FakeApp | Clone do FaceApp instala malware em centenas de aparelhos

Fama do app que transforma usuário em idoso tem gerado versões falsas

Foto: FaceApp
http://pcworld.com.br/fakeapp-clone-do-faceapp-instala-malware-em-centenas-de-aparelhos/
Clique para copiar

Não bastassem os problemas de privacidade com o aplicativo FaceApp, os usuários também precisam ficar atentos a um novo risco: um app que se parece com uma versão verificada do aplicativo oficial, mas que, na verdade, é fake e pode infectar os dispositivos móveis.

A popularidade do FaceApp abre espaço para que cibercrimes como esse aconteçam. Usuários desatentos que querem participar da brincadeira acabam baixando o – ironicamente batizado de – FaKeApp e só percebem o erro quando, após instalado, o app simula uma falha e é removido automaticamente. Esse pequeno intervalo é suficiente para que o aplicativo infecte o dispositivo com um módulo malicioso chamado MobiDash. Depois disso, o adware fica discretamente instalado no aparelho exibindo anúncios, mesmo sem a autorização do dono.

De acordo com a Kaspersky, empresa de cibersegurança que notou a fraude, cerca de 500 usuários já encontraram o problema nos últimos dias e, desde a primeira detecção, no dia 7 de julho, foram 800 dispositivos infectados.

No mundo, o Brasil é o terceiro país que mais sofre com esse adware, perdendo apenas para Rússia e Índia. Por isso, as recomendações são que os usuários não baixem apps de fontes não-oficiais e instalem soluções de segurança, que evitam danos.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site