Mercúrio passa entre a Terra e o Sol hoje (11); saiba como observar o fenômeno

No Brasil, o trânsito de Mercúrio poderá ser visto das 9h35 às 15h05

Foto:
http://pcworld.com.br/mercurio-passa-entre-a-terra-e-o-sol-hoje-11-saiba-como-observar-o-fenomeno/
Clique para copiar

No dia 11 de novembro, o Observatório Nacional (ON), o Planetário e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) do Rio de Janeiro estarão, juntos, no Morro da Urca e na Praia Vermelha, orientando visitantes na observação do fenômeno chamado Trânsito de Mercúrio, quando o planeta Mercúrio se posiciona entre a Terra e o Sol, algo que acontece apenas 13 vezes por século.

Foi o astrônomo Johannes Kepler quem previu esses trânsitos, mas somente depois de sua morte é que o fenômeno foi observado pela primeira vez e passou a ser fonte para descobertas. “Observadores em diferentes lugares da Terra têm um ponto de vista distinto do evento, o que nos permitiu usar geometria para medir a distância entre a Terra e o Sol com precisão”, explicou Ricardo Ogando, astrônomo do Observatório Nacional.

Em parceria com o Bondinho Pão de Açúcar, astrônomos do ON e do MAST subirão no Morro da Urca com telescópios especiais, realizando a observação do fenômeno para o público que estiver visitando o ponto turístico na próxima segunda-feira. Na Praia Vermelha, equipes de astrônomos do MAST e do Planetário carioca farão a observação para o público presente no local. As atividades só serão canceladas se o dia estiver nublado ou chuvoso.

No Brasil, o trânsito de Mercúrio poderá ser visto das 9h35 às 15h05 (no horário de Brasília), somente com equipamentos especiais, como telescópios com filtros que bloqueiam boa parte da luz solar – inclusive, em hipótese alguma se deve olhar diretamente para a luz do Sol.

O próximo Trânsito de Mercúrio só acontecerá em 2032, portanto, não perca essa chance.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site