Hands-on de Red Dead Redempion 2 no PC: lindo, se a sua máquina aguentar

Testemunhe um jogo que pode trazer uma GeForce RTX 2080 Ti de joelhos... a 1080p. Falando sério

Foto: IDG/Hayden Dingman
http://pcworld.com.br/hands-on-de-red-dead-redempion-2-no-pc-lindo-se-a-sua-maquina-aguentar/
Clique para copiar

Depois de um ano de espera, Red Dead Redemption 2 chegou ao PC ontem e estou lentamente avançando. Tão malditamente devagar, o título é sem dúvida o jogo mais longo que jogarei em 2019, um ano que também me envolveu com outros games, como Yakuza, The Division 2, Borderlands 3 e muito mais.

Nem preciso dizer que seis ou sete horas não chegam nem perto do que é suficiente para você terminar por completo esse jogo. E realmente, há algum ponto em dar um veredicto? É novo no PC, mas dificilmente uma paisagem intocada fora dessas pastagens. Se você quiser saber se vale a pena jogar, inúmeros conteúdos foram publicados em quase um ano desde que o título fez sua estreia nos consoles de mesa.

Dito isto, há algumas especificações de PC que acho que valem a pena discutir.

Uma nova referência

Estou testando Red Dead Redemption 2 em 1080p em uma NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti, uma placa de vídeo que geralmente é um exagero nessa resolução. Por exemplo, “amarrar um foguete a um triciclo, mais de 100 quadros por segundo em cada jogo, atingiu o máximo”. O benchmark interno me disse que eu tinha uma média de 55 quadros por segundo, no máximo. Na realidade, estou em média perto dos 45. Essa é uma placa gráfica de US$ 1,2 mil e estou com dificuldades.

O principal culpado, como costuma acontecer, é o MSAA ou o Anti-Aliasing de várias amostras. Red Dead Redemption 2 possui uma útil calculadora VRAM embutida no menu de configurações, e você a verá saltar ao ativar o MSAA. Isso é apenas parte da história. Mesmo se você tiver o VRAM de sobra, receberá enormes resultados de desempenho com o MSAA ativo.

Que ruim? No MSAA 8x, recebo 45 quadros por segundo. Em 4x, recebo 58. Em 2x, posso atingir 60 quadros por segundo suaves com espaço de sobra, pairando em torno de 70 com tudo o resto – efeitos de partículas, reflexos de água, meia dúzia de tipos de sombras – no máximo. Se você está tendo problemas de desempenho, esse é o lugar para começar.

Outras configurações a serem verificadas: “Volumetrics Quality” abaixará a névoa, as nuvens, a fumaça e outros efeitos que afetam o desempenho. A água também é um culpado comum, e você pode forçá-la a reduzir a qualidade geral da água ou ajustar com opções avançadas como física da água, reflexão da água e refração da água. Se você reduzir todos ou alguns, você obterá alguns quadros de volta.

A queda de todas as configurações gráficas de Ultra para Alta também deve melhorar muito o desempenho, de acordo com os testes da GamersNexus.

Supondo que você possa executar o jogo, é claro. Não tive grandes problemas, mas vi relatórios dispersos (principalmente no Reddit) de alto uso de CPU e falhas. A mudança para o DirectX 12 (da Vulkan) aparentemente melhorou o desempenho de algumas pessoas, embora nem de todas. Eu também recomendaria não rodar o jogo com 8 GB de RAM no momento, se você puder ajudá-lo, pois isso parece ser um ponto em comum entre muitas pessoas que relatam problemas.

Pior: algumas pessoas não conseguem lançar Red Dead Redemption 2. No começo, havia um problema com o novo lançador da Rockstar, que não é uma ótima aparência. Um hotfix foi lançado e acho que corrigiu o problema para a maioria das pessoas, mas ainda há uma página de ajuda oficial e os únicos outros conselhos pertinentes são “Desativar seu antivírus”. Não é preciso dizer que essa não é uma ótima solução a longo prazo. Espero que a Rockstar possa rastrear isso.

É bonito

Espero que você tenha o hardware para fazer justiça a Red Dead Redemption 2, porque às vezes é realmente impressionante.

O efeito completo é difícil de capturar em palavras, e ainda mais difícil de capturar em screenshots, mas eu achei que depende dos mínimos detalhes. Você está andando e Red Dead parece um videogame e você percebe a neve soprando no pico da montanha, os falcões circulando bem acima, talvez uma raposa correndo pela trilha – e com isso, todo o cenário parece de outro mundo.

É extravagante? Absolutamente, e hesito em elogiá-lo, já que há uma boa chance de Red Dead Redemption 2 ter sido construído nas costas de longas e difíceis horas para os desenvolvedores. Demorou quase uma década para criar este jogo, e mesmo assim não havia tempo suficiente para fazê-lo “do jeito certo”. Isso é difícil recomendar qualquer outro estúdio que siga o exemplo da Rockstar.

E ainda estou impressionado com isso, apesar de mim. Nunca antes houve um mundo digital tão grande com esse nível de detalhe. A neblina entra em uma manhã fria de inverno, um riacho tagarelando através de um vale arborizado, o luar chegando entre as árvores, Red Dead Redemption 2 praticamente obriga você a parar e admirá-lo.

Na verdade, isso me faz querer acampar – encontrar um pedaço da natureza apenas levemente tocado por mãos humanas e depois respirar silenciosamente, cheirar o zimbro e as agulhas de pinheiro. Ainda há muitas explosões, tiroteios e momentos barulhentos contidos aqui, mas me pego apreciando o silêncio de um acampamento da floresta no início da manhã mais do que qualquer sequência de ação.

Modo de foto

Quando você para, Red Dead está pronto com a câmera. Aperte F6 e você pode pular para o modo de foto – que, se você nunca tocou com um antes, interrompe o tempo e retira o HUD para que você possa tirar belas capturas de tela.

Você também pode ajustar o enquadramento e o foco, o contraste e a camada de um filtro na parte superior. E é esse último recurso que realmente me encantou com o modo de foto de Red Dead Redemption 2. Existem vários tipos de filtros apropriados para o período a serem aplicados, incluindo daguerreótipo, gelatina de prata, tipo Woodbury e muito mais. Meu favorito pessoal é o carvão que, como você espera, renderiza a captura de tela como um esboço a carvão. Já tenho algumas capturas de tela que parecem arte de galeria, com apenas algumas horas. Acho que já passei quase uma hora no modo de foto em vez de jogar o jogo. Ops.

A única desvantagem é que há um limite de 200 fotos para o armazenamento interno de Red Dead. Isso é facilmente contornado no PC, pois você pode simplesmente tocar em “H” para ocultar o HUD e usar sua ferramenta de captura de tela favorita (estou usando o atalho Alt-F1 da Nvidia GeForce Experience) para capturar e salvar um número infinito.

Objetivo/Interagir

Você precisa de três mãos para jogar Red Dead Redemption 2 com um mouse e teclado. Pelo que ouvi, a versão do console era famosa por tentar colocar muitos comandos em poucos botões. A Rockstar corrigiu isso, usando todas as teclas do maldito teclado, o que é um pouco esmagador. Existe até um botão dedicado para desativar o HUD (e depois reativá-lo temporariamente, se você o tiver desativado).

Infelizmente, essa expansão do teclado não corrige um dos problemas mais notórios da porta do console. Você ainda usa o botão direito do mouse para travar nos alvos para atirar e cumprimentá-los. Toque acidentalmente em Tab ou Mouse Esquerdo no processo de dizer oi e você sacará sua arma, irritando ou assustando todo mundo que por acaso perceber. Eu já disparei minha arma no meio da luta por acidente e tenho certeza de que isso acontecerá muito mais antes do final.

A grande quantidade de caminhadas também é um pouco trabalhosa no PC. Manter “W” e Shift pressionados por mais de 10 a 15 minutos no início de certas missões é cansativo – muito mais do que segurar um stick analógico para frente, eu acho. Eu posso acabar jogando Red Dead do jeito que joguei The Witcher 3, procurando um controle sempre que estou a cavalo.

Pegue as rédeas

Por falar nisso, a pior decisão no que diz respeito aos controles de PC de Red Dead Redemption 2: o movimento do cavalo é padrão para o parente da câmera. Em outras palavras, se você estiver montando seu cavalo e girando a câmera, ele virará a seguir.

Felizmente, você pode desativar esse comportamento – e deveria. Cabeça para as opções de controle e procure por “Controle Cavalo Teclado e Mouse”, então alterá-lo e a opção visando diretamente abaixo de “Camera Relativa” para “Cavalo Relativa.” Agora você pode girar livremente a câmera (e apontar sua arma), enquanto mantendo o cavalo andando direto pela trilha.

Não sei por que isso continua surgindo. Também era um problema em Borderlands 3. Pelo menos, é facilmente remediado.

Tiros na cabeça

Uma observação final sobre os controles: Red Dead Redemption 2 não foi balanceado para mouse e teclado. Como Grand Theft Auto V, Gears of War e Destiny, Red Dead é quase trivial quando você pode alinhar facilmente headshot após headshot.

Usei o “Olho Morto” de John Marston quase constantemente no Red Dead Redemption original, diminuindo o tempo e pintando meus alvos com balas. Mal toquei aqui porque todo inimigo morre com um único tiro certeiro. E isso é com a pistola e o rifle de partida.

Não é realmente um problema, por si só, mas definitivamente parece uma experiência diferente ao jogar Red Dead no PC.

O que não tem me agradado

É uma boa experiência, desde que você possa executá-la. Ou pelo menos, esses são os meus sentimentos até agora. A escrita dos personagens da Rockstar sempre brilha melhor quando divorciada do cinismo de Grand Theft Auto, e já estou me sentindo investido em Arthur Morgan e sua heterogênea banda de amigos fora da lei. Comprei pomada para pentear o cabelo para trás. Escovo meu cavalo regularmente e alimento seus bolos de aveia. Estou menos investido na história e mais investido em… não sei. Vivendo, eu acho. Ganhar a vida para mim e para o resto da gangue de Dutch.

Se isso é suficiente para me sustentar por mais 90 horas? Não tenho certeza. Embora, como é inverno, certamente não posso acampar de verdade por mais alguns meses. Talvez essa seja a graça salvadora de Red Dead Redemption 2.

Relacionadas

Dia do Gamer | Aproveite promoções de consoles, jogos e acessórios

GTA 6 deve incluir Liberty City, Vice City e mais cidades para explorar

Jogador poderia alternar entre locais para completar missões específicas. Título deve ser exclusivo da próxima geração de consoles

Game brasileiro entra para lista dos 10 melhores do ano

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site