Microsoft cria peça de vidro que pode armazenar dados por mais de mil anos

Projeto Silica visa criar peças em cristal para salvar arquivos pesados. Novidade é fruto de uma parceria com os estúdios Warner Bros.

Foto: Microsoft/Divulgação
http://pcworld.com.br/microsoft-cria-peca-de-vidro-que-pode-armazenar-dados-por-mais-de-mil-anos/
Clique para copiar

A Microsoft revelou na última segunda-feira (4) o Projeto Silica, responsável por desenvolver uma maneira de gravar conteúdos em vídeo em uma mídia altamente duradoura. Para isso, a companhia de Bill Gates “roubou” a ideia de Superman: O Filme, em que o Homem de Aço tinha acesso a mensagens armazenadas em cristais.

A novidade é um produto que está sendo desenvolvido em parceria com a Warner Bros., que busca uma forma de guardar filmes de forma totalmente segura e por dezenas de décadas. Para isso, as informações são gravadas em uma lâmina de vidro com espessura de 2 mm, capaz de durar por até mil anos.

As mídias foram desenvolvidas em vidros de quartzo e são de gravação única, e, principalmente, dependem de um reprodutor complexo que usa leitura de dados por meio de microscópios, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Para realizar o primeiro teste, a companhia foi capaz de gravar uma mídia de vidro com o longa-metragem Superman: O Filme em Full HD, originalmente lançado no ano de 1978. O intuito é que a Warner consiga preservar seu acervo por milhares de anos, mesmo que aconteça algum bug do milênio e tudo na internet seja apagado.

A nova mídia é gravada de forma física, assim como os clássicos discos de vinil, mas com uma leitura muito mais complexa. A companhia não revelou a quantidade de armazenamento de cada lâmina de vidro, porém, circula o rumor que o espaço equivale a 1 PB (1000 TB). A Microsoft realizou vários testes para garantir a durabilidade da mídia, que promete dados legíveis por até mil anos. Os vidros foram arranhados, assados em um forno, submetidos a campos magnéticos e, felizmente, nenhuma informação foi corrompida.

Fonte: Microsoft

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site