Saiba se vale a pena fazer o upgrade gratuito para o Windows 10

PC World / EUA
27 de julho de 2016 às 14h26
Atualização sem custos para o novo sistema da Microsoft só estará disponível até a sexta-feira, 29 de julho. Confira nosso pequeno guia para se decidir.

O dia está cada vez mais próximo: na sexta-feira, 29/07, o Windows 10 completa um ano e a Microsoft vai encerrar a oferta de upgrade gratuito para os usuários atuais dos Winodows 7 e 8 - depois será necessário desembolsar 470 reais pela versão Home, por exemplo.

Vale notar que, feita a atualização gratuita para o Windows 10, você continuará recebendo atualizações por um bom tempo, sem taxas de assinatura ou coisas do tipo.

Se você não atualizou até agora, de duas uma: ou já se decidiu por ficar com o Windows que conhece, ou estava esperando as correções dos inevitáveis bugs da primeira versão de um sistema. Caso a sua resposta seja a segunda, agora é hora de fazer outra pergunta: Devo atualizar agora para o Windows 10?

Pensando nisso, fizemos pequenos tópicos para as diferentes versões do Windows que te ajudarão a tomar uma decisão sobre o fazer ou não o upgrade 

Windows XP e Vista

Vamos começar falando rapidamente sobre as versões anteriores do Windows que não são elegíveis para o upgrade gratuito.

Você definitivamente deve fazer o upgrade para um sistema mais novo se ainda estiver usando uma máquina Windows XP ou Vista, já que os softwares foram oficialmente aposentados e colocam a sua segurança em risco.

Infelizmente, os usuários do XP e do Vista não podem fazer o upgrade gratuito para o Windows 10. E não há garantias de que um hardware tão antigo funcionará com o Windows 10.

Nossa recomendação: compre uma nova máquina com Windows 10. Caso isso não seja possível, pelo menos considere mudar para uma versão mais amigável do Linux que funcione com o seu PC atual.

Nota rápida: caso ainda esteja usando o Office 2003 na sua máquina Windows XP, esse pacote é incompatível com o Windows 8 ou 10.

windowsdead_625.jpg

Windows 7

Quando o Windows 8 foi lançado, recomendamos contra o upgrade se o usuário estivesse feliz com o Windows 7 - muito por conta das mudanças drásticas de interface do Windows 8. O Windows 8.1 corrigiu muitos dos problemas do sistema e agora o Windows 10 é uma verdade mistura de ponta das melhores coisas do Windows 7 e 8.

Enquanto o Windows 8 podia ser uma experiência ruim, mesmo os usuários antigos do Windows 7 devem fazer o upgrade para o Windows 10. O menu Iniciar está de volta, e os apps da Windows Store agora abrem em janelas de desktop que se comportam como qualquer outro software.

Sim, o Windows 10 ainda traz os apps Metro e os serviços da Microsoft, que chegaram no Windows 8. Mas, mais importante ainda, ainda traz as ótimas mudanças do Windows 8, como boot mais rápido, melhorias de rede, Gerenciador de Tarefas muito superior, sincronização do OneDrive que leva suas preferência de um PC para outro, entre outras coisas.

E é claro que você também terá todos os novos recursos do Windows 10, como a assistente digital Cortana, desktops virtuais, e a API gráfica DirectX 12, além de novidades menores que são igualmente interessantes - veja mais na nossa lista especial neste link.

Quando você combina tudo isso com o upgrade gratuito, pensamos que finalmente é seguro sair do seu antigo e confiável Windows 7, com o aviso de que você talvez possa querer ficar se usar muito o Windows Media Center. O Windows 10 não inclui nem suporta o WMC, mesmo que você faça upgrade a partir de um sistema que já tenha o app instalado.

Dito isso, o Windows Media Center está mortinho agora. Por isso, você pode querer considerar a busca por soluções alternativas - o Xbox One substituiu o WMC para muita gente, por exeplo - e fazer o upgrade para o Windows 10 mesmo assim. Se você fizer o upgrade a partir de uma versão do Windows com o WMC instalado, a Microsoft vai te fornecer pelo menos um DVD player básico da Windows Store. Além disso, o VLC é gratuito e ótimo.

A ausência do Windows Media Center não é a única razão para uma potencial rejeição ao upgrade gratuito do Windows 10, mas é provavelmente a mais notável. Mas vale destacar que o número de razões importantes para atualizar para o Windows 10 superam de longe as negativas para a maioria das pessoas.

Nosso conselho: faça o upgrade para o Windows 10, a não ser que você tenha uma justificativa muito clara e completa para ficar com o Windows 7.

Windows 8 e 8.1

Sim, faça o upgrade. Agora. Não há nenhuma razão para não fazer isso. A não ser que, como já dissemos, que você tenha comprado o pacote extra do Windows Media Center no Windows 8 e não quer perder acesso ao software.

Além disso, é importante lembrar que na próxima semana, mais especificamente em 2 de agosto, a Microsoft vai liberar oficialmente o Upgrade de Aniversário do Windows 10, que trará diversas melhorias e novidades bem-vindas ao sistema.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

O que é transformação digital?

A quarta onda de mudanças disruptivas nos negócios já se estabeleceu na América Latina. Durante o último ano, ouviu-se repetidamente as palavras “modernização”, “disrupção” e “inovação”. Mas afinal como estes conceitos realmente impactam os negócios? Sua empresa já iniciou o processo de transformação digital? Acesse este white paper e se aprofunde sobre o conceito.

Entenda como ter ganhos financeiros ao ter controle de seu parque de impressão

Em um momento econômico de retomada, as empresas que priorizaram o crescimento mesmo em um cenário adverso, buscaram parceiros em diversos setores que suportassem e apoiassem este movimento. A Le Biscuit encontrou na Simpress, empresa líder no mercado de outsourcing de impressão, o parceiro ideal para auxiliá-los na otimização de custos e processos neste segmento. Acesse o case e veja em mais detalhes como a Le Biscuit obteve controle de seu parque de impressão reduzindo seus custos e aumentado sua eficiência.

5 vantagens da clonagem de banco de dados para a criação de ambientes de teste

Em todos os projetos que envolvem a criação de ambientes de desenvolvimento e homologação existem desafios de tempo e custo operacional. Confira neste white paper 5 vantagens da clonagem de banco de dados e os benefícios que a solução DBClone pode oferecer para acelerar a criação de ambientes de desenvolvimento.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado