Google alcança a supremacia quântica com o chip Sycamore

A novidade será publicada oficialmente na revista Nature

Foto: Divulgação
http://pcworld.com.br/google-alcanca-a-supremacia-quantica-com-o-chip-sycamore/
Clique para copiar

Em meados de setembro, a Google revelou que havia conseguido atingir a supremacia quântica com uma de suas tecnologias. Agora, a pesquisa está prestes a ser publicada na revista científica Nature, apontando a realidade do acontecimento.

Ao atingir a supremacia quântica, um computador é capaz de fazer uma conta extremamente complicada em 200 segundos. Mas a grande diferença é que, a mesma conta realizada em um computador sem a supremacia iria demorar cerca de 10 mil anos.

O Sycamore é o chip quântico desenvolvido pela Google, ele é capaz de solucionar problemas em segundos. Por exemplo, ele poderia quebrar uma criptografia complicada ou mesmo entender estruturas complexas em pouco tempo, atividades que nem os computadores mais potentes da atualidade conseguem.

A supremacia quântica significa uma nova etapa na nossa sociedade e, por isso, vai abrir a possibilidade de criar tecnologias que nunca imaginamos; e isso não é apenas para os amantes de computadores. A medicina, a área automotiva e todos os outros setores que usam a tecnologia devem se beneficiar com a novidade.

Apesar disso, devemos falar que esse é o início dessa novidade. Assim, o Sycamore não tem praticamente nenhum uso além de fazer uma conta que demoraria 10 mil anos em um computador comum. A ideia da Google é provar sobre o que podemos esperar de um computador quântico, porém, futuramente devem acontecer novas aplicações para a tecnologia.

A novidade foi comparada ao primeiro voo dos irmãos Wright. “O primeiro avião voou por apenas 12 segundos e, portanto, não há aplicação prática disso. Mas mostrou a possibilidade de um avião poder voar”, revelou o CEO do Google, Sundar Pichai.

Fonte: Engadget

Relacionadas

Google pode ter atingido a supremacia quântica. Entenda o que isso significa

Se você acha que seu computador esquenta, é porque ainda não conheceu um computador quântico

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site