Especial: Saiba como instalar o Windows 10 no seu PC

Da PC World
02 de agosto de 2015 às 18h00
Ainda não sabe como atualizar para a nova versão do Windows? Não se preocupe, criamos um passo a passo detalhado para guiá-lo.

Você já leu revisões, se atentou a dicas e algumas recomendações e até pode ter prendido um pouco a respiração esperando pelo momento em que, finalmente, você baixaria o Windows 10.

Mas e aí, como fazê-lo? 

Antes de qualquer coisa, um conselho padrão: faça o back up de todos os seus dados. A Microsoft te dará a opção de realizar a limpeza durante o processo. Caso você use o recurso ou não, tenha certeza de que você fez o backup dos documentos importantes  e de outros dados para o OneDrive ou uma chave USB, ou ainda qualquer outra opção – por questões de segurança.

Há três formas básicas de obter o Windows 10: comprando um novo PC com o Windows 10 pré-instalado, comprá-lo online ou ainda atualizar o existente Windows 8.1 ou Windows 7. Bem, neste caso, ignoramos a primeira opção – por razões óbvias – e nos concentramos nas duas últimas, que considerarmos ser essencialmente o mesmo cenário. 

Vamos assumir que você está atualizando um PC antigo, certo? Se você possuir um PC Windows, você tem a opção de “reservar” uma cópia do Windows 10, uma oferta que deve expirar em um ano. 

Se você já a reservou, há chances de que o seu PC já tenha baixado uma cópia em segundo plano do Windows 10. Em algum momento, a nova versão irá convidá-lo a começar o processo de atualização.

 

Windows10home

 

Essa é uma opção simples, especialmente se você não tem nenhuma necessidade mais urgente de baixar o Windows 10. Simplesmente, espere que a Microsoft envie o Windows 10 para você no seu tempo livre e, em algum momento em breve, ele estará no jeito.

Mas claro, há uma segunda opção, e essa é um pouco mais divertida. Saiba, então, como realizar o download do Windows 10.

A nova ferramenta de atalho de criação de mídia do Windows

windows 10 upgrade 1

Tradicionalmente, usuários do Windows atualizariam inserindo um CD ou DVD de instalação no computador. Ao longo do tempo, usuários passaram a “criar” suas próprias cópias. E a partir do Windows 8, a Microsoft ofereceu a opção de restaurar a instalação do Windows a partir de um arquivo .ISO armazenado em um DVD ou mesmo em um flash drive. 

Com a nova ferramenta de criação de mídia do Windows 10, você não vai precisar fazer isso – ela cria um flash drive inicializável para você não perder tempo com isso. Só tenha certeza que o USB drive tenha, pelo menos, 3 GB de capacidade.

Na página da ferramenta de criação de mídia, selecione a versão apropriada – cheque as configurações do sistema para checar novamente se você está rodando uma sistema operacional 32 ou 64 bit. Então, faça o download e o deixe rodar. 

Aqui segue uma recapitulação de quem “ganha” o que:

versoes do windows 10

Apesar de simples, a ferramenta conta com um número de recursos adoráveis  - incluindo a habilidade de simplificar a atualização do PC. E sim, é verdade – você não precisa de uma reserva do Windows 10, já que a ferramenta simplesmente irá se apresentar. E até mesmo melhor, você pode selecionar se quiser um Windows 10 Home ou Windows 10 Professional, seja nas versões 32 bit ou 64 bit e a linguagem para instalação.

Repare que você precisa desta ferramenta não apenas para atualizar o Windows 7 ou Windows 8.1, mas também PCS Windows 10 com outros builds. Mas não dê uma de esperto. Você não vai conseguir uma atualização  gratuita do Windows 10 Professional se a sua licença não suportá-la. 

Você pode tentar uma instalação limpa por meio de uma chave USB ou um DVD. Quando você o fizer, há a opção de manter seus arquivos ou limpar tudo. Entretanto, eu encontrei um problema onde o Windows alegou que minhas partições de disco foram organizadas de forma abusiva e se recusou a deixar o processo ir mais longe. Ao invés disso, eu tentei uma instalação no local.  

A partir daí, a instalação acontece naturalmente. Tenha certeza que você permitiu que o Windows baixe drivers relevantes no processo da instalação. Você precisará concordar com o contrato de licença e, em seguida, o processo de instalação irá começar.

 

WindowsUpdate

 

Você também pode se deparar com uma situação onde o Windows peça a chave de licença. Se você estiver atualizando a partir de uma cópia licenciada do Windows 7 ou Windows 8.1, você pode clicar na opção “pular”. 

A Microsoft vai cavar a chave de licença das profundezas da sua máquina. Se esta é uma instalação totalmente nova, você vai precisar introduzir a chave adequada.

A companhia incentiva que você atualize primeiramente o Windows 10 e depois – se você escolher – limpar o drive e resetar o Windows para melhorar sua performance.

Você pode fazê-lo no menu Settings> Update & Security. Ali, você terá a opção de manter seus arquivos pessoais e reinstalar o Windows, remover todos os seus arquivos e configurações, ou executar um reset de fábrica, o que provavelmente trará o PC de volta para o Windows 8.1. Essa opção, não tentamos ainda. 

O mesmo menu oferece a chance de reverter a partir do Windows 10 para o Windows 8.1, também. Essa opção expira um mês após a atualização para Windows 10.

Mas você se pergunta, por que retroceder para o 8.1? O Windows 10 é incrível e, bem, vale a espera. Se você está se sentindo um pouco receoso em entrar no novo universo do Windows – não se preocupe. Nosso tutorial do Windows 10 chegará em breve. 

 

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Transforme dados em informações estratégicas para o seu negócio

As organizações de hoje em dia buscam uma abordagem à análise de autoatendimento que equilibre as necessidades da equipe de TI e da empresa. Com quatro importantes etapas a TI pode deixar de ser uma “fábrica de relatórios” para assumir um papel mais estratégico de governança e disponibilização de dados e ainda é possível implantar com sucesso a análise de autoatendimento. Acesse agora o ebook e confira as 4 etapas para uma implementação bem sucedida da análise de autoatendimento em sua empresa.

Quero migrar para a nuvem, mas como devo começar?

Desenvolvido pelos especialistas em TIC da Algar, este guia irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de migração para a nuvem e mostrará como é possível reduzir custos de infraestrutura e manutenção. Descubra por que as empresas estão aderindo ao Cloud. Acesse o guia agora e veja 8 passos importantes para realizar a migração de aplicações e serviços de sua empresa para a nuvem.

8 dicas para reduzir os custos de TI da sua empresa

Os especialistas em TIC da Algar Telecom desenvolveram um E-book exclusivo para os gestores de TI. As dicas que serão apresentadas a seguir têm o propósito de ajudar os gestores no caminho de revisão estrutural do negócio, tendo como meta a redução de custos, mas com a manutenção da qualidade e eficiência. Acesse agora o e-book e veja como aumentar a performance de seu TI economizando.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado