iPadOS | 8 recursos legais que você deveria testar

Sistema tem cara do iOS 13, mas com algumas diferenças

Foto: Leif Johnson/IDG
http://pcworld.com.br/ipados-8-recursos-legais-que-voce-deveria-testar/
Clique para copiar

Por anos, o sistema operacional que a Apple usa para seus tablets evoluiu para uma fera distinta, e este ano a empresa adotou essa mudança forjando o iPadOS 13 a partir da estrutura do iOS 13. Veja bem: ainda é o iOS 13, então não espere usar seu iPad e encontrar uma interface semelhante ao que você encontraria em um MacBook, por exemplo.

Por outro lado, o iPadOS 13 certamente faz muito para levar o iPad a sério como um substituto do MacBook. O gerenciamento de arquivos melhorou, os sites no Safari geralmente se parecem muito com uma área de trabalho e a tela inicial é mais útil. Por isso, achamos que você deve experimentar um monte de coisas, mas aqui está o que deve ter prioridade.

Mas antes: certifique-se de atualizar todos os seus aplicativos antes de se aprofundar na atualização.

Ative o modo escuro

Vamos em frente e tirar isso do caminho. O Modo Escuro é o novo recurso do iPadOS 13 e iOS 13, e você pode ativá-lo simplesmente dizendo à Siri para “ativar o Modo Escuro”. Temos uma expansão mais detalhada de como ativar o Modo Escuro também.

O Modo Escuro facilita a leitura aos olhos à noite e também parece legal. Experimente.

Personalize os widgets na tela inicial

É isso mesmo: agora você tem widgets na tela inicial do seu iPad. O lado esquerdo da tela inicial possui uma coluna separada para widgets de aplicativos como Clima, Calendário e Apple News por padrão, mas você pode adicionar quantos widgets desejar para seus apps favoritos. Dessa forma, informações essenciais para o seu fluxo de trabalho estarão sempre prontas na ponta dos dedos. Para adicionar mais widgets, role para baixo até o botão da barra de widgets e pressione Editar na parte inferior.

Se você não estiver vendo a barra lateral, vá para Configurações > Tela e brilho e role para baixo até Formato da tela inicial. Verifique se Mais está marcado. Depois disso, basta deslizar para a direita na tela inicial para que a barra de widgets apareça. Para fazê-lo desaparecer, deslize para a esquerda.

Experimente uma mídia externa

Nada impedia o iPad de ser uma verdadeira alternativa para laptop como a falta de suporte total a unidades externas. Mesmo depois que a Apple recentemente relaxou, tudo o que o iPad faria é procurar arquivos de imagem e perguntar se você gostaria de importá-los para o Fotos. Falando por experiência própria, isso tornou o iPad incrivelmente frustrante para uso em viagens de mídia, onde os representantes me davam pen drives contendo imagens, vídeos e documentação sobre seus produtos mais recentes – e eu podia usar pouco ou nada disso.

Agora, o iPadOS 13 é compatível com muitas unidades externas e você pode filtrar todos os arquivos no aplicativo Arquivos da mesma forma que no Finder em um Mac. Infelizmente, a maioria dos pen drives ainda é USB-A, o que significa que você provavelmente precisará transportar um adaptador USB-A para USB-C para os novos iPads Pro e um adaptador USB-A para Lightning para todos os outros iPads recentes.

E isso também acontece nos dois sentidos: você também pode salvar arquivos de seus aplicativos no pen drive.

Crie algumas pastas no aplicativo Arquivos

O aplicativo Arquivos não é apenas um despejo de conteúdos. O iPadOS 13 agora permite criar pastas personalizadas no app Arquivos para que você possa categorizar suas coisas com mais eficiência, o que é bom se, por exemplo, você tiver muitos PDFs que não precisam ser vinculados a um aplicativo específico.

Parece simples, mas este é um grande passo para o iPad. Antes, você sempre lembrava qual aplicativo costumava abrir os PDFs, o que era enlouquecedor para usuários frequentes de apps como eu. Esse recurso também é útil para mover arquivos ou preparar uma pasta que você pode facilmente descarregar em um pen drive. Melhor ainda: essas pastas criadas são sincronizadas com o iCloud Drive, para que as pastas também apareçam no seu iPhone.

Para criar uma nova pasta, mantenha o dedo pressionado em um espaço em branco da interface Arquivos no iCloud Drive ou No meu iPad. Quando o prompt aparecer após um momento, pressione Nova Pasta e você poderá nomear sua pasta personalizada.

O aplicativo Arquivos, em geral, traz várias melhorias – incluindo um scanner embutido, uma nova exibição de coluna e várias opções quando você pressiona um arquivo por um longo tempo -, e todas funcionam bem com as opções de pastas personalizadas.

Abra uma página da web no Safari

Qualquer site (normalmente) funciona. Essencialmente, o Safari no iPad agora diz aos sites que está visitando que é um Mac, o que significa que você sempre obterá a versão para desktop de um site e não para celular. Até agora, os sites para celular são irritantes no iPad, porque muitas vezes não possuem opções de menu visíveis na versão para desktop, e também dificultam o uso de algumas interfaces. Com esse recurso, você não precisa se preocupar com isso com muita frequência no iPad.

Abra duas janelas do Split View no mesmo aplicativo

Os iPads costumavam insistir em que você usasse apenas um aplicativo por vez com o Split View, mas agora você pode usar duas janelas do mesmo aplicativo. Portanto, enquanto você ainda tem um site aberto no Safari, vá em frente e arraste o ícone do Safari para cima da doca e abra outra janela do Safari ao lado na exibição dividida. Isso funcionou principalmente com os aplicativos da Apple no iPadOS 13.1 beta, mas o suporte deve aumentar ainda mais agora que o lançamento completo está disponível.

Para cancelar a exibição dividida, deslize a guia entre as duas janelas para a esquerda ou a direita.

Tire e marque capturas de tela com o Apple Pencil

Ainda tem um desses sites abertos? Aqui está algo para experimentar com o Apple Pencil. Sempre que você quiser marcar um documento ou página da Web para fazer anotações ou enviá-las a alguém, pegue o Apple Pencil e deslize para cima a partir da parte inferior esquerda ou direita de qualquer tela.

O iPadOS 13 fará uma captura instantânea de tela, mas também permitirá que você faça o screenshot da página visível ou de todo o documento ou página da web. Depois de escolher, você pode rabiscar todo o documento como desejar. Em alguns ambientes de trabalho, isso pode ser uma grande mudança no jogo.

Experimente a nova interface Slide Over

Além das melhorias no Split View, a Apple também aprimorou o Slide Over – uma interface semelhante ao Split View, na qual os aplicativos ficam pairando em uma fina janela no lado direito ou esquerdo da tela.

Agora, porém, você verá uma barra na parte inferior das janelas Deslizar sobre que se assemelha à barra nos dispositivos habilitados para Face ID. Deslize delicadamente para cima e você verá uma exibição do Exposé de todos os aplicativos que você pode usar com o Slide Over. Se você é um grande fã desse recurso, isso o torna muito mais utilizável do que antes.

Relacionadas

Por que tantos apps solicitam permissão para uso de Bluetooth no iOS 13

Prática já acontecia, mas antes não perguntava ao usuário se tal liberação poderia acontecer

Você já pode baixar o iOS 13.1 e iPad OS no seu dispositivo Apple

Sistemas chegam para corrigir erros e dar mais estabilidade aos aparelhos

iOS 13, macOS Catalina, watchOS 6: quando o seu dispositivo será atualizado?

Veja o cronograma de datas para liberação dos updates nos aparelhos da Apple

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site