Hayabusa2 | Sonda japonesa vai trazer amostra de asteroide para a Terra

Carga de rocha espacial é esperada pelos cientistas

Foto:
http://pcworld.com.br/hayabusa2-sonda-japonesa-vai-trazer-amostra-de-asteroide-para-a-terra/
Clique para copiar

A sonda japonesa Hayabusa2 já empacotou a cápsula que vai transportar sua carga de rocha espacial de volta à Terra. A preciosidade deve deixar o asteroide Ryugu no final deste ano.

A novidade indica que as três câmaras da espaçonave dedicadas ao armazenamento de amostras obtidas na missão já está cheio de pedaços do interior e também da superfície do asteroide. A câmara de amostragem já está armazenada dentro da cápsula de reentrada, que será a única parte da espaçonave a retornar à Terra. A cápsula deve pousar na Austrália no final de 2020.

Em fevereiro de 2019, a Hayabusa2 realizou seu primeiro pouso no asteroide Ryugu, que tem 870 metros de diâmetro e está a 300 milhões de quilômetros da Terra. Neste primeiro momento, a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) focou em retirar amostrar mais superficiais da rocha, mas, em julho, um segundo pouso coletou materiais mais profundos.

Enquanto isso, aqui na Terra, cientistas aguardam ansiosamente o momento da chegada para poder estudar as amostras. Isso porque asteroides como o Ryugu fazem parte do passado do sistema solar, e o estudo da sua composição pode nos ajudas a entender melhor o processo que resultou na formação dos planetas.

Fonte: Space

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site