Faculdades de engenharia e escola de samba se unem para inovar em desfile

Uma pulseira vai monitorar a “sensação” do público

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/faculdades-de-engenharia-e-escola-de-samba-se-unem-para-inovar-em-desfile-tecnologico/
Clique para copiar

A tecnologia vai abraçar a causa das escolas de samba e, assim, os brasileiros poderão aproveitar um evento mais inovador. A escola Rosas de Ouro revelou uma parceria entre algumas faculdades de engenharia de São Paulo para oferecer outro tipo de experiência aos espectadores.

De acordo com informações do Metro Jornal, pesquisadores voluntários e alunos da USP, Instituto Mauá de Tecnologia, FEI e Insper vão ajudar no projeto que criará união entre a tecnologia e escolas de samba.

“Queríamos envolver os brasileiros utilizando algo que gostam muito, como o Carnaval. As pessoas precisam participar dessa revolução tecnológica, que vai mudar os empregos e as relações de trabalho”, revelou Ari Costa, professor de engenharia de produção do instituto Mauá.

A ideia é que cada faculdade desenvolva uma tecnologia para ser usada nos desfiles de samba. No caso do Instituto Mauá, os pesquisadores estão desenvolvendo pulseiras que medem as emoções dos espectadores nas arquibancadas. A pulseira ainda é um protótipo, porém, será capaz de medir batimentos cardíacos e as movimentações de até 10 mil pessoas, traduzindo essas informações em tempo real aos espectadores.

As outras instituições não revelaram quais serão as novidades que devem levar aos desfiles de samba. Além de ser usado para a diversão, Costa também afirma que, futuramente, as tecnologias poderão ser usadas para outros intuitos, como monitoramento de saúde no caso da pulseira.

Fonte: Metro

tags

Relacionadas

Mulher é detida por engano após erro de reconhecimento facial no RJ

Moradora de Copacabana foi confundida com foragida da polícia

Maracanã terá videomonitoramento com reconhecimento facial da Oi

Plataforma estará operacional para a final da Copa América

Bateu a ressaca? Estes apps te ajudam a se recuperar no pós-carnaval

Seja para pedir comida ou relaxar ouvindo uma música, ferramentas estão disponíveis em versões para iOS e Android

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site