professional se a sua licença não suportá-la. 

Você pode tentar uma instalação limpa por meio de uma chave USB ou um DVD. Quando você o fizer, há a opção de manter seus arquivos ou limpar tudo. Entretanto, eu encontrei um problema onde o Windows alegou que minhas partições de disco foram organizadas de forma abusiva e se recusou a deixar o processo ir mais longe. Ao invés disso, eu tentei uma instalação no local.  

A partir daí, a instalação acontece naturalmente. Tenha certeza que você permitiu que o Windows baixe drivers relevantes no processo da instalação. Você precisará concordar com o contrato de licença e, em seguida, o processo de instalação irá começar.

 

WindowsUpdate

 

Você também pode se deparar com uma situação onde o Windows peça a chave de licença. Se você estiver atualizando a partir de uma cópia licenciada do Windows 7 ou Windows 8.1, você pode clicar na opção “pular”. 

A Microsoft vai cavar a chave de licença das profundezas da sua máquina. Se esta é uma instalação totalmente nova, você vai precisar introduzir a chave adequada.

A companhia incentiva que você atualize primeiramente o Windows 10 e depois – se você escolher – limpar o drive e resetar o Windows para melhorar sua performance.

Você pode fazê-lo no menu Settings> Update & Security. Ali, você terá a opção de manter seus arquivos pessoais e reinstalar o Windows, remover todos os seus arquivos e configurações, ou executar um reset de fábrica, o que provavelmente trará o PC de volta para o Windows 8.1. Essa opção, não tentamos ainda. 

O mesmo menu oferece a chance de reverter a partir do Windows 10 para o Windows 8.1, também. Essa opção expira um mês após a atualização para Windows 10.

Mas você se pergunta, por que retroceder para o 8.1? O Windows 10 é incrível e, bem, vale a espera. Se você está se sentindo um pouco receoso em entrar no novo universo do Windows – não se preocupe. Nosso tutorial do Windows 10 chegará em breve. 

 

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tendências em criptografia e gestão de chaves: Brasil

Grandes violações e ataques cibernéticos fizeram crescer a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança. Diante deste cenário, a pesquisa conduzida pelo Ponemon Institute examinou o uso da criptografia como estratégia de segurança dos dados da empresa e qual o impacto dessa tecnologia na postura de segurança.

A Transformação Digital depende do gerenciamento de dados corporativos

Os dados são ativos valiosos para as corporações e imprescindíveis para manter sua competitividade no mercado. Conhecer estes dados e transformá-los em informação estratégica para o seu negócio é fundamental para gerar vantagem competitiva, manter e conquistar novos clientes. Mas como ver, controlar ou regular seus dados? Acesse este white paper para conferir os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande volume de dados corporativos e como torná-los em ativos estratégicos.

10 principais tendências de Business Intelligence para 2017

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado