Guerra nuclear entre EUA e Rússia acabaria com a humanidade, dizem cientistas

Estudo diz que as consequências ao clima terrestre seriam catastróficas

http://pcworld.com.br/guerra-nuclear-entre-eua-e-russia-acabaria-com-a-humanidade-dizem-cientistas/
Clique para copiar

Entra ano, sai ano, e pelo menos uma notícia sobre uma provável guerra nuclear entre os Estados Unidos e a Rússia aparece para surpreender os usuários. Agora, cientistas que estudam o clima e a atmosfera afirmam que as consequências causadas por esse conflito seriam irreversíveis para o planeta Terra.

Essa constatação foi publicada no Journal of Geophysical Research: Atmospheres e reforça estimativas feitas na década passada que diziam: se os EUA e a Rússia começarem a lançar armas nucleares, um inverno nuclear não poderá ser evitado, em que as temperaturas do planeta caiam de forma significativa em todos os continentes. Apesar do estudo não declarar o fim da humanidade graças a uma guerra nuclear, o relatório sugere que algo bem próximo disso poderia acontecer.

Para o estudo, a equipe de pesquisadores da Universidade Rutgers, o Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica e a Universidade do Colorado usaram um modelo climático atualizado para mostrar como um conflito nuclear entre os Estados Unidos e a Rússia afetaria o clima global.

Levando em consideração uma enorme combinação de variáveis ​​- incluindo os tipos de armas nucleares, o número de bombas que ambos os países enviariam e os alvos prováveis nos continentes -, os modelos mostram um inverno nuclear que faz com que as temperaturas despenquem em larga escala. Além disso, a precipitação total seria reduzida em cerca de 30% meses após o conflito.

O conflito hipotético foi simulado como o pior cenário, significando que as estimativas foram baseadas em ambos os países lançando todas as suas reservas de armas nucleares no outro. No entanto, o estudo também supõe que todas as bombas lançadas aterrissaram nos Estados Unidos ou na Rússia, e que nenhum outro país veio em auxílio de nenhuma das duas nações rivais. Em uma guerra nuclear real, tais coisas parecem improváveis, o que significa que o resultado final provavelmente seria ainda mais caótico.

Vale a pena notar que estudos anteriores sugeriram que uma guerra nuclear entre os EUA e a Rússia significaria, de fato, extinção para a humanidade, assim como muitas outras espécies, e não há realmente nenhuma razão para pensar que esse não seria o caso.

Fonte: BGR

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site